Mercado

10ª edição do impresso Nosso Meio chega para revelar os bastidores do varejo

Por Luiza Sampaio

04/12/2023 16h10

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Por trás das prateleiras, grandes especialistas e executivos do mercado discutem a inovação, a gestão e o marketing do coração da economia global

Em sua 10ª edição, o Nosso Meio chega para falar sobre o varejo e quem faz o gigante econômico global movimentar trilhões de dólares anualmente. Após trazer assuntos relevantes para o mercado em 2023, como protagonismo feminino, etarismo e inteligência artificial, a plataforma de comunicação encerra o ano com o lançamento de sua 10ª edição que terá como título “Varejo: por trás das prateleiras”.

Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, em 2022, o comércio varejista mundial atingiu a marca de 25 trilhões de dólares. O mercado responsável por esses cifrões é extenso, das mentes por trás do design dos produtos e de suas embalagens, passando pelas indústrias e seus distribuidores, até o chão de loja, o varejo traça os rumos de grande parte da população.

Algumas editorias regem a leitura da 10ª edição, uma delas fala sobre os processos de recrutamento e treinamento dos protagonistas desta indústria, que envolvem atenção, habilidade e o contínuo aprendizado como fatores primordiais neste novo contexto tecnológico. Cientes da importância desses processos nas empresas, o Nosso Meio convidou professores universitários e executivos(as) do setor de gestão de pessoas para esclarecer as inovações e desafios presentes.

Esses profissionais executam um trabalho que vai além da exposição de mercadorias, cada produto na prateleira conta uma história, onde as marcas batalham, não apenas pela visibilidade, mas pela mente e pelo coração do consumidor. Quem revela o segredo por trás do sucesso dessas estratégias, que unem tradição e inovação, são as grandes empresas familiares do Nordeste, com forte influência na economia varejista. 

Pensando na psicologia e neurociência que desenvolvem as estratégias de marca, a Colunista Céu Studart traz uma reflexão por trás da economia da atenção e da fadiga publicitária.  Sob a ótica do branding e da importância da valorização de um varejo autêntico, Maíra Xavier, Diretora Criativa de Marcas Próprias da Pande, nos presenteia com um artigo de opinião que destaca percepções diferentes de como desenvolver peças que apaixonam o consumidor a primeira vista. 

Confira outros nomes que também estarão na 10ª edição são:

  • Andréia Fukuda: Gerente-executiva de Marketing, Trade e P&D da J.Macêdo
  • Karla Felmanas: Vice-presidente da CIMED
  • Evineide Dias: Superintendente de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste
  • Luciana Grinstein: Diretora Comercial, Marketing e Produto na DelRio
  • Dilma Campos: Founder & CEO da Nossa Praia
  • Pedro Bartelle: CEO da Vulcabras
  • Renato Camargo: Vice-presidente de Clientes da Pague Menos
  • Gabriele Zuccarelli: Sócio da Bain & Company e Head da prática de Varejo para a América Latina

Em sua 10ª edição, o Nosso Meio assume o desafio de desvendar o dinamismo diário dessa indústria, revelando os protagonistas que fazem do comércio varejista o pulsante epicentro da economia global. Pegue seu carrinho de ideias e nos acompanhe nesta imersão por trás das prateleiras.