Este ano, a premiação estadual contou com um total de 54 reportagens inscritas, representando um crescimento de 32% em comparação com a edição de 2022
O Sebrae/CE realizou na manhã desta quarta-feira (30), em sua sede estadual, a premiação da 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023 (PSJ)- Etapa Estadual Ceará. Onze trabalhos apresentados por profissionais de veículos de comunicação cearenses estavam na disputa final, divididos nas categorias Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo.
A edição deste ano do PSJ teve como tema “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. A etapa estadual registrou um total de 54 trabalhos inscritos em 2023, representando um crescimento de 32% em comparação aos 41 trabalhos do Estado que participaram da edição 2022. Em todo o país, foram inscritos 1.899 trabalhos; número 65% maior que o da última edição.
Todos os trabalhos apresentados na disputa estadual foram avaliados por uma banca julgadora formada pelo assessor da Diretoria Executiva do Sebrae/CE, Carlos Viana Freire Júnior, pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, Rafael Mesquita e pelo presidente da Associação Cearense de Imprensa, Helly Ellery.
Vencedores
Em primeiro lugar na categoria Texto ficou com a reportagem “Jornada quádrupla e medo de falhar: desafios das mães empreendedoras que movem a economia cearense”, representado pela jornalista Ingrid Rodrigues. Em segundo lugar ficou o trabalho “Feiras livres de Fortaleza resistem ao boom dos supermercados; veja onde encontrá-las”, representados pela jornalista Bruna Damasceno.
Em terceiro lugar, ficou o jornalista Ideídes Guedes, com o trabalho “Cearenses multiplicam a renda durante o São João”. Os três primeiros lugares da categoria foram apresentados por profissionais do Jornal Diário do Nordeste.
Na categoria Vídeo, o grande vencedor foi o trabalho “Comunidades Empreendedoras no Sertão”, representado pelo jornalista da TV Verdes Mares, Alessandro Torres. Em segundo lugar ficou o jornalista Marcello Marreiro, da TV Assembleia, com o trabalho “A Reinvenção das Bancas de Jornal”. Já a terceira colocação, ficou com o trabalho “Sertão Empreendedor’, da TV Verdes Mares Cariri, representado pela jornalista Claudiana Mourato.
A categoria Áudio teve como vencedor o trabalho “Do Trator ao TikTok: Soluções Criativas no Sertão dos Inhamuns”, representado pela jornalista Tarciana Campos, da Rádio FM Assembleia. O segundo lugar também é da mesma emissora, com o trabalho “Da ordenha aos derivados: o caminho do leite no Ceará”, representado pelo jornalista Davi Holanda.
O fotojornalista do Jornal O Povo, Aurélio Alves ficou com o primeiro lugar na categoria Fotojornalismo, com o trabalho “Vocação motiva investimento no próprio negócio”. Em segundo lugar ficou a fotojornalista Fabiane de Paula, do Diário do Nordeste, com o trabalho “Cearenses multiplicam renda durante o São João”. E o terceiro lugar ficou com o fotojornalista Júlio Caesar Rodrigues Costa Maciel, do Jornal O Povo, pelo trabalho “A diferença do microcrédito no mundo rural”.
Sistema Verdes Mares
O Sistema Verdes Mares (SVM) foi um dos premiados na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Foram reconhecidos seis trabalhos no total, em três das quatro categorias: texto, vídeo e foto.
Três produções do Diário do Nordeste dominaram o pódio da categoria Texto. Na categoria Vídeo, ganhou em primeiro lugar o trabalho “Comunidades Empreendedoras no Sertão”, representado pelo jornalista da TV Verdes Mares, Alessandro Torres. A TV Verdes Mares Cariri ficou na terceira colocação com o trabalho “Sertão Empreendedor”, representado pela jornalista Claudiana Mourato.
Na categoria Fotojornalismo, a fotógrafa Fabiane de Paula foi premiada com o segundo lugar pelo trabalho “Cearenses multiplicam renda durante o São João”.
“Estamos muito felizes com as conquistas da nossa equipe de jornalismo, que mais uma vez se destaca em uma premiação relevante. Os reconhecimentos refletem o talento e o compromisso dos profissionais do Sistema Verdes Mares em oferecer um jornalismo de qualidade e ético, com informações precisas e relevantes para a população”, afirma Gustavo Bortoli, diretor de Jornalismo e Esporte do SVM.
O POVO
A etapa estadual concedeu ao O POVO o 1º lugar em Fotojornalismo com a reportagem “Vocação motiva investimento no próprio negócio”, de autoria de Armando de Oliveira Lima, repórter de Economia, com edição de texto de Irna Cavalcante e design de Jéssica Bezerra.
Aurélio Alves fez o registro de Zuleide Gurgel Ferreira, de 50 anos, que é vendedora ambulante no bairro Castelão, na Capital. Juntamente com o marido, ela vende água, refrigerante e água de coco aos frequentadores da areninha do bairro.
“Foram várias tentativas até conseguirmos a foto certa, que, de alguma maneira, enquadrasse não só o coco, mas também a vendedora”, explica. “Quando eu recebi a pauta eu fiquei muito feliz, porque era uma oportunidade de retratar uma mulher que conseguiu a independência financeira por causa do trabalho como MEI. Além disso, ela era uma simpatia”, complementa.
Júlio Caesar, editor de fotografia do O POVO, foi finalista com a reportagem “A diferença do microcrédito no mundo rural”, de autoria de Carol Kossling e Paloma Vargas, repórteres de Economia, e edição de texto de Beatriz Cavalcante.
“Esse prêmio é um reconhecimento aos jornalistas que fazem a notícia diariamente com ética e afinco. Estar entre os três finalistas da categoria de Fotojornalismo é uma alegria”, destaca Júlio Caesar.
TV ASSEMBLÉIA e Rádio FM Assembleia
A rádio FM Assembleia teve trabalhos na primeira e segunda colocações na categoria Áudio, enquanto a TV Assembleia ficou com o segundo lugar na categoria Vídeo.
A categoria Áudio teve como vencedor o trabalho “Do Trator ao TikTok: Soluções Criativas no Sertão dos Inhamuns”, representado pela jornalista Tarciana Campos, da rádio FM Assembleia. O segundo lugar também é da mesma emissora, com o trabalho “Da ordenha aos derivados: o caminho do leite no Ceará”, representado pelo jornalista Davi Holanda.
Premiação
O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada uma das quatro categorias do PSJ da etapa estadual receberá uma premiação em dinheiro e certificado. Já o grande vencedor de cada uma delas, recebeu também um troféu especial e o direito de representar o Ceará na etapa regional da premiação, que é classificatória para a etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma iniciativa do Sebrae Nacional, em parceria com as unidades estaduais do Sebrae, que tem o objetivo de valorizar os profissionais de imprensa que contribuem para fortalecer o empreendedorismo brasileiro com seu trabalho, mostrando a importância dos empreendedores de pequenos negócios para a economia do nosso país.
CLASSIFICAÇÃO FINAL: Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) – Etapa Estadual Ceará
Categoria JORNALISMO EM TEXTO
1º lugar: Jornada quádrupla e medo de falhar: desafios das mães empreendedoras que movem a economia cearense
Veículo: Diário do Nordeste
Representante do trabalho: Ingrid Rodrigues Coelho Vale
Equipe: Ismael Soares, Fabiane de Paula, Louise Anne Dutra
2º lugar: Feiras livres de Fortaleza resistem ao boom dos supermercados; veja onde encontrá-las
Veículo: Diário do Nordeste
Representante do trabalho: Bruna Damasceno
Equipe: Heloisa Vasconcelos, Germano Ribeiro, Fabiane de Paula
3º lugar: Cearenses multiplicam a renda durante o São João
Veículo: Diário do Nordeste
Representante do trabalho: Ideídes Guedes
CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO
1º lugar: Comunidades Empreendedoras no Sertão
Veículo: TV Verdes Mares
Representante do trabalho: Alessandro Manso Torres
Equipe: Davi César Batista Soares, Nilton Alves, Susy Costa, Camila Lima, Aline Oliveira, Lucas Monteiro, Igor Pontes, Otávio Augusto
2º lugar: A Reinvenção das Bancas de Jornal
Veículo: TV Assembleia
Representante do trabalho: Marcello Marreiro
Equipe: Cristiano Freitas, Nicholas Teixeira, Rafael Oliveira, Márcio Moreira, Luciana Gomes, Rafael Luís Azevedo
3º lugar: Sertão Empreendedor
Veículo: TV Verdes Mares Cariri
Representante do trabalho: Francisca Claudiana Pinho Mourato
Equipe: Célio Filipe Guimarães da Silva, Davi Gonçalves de Moraes Felipe, Daniel Trevia de Oliveira, Marcélio Bezerra Ribeiro, Paulo Eduardo Luceti Pontes Viana, Patrícia Lucenilda Ferreira da Silva, Paulo Henrique Rodrigues de Souza, Sebastião Gondim Barreto Júnior, Valdenir Silva Junior
CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO
1º lugar: Do Trator ao TikTok: Soluções Criativas no Sertão dos Inhamuns
Veículo: Rádio FM Assembleia
Representante do trabalho: Tarciana de Queiroz Mendes Campos
Equipe: Jocasta Pimentel Araújo, Rinald William de Sousa Ribeiro, Paulo César e Silva Veras, Francisca Simony da Silva Lins, José Ronildo Lins do Carmo
2º lugar: “Da ordenha aos derivados: o caminho do leite no Ceará”
Veículo: Rádio FM Assembleia
Representante do trabalho: Davi Holanda
Equipe: Tarciana Campos, Ronildo Lins, Nabucodonosor Queiroz, Ronaldo César
CATEGORIA FOTOJORNALISMO
1º lugar: Vocação motiva investimento no próprio negócio
Veículo: Jornal O Povo
Representante do trabalho: Aurélio Alves
2º lugar: Cearenses multiplicam renda durante o São João
Veículo: Diário do Nordeste
Representante do trabalho: Fabiane de Paula
3º lugar: A diferença do microcrédito no mundo rural
Veículo: Jornal O Povo
Representante do trabalho: Júlio Caesar Rodrigues Costa Maciel
Crédito conteúdo: Sebrae, Diário do Nordeste, O Povo, e Alece.