Mercado

10º edição do Fórum Novo Mercado Novos Métodos trouxe tecnologia e inovação como pauta

Por Redação

10/10/2024 17h56

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Cerca de mil participantes refletiram sobre o tema ‘Impacto da Tecnologia e Inovação na Gestão Empresarial’

A 10º edição do Fórum Novo Mercado Novos Métodos aconteceu no Teatro RioMar Fortaleza  e apresentou o tema ‘Impacto da Tecnologia e Inovação na Gestão Empresarial’. O evento reuniu cerca de mil participantes e Eduardo Handam, CMO do GM Group, abriu o evento citando o novo momento da empresa, agora como um grupo empresarial.

“Somos um ecossistema de negócios e deixamos de ser uma empresa, para nos tornar um grupo empresarial que comporta quatro marcas: Gomes de Matos Consultoria, Diezel Growth Marketing, Rocket55 e Corporate Connections. Temos o propósito de transformar negócios e pessoas para formar um mundo melhor e os eventos são uma forma amplificada de levar conhecimento para os líderes empresariais do nosso mercado”, fala no palco Eduardo. 

Abrindo a programação de conteúdo, Felipe Pereira, Fundador da Máquina de Dados, trouxe uma timeline do uso da tecnologia nos negócios. O palestrante apontou para a maturidade das empresas ao utilizar as ferramentas, e como os resultados refletem a verdadeira inovação.

Invenção é quando você cria algo, inovação é quando você tem um resultado econômico a partir dessa invenção. As empresas estão saindo do hype da bolha e estão usando a tecnologia de uma maneira madura. Chegamos no ponto da humanidade, que mais importante do que as respostas, são as perguntas”, aponta Felipe.

Depois, Felipe Calixto, CEO da Sankhya, instigou os participantes a pensar: como o problema solucionado pelo seu negócio/serviço pode continuar sendo resolvido? O empreendedor mostrou como os negócios inovadores vieram de um problema que supostamente já estava resolvido, mas uma nova ideia trouxe uma solução mais eficaz. 

“Muitas empresas focam muito no produto e não nos problemas que o produto resolve. O segredo é criar não só um novo produto, mas um novo modelo de negócio. Precisamos ver o que está acontecendo no mercado, para trazer para os nossos negócios, os modelos disruptivos estão aí para você se inspirar”, conta Felipe Calixto.

Eduardo Gomes de Matos, Chairman da Gomes de Matos Consultoria, trouxe as fases de um negócio e expôs uma aula sobre empreendedorismo. Eduardo dividiu as fases em:

  1. Luta inicial
  2. Formação do time
  3. Estrutura
  4. Crescimento
  5. Consolidação

Estimulando os líderes a gerir o tempo com qualidade e delegar o que for necessário, Eduardo pontuou a importância de se aproximar do seu time para fazer cada um crescer.

“Nunca se acomode, tenha sempre o desejo ardente de fazer o seu negócio crescer, inovar e entregar valor para o seu cliente”, estimula Eduardo.

Por fim, o empresário lançou o livro ‘Trajetória de Campeões – De pequeno a grande empresário’ e recebeu uma homenagem do seu time e família por estar prestes a completar 30 anos no mercado.

A programação do evento continuou com palestras do Ricardo Alem, líder de programas de inovação e transformação digital na Amazon (AWS); Poliana Abreu, diretora de conteúdo da HSM e head da Singularity University Brasil e  Felipe Spina, CEO e cofundador da Maestro ABM.