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19ª edição da Restaurant Week Fortaleza: conheça os bastidores das cozinhas participantes

Por Redação

21/11/2023 18h10

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35 restaurantes de diversas regiões de Fortaleza estão na rota do festival que valoriza a biodiversidade brasileira em seus menus 

Neste domingo (26), encerrará a 19ª edição de um dos maiores festivais gastronômicos da América Latina: Fortaleza Restaurant Week. Durante um mês, a rota gastronômica movimentou a economia do setor e fomentou a cultura gastronômica do país. Os 35 restaurantes cearenses selecionados estão oferecendo menus exclusivos baseados no tema desta edição: menus com ingredientes nativos que valorizam a riqueza e a biodiversidade dos diferentes biomas presentes no Brasil. Os restaurantes participantes e menus oferecidos poderão ser conferidos no site do festival.

O Nosso Meio entrevistou alguns dos 35 restaurantes participantes e descobriu o que acontece nas cozinhas durante a Fortaleza Restaurant Week. Confira:

Medit

Para desenvolver o menu do Restaurante Week com foco em ingredientes nativos e que valorizassem a biodiversidade do Brasil, o Medit explorou as variedades de peixes regionais, com destaque para a tilápia e o atum. O Gerente e Sommelier do restaurante, Pedro Lima, conta que técnicas foram utilizadas para atingir este objetivo. 

“O grande segredo está na técnica de preparo, que realça os sabores autênticos dos pescados, criando pratos que não apenas celebrem a biodiversidade, mas também proporcionem uma experiência gastronômica única. No Menu ainda é possível encontrar pratos com camarão, carnes, além de entradas como a bruschetta caprese e croqueta de queijo”, explica.

Pedro destaca que a importância de ter um Festival que valoriza a culinária nacional está na promoção e conhecimento da gastronomia brasileira. 

“Um Festival que valoriza a culinária nacional é essencial para preservar e promover a rica diversidade gastronômica do país. Além de celebrar a identidade cultural, contribui para o turismo, impulsiona a economia local e destaca a singularidade dos pratos e ingredientes regionais”, destaca. 

Pipo

Com foco na sazonalidade dos ingredientes e na experiência do cliente, o restaurante Pipo também foi selecionado para participar do festival. O Chef, Diego Gaston, explica que estratégias foram utilizadas para se diferenciar entre os 35 restaurantes do Restaurant Week. 

“Ao participar de um festival com um tema específico, como a valorização da biodiversidade, o restaurante pode esperar se diferenciar no mercado com a realização de pratos criativos e atrair clientes que experimentem e apreciem a transformação da tradição dos sabores, mas com a modernidade das técnicas culinárias”, conta. 

Em seus pratos, o frescor e a alta qualidade são os objetivos principais. A partir disso, Diego revela como foi desenvolvido o menu para o festival. 

“O Restaurante desenvolveu o menu considerando a sazonalidade dos ingredientes, estabelecendo parcerias com  produtores regionais para garantir ingredientes frescos e de alta qualidade, desenvolvendo técnicas de culinárias inovadoras para realçar o sabor e a beleza dos pratos”, ressalta. 

Loft

Para a Loft, mesclar o regional com o contemporâneo já é parte do dia a dia da cozinha, é o que conta Ricardo Ary, Gestor do restaurante.

“O Loft tem como especialidade a Fusion Cuisine, ou cozinha de fusão, a ideia é mesclar técnicas e ingredientes do oriente ao ocidente, do regional ao mediterrâneo, abusando da culinária ‘terramar’ e se inspirando na releitura de pratos clássicos de grandes centros urbanos”, destaca.

Ricardo conta que novembro já costuma ser um mês movimentado devido as confraternizações de fim de ano e por isso, suas expectativas para a experiência do Loft na rota da Restaurante Week são altas.

“A edição de novembro é marcada por reservas maiores, uma vez que se confunde com as confraternizações de fim de ano. É importante ter um público amante da gastronomia dentro de casa para fortalecer posicionamentos e divulgar conceitos que mais tarde ‘viralizam’ para o público indireto”, finaliza.