Donatello, barley wine exclusiva da cervejaria, leva aos consumidores o pioneirismo das marcas que têm operações sob padrões ESG garantidas pela certificação internacional
A Ball Corporation e a Cervejaria Masterpiece anunciam hoje o lançamento da cerveja Donatello em lata e com o selo da Certificação Aluminium Stewardship Initiative (ASI, ou Iniciativa para Gestão Responsável do Alumínio, em tradução livre). Garantindo a performance ESG e rastreabilidade do alumínio em toda a cadeia, o rótulo nasce no Brasil e é o primeiro em todo o mundo a carregar a conquista deste selo impressa na lata, que foi impressa na única linha de impressão digital de latas do mundo com qualidade fotográfica, a Ball Digital Printing.
“Na Ball, a sustentabilidade é entendida como um pilar inegociável e por isso, sabendo da urgência em tomar atitudes que nos levem a uma economia verdadeiramente circular, assumimos nossa responsabilidade como líderes do setor em que atuamos e temos orgulho em ter o pioneirismo em mais esta conquista, junto com a Masterpiece. A certificação ASI e o lançamento da primeira cerveja com este selo sustentável representam um avanço significativo da indústria. No país que tem a maior taxa de reciclagem de latas de alumínio em todo o mundo, de 100% em 2022, agora podemos comemorar também o lançamento desse produto que garante operações sob padrões rígidos de ESG em toda a cadeia”, declara Estevão Braga, Diretor de Sustentabilidade da Ball para América do Sul.
Em 2020, a Ball já era conhecida como pioneira global no setor de latas de alumínio a receber ambos os certificados ASI, nos padrões de desempenho e cadeia de custódia. Com a conquista, passou a fazer um trabalho em conjunto com marcas para que também se certificassem e pudessem lançar no mercado produtos que carregam o selo ASI na lata e transmitem aos consumidores a certeza de que as empresas seguem princípios ambientais, sociais e de governança, além de padrões de produção e rastreabilidade do alumínio ao longo de toda a cadeia, desde a extração ou reciclagem até o consumidor final.
A Masterpiece, cervejaria que já tem o selo de Empresa B, considerado o maior em gestão e sustentabilidade do mundo, escolheu como primeiro lançamento com selo ASI a cerveja Donatello, uma barley wine que conta com três prêmios nacionais. O produto chega ao mercado brasileiro com uma receita exclusiva que leva cerca de sete meses de preparo.
“Para a Masterpiece, a certificação da ASI garante que o alumínio utilizado na lata foi produzido de forma sustentável, levando em consideração aspectos ambientais, sociais e de governança. Isso pode atrair consumidores preocupados com a sustentabilidade, fortalecendo a sua imagem e resultando em uma base de clientes mais leal e uma vantagem competitiva no mercado”, comenta André Valle, CEO da Cervejaria Masterpiece.
“No mercado cervejeiro em geral, o lançamento de latas certificadas pela ASI pode influenciar outras microcervejarias e até mesmo cervejarias maiores a considerarem práticas mais sustentáveis em suas embalagens. Isso poderia estimular uma tendência em direção ao uso de materiais de embalagem ecologicamente corretos, promovendo um impacto positivo no setor como um todo e na redução do impacto ambiental”, finaliza Valle.
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