Iniciativa da ABRH-CE tem por propósito fomentar o desenvolvimento de profissionais de RH, gestores e negócios da região norte do Ceará
A cidade de Sobral (CE) foi sede da 1ª edição do Conexão Norte, que tem como propósito fomentar o desenvolvimento de profissionais de RH, gestores e negócios da região norte do estado do Ceará. O congresso, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Ceará (ABRH-CE), ocorreu no dia Instituto Cearense de Tecnologia, Liderança e Empreendedorismo (ICETEL) entre os dias 13 e 14 de setembro.
Segundo a Diretora de Relações Institucionais da ABRH-CE Regional Norte, Solange Melo, o Conexão Norte surgiu com o propósito de oferecer experiências de aprendizagem e networking aos associados da ABRH-CE. A profissional ainda destaca o papel fundamental no fortalecimento dos profissionais da região, promovendo uma valiosa troca de insights e boas práticas de gestão:
“Ele cria um ambiente de ‘ganha-ganha’, onde gestores podem aprender com exemplos reais de outros profissionais e também apresentar suas próprias iniciativas. Para os empresários, o congresso oferece uma oportunidade única de destacar suas empresas e práticas, ao mesmo tempo em que se beneficiam de profissionais mais experientes e capacitados. Além disso, a presença de palestrantes da própria região, guiados por propósitos inspiradores, amplia os impactos positivos tanto para o setor empresarial quanto para os negócios como um todo”.
O primeiro dia do Conexão Norte foi marcado pela cerimônia de abertura, que teve início às 18h30. Na ocasião, foi apresentado o primeiro painel do congresso, encabeçado pelo CEO do Grupo Camarmo, Carlos Mororó; e pela Diretora da Regional Norte da ABRH-CE, Elisabeth Parente. O tema apresentado foi “De conexões a oportunidades: a trajetória de sucesso da Camarmo”.
“Foi muito bom poder participar desse evento, compartilhar um pouco da minha história e minha trajetória. Eu fui criado e forjado em Sobral, então voltar para lá e contar um pouco sobe o que estamos conquistando e o que estamos fazendo no segmento de RH pelo Brasil é muito bom. Estamos levando para a região o que está acontecendo no Brasil e no mundo, e eu creio que os profissionais locais vão colocar esses conhecimentos adquiridos em prática e desenvolver mais a região norte”, afirma Carlos Mororó.
O segundo dia do Conexão Norte começou mais cedo, às 8h, com direito a talk-show e palestras. A atração principal foi o painel “Engajamento que gera resultado”, encabeçado pela diretora do Laboratório Clínico de Sobral (LACLISO), Dra. Ticiana Parente; pelo diretor da Parente Odontologia, Dr. Érico Parente; e pela diretora regional do Great Place To Work, Mariza Quinderé.
“Foi uma honra participar de um evento tão grandioso, onde as pessoas estão genuinamente nos centros das discussões. As palestras tiveram um nível de conhecimento que eu considero imensurável, com a presença de grandes profissionais. Sobral e as cidades no entorno só tiveram a ganhar com um evento desse porte, que foi enriquecedor para todos que participaram”, declara a Dra. Ticiana Parente.
“Estar junto de grandes nomes e trocar vivências, além de compartilhar as práticas de RH que aplico na Parente Odontologia, minha empresa, foi fantástico, pois inspira outras empresas da região a valorizar o engajamento que impulsiona resultados. Com eventos tão bem estruturados e repletos de conteúdo de alta qualidade, o mercado da nossa região só tem a ganhar. Meus parabéns à equipe organizadora pelo excelente trabalho”, complementa o Dr. Érico Parente.
As percepções dos palestrantes também se refletiram no público presente. Ao todo, o Conexão Norte obteve uma média de 200 pessoas, entre eles, Ana Lívia Rangel. A Head da Luce Consultoria destacou
“Essa edição evidenciou que os talentos locais podem e tem repercussão nacional e que as práticas de gestão de algumas empresas locais estão na vanguarda em relação as melhores práticas do Ceará e até mesmo do país. Isso nos envie de orgulho e inspiração. A Diretoria da ABRH Ceará está de parabéns pelo empreendedorismo e pela excelente execução!”, pontua.
Com o sucesso da primeira edição, a diretoria da ABRH-CE pretende retomar o Conexão Norte no primeiro semestre de 2025. Segundo Solange Melo, o objetivo é transformar o evento em uma vitrine para as boas práticas de excelência em gestão, que não só serão vistas e compartilhadas, mas também terão a possibilidade de concorrer ao Prêmio Ser Humano, realizado também pela ABRH-CE.
“Para a próxima edição, esperamos apresentar novos cases de sucesso, reforçando o ciclo de desenvolvimento e capacitação dos profissionais e empresários da região. A ideia é que o congresso seja um palco, uma vitrine para quem está fazendo acontecer, profissionais e empresas que possam servir de referência e tenham suas práticas devidamente reconhecidas”, afirma a Diretora de Relações Institucionais da ABRH-CE Regional Norte.