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25,4% dos brasileiros que acompanham esportes confiam em recomendações de influenciadores  

Por Redação

02/08/2024 16h27

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Segundo dados da YouGov, os brasileiros que são fãs de esportes são mais abertos ao marketing de influência, independentemente da modalidade preferida

Um levantamento recente feito YouGov Profiles constatou que 74,3% dos brasileiros acompanham regularmente um esporte, assistindo a jogos, lendo notícias ou vendo os melhores momentos. Entre essas pessoas, 25,4% dizem confiar em produtos recomendados por uma celebridade ou influenciador. A porcentagem é estatisticamente maior dos que os 23,2% entre a população em geral e os 16,9% entre o público que não acompanha nenhum esporte. Eles também têm maior probabilidade de notar conteúdo patrocinado nas mídias sociais. Confira o gráfico abaixo:

“De acordo com a Profiles, 17,1% dos brasileiros que acompanham um esporte visitaram o site de uma marca e fizeram uma compra depois de ver o patrocínio. Esse número é quase três vezes maior do que os 6,6% registrados entre aqueles que não acompanham nenhum esporte. 34,2% dos que acompanham um esporte visitaram a rede social da marca depois de ver um patrocínio”, afirma David Eastman

O diretor-geral e comercial da YouGov no Brasil avalia que essa abertura dos fãs de esportes ao conteúdo patrocinado pode gerar vendas diretas para os negócios. Segundo ele, o marketing de influência pode ser mais eficaz entre determinados brasileiros, dependendo do esporte que eles acompanham.

“Ainda nos dados da Profiles, 62,2% das pessoas que acompanham eventos, jogos e atletas de kabaddi dizem confiar em produtos recomendados por uma celebridade ou influenciador. Mais da metade das pessoas que acompanham hóquei sobre grama, lacrosse, críquete e netball também dizem o mesmo. Por outro lado, os seguidores de vôlei, automobilismo, futebol, ginástica e patinação artística são os menos receptivos a esse tipo de patrocínio”, complementa.

Semelhante ao que pode ser observado entre a população em geral, as redes sociais mais populares entre os fãs de esportes no Brasil são as plataformas da Meta: Instagram e Facebook. De acordo com a Profiles, 75,2% e 69,8% desse nicho, respectivamente, afirmam ser membros dessas páginas. A plataforma de vídeos YouTube também é a preferida por mais da metade (64,2%) deste público. O TikTok (42%), o LinkedIn (30,6%) e o Twitter (23,6%) também são populares, mas em menor escala.

Entretanto, a conexão com os fãs de esportes não é igual em todas as redes. Apesar de ser uma das maiores redes do país, há menos brasileiros interessados em esportes que passam pelo menos uma hora por dia no Facebook. Em contrapartida, embora o TikTok seja usado por um segmento menor desse público, quase metade desses usuários passa pelo menos uma hora por dia na plataforma. O YouTube e o Instagram têm as maiores porcentagens de fãs de esportes, que passam mais de três horas por dia em seus sites. Confira o gráfico abaixo: