Campanhas

25ª edição do El Ojo de Iberoamérica concede 90 prêmios ao Brasil e Africa é a agência mais premiada

Por Redação

14/11/2022 08h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A premiação que acontece em Buenos Aires somou três Gran Ojos, 17 Ouros, 18 Pratas e 52 Bronzes para o Brasil; We Belivers foi a Agência do Ano e Ab Inbev, o Anunciante do Ano

A 25ª edição do El Ojo de Iberoamérica garantiu 90 prêmios para o Brasil, sendo três GPs, 17 Ojos de Ouro, 18 Pratas e 52 de Bronze. O resultado foi divulgado na sexta-feira (11), último dia do festival, em Buenos Aires, na Argentina. A criatividade brasileira conquistou 11 troféus de Ouro, 6 de Prata e 23 de Bronze, totalizando 40 metais para o país. As categorias reveladas foram: Conteúdo, Design, Digital e Social, Filme, Sports, Melhor Ideia Latina para o Mundo, Sustentável e El Terceiro Ojo. Ao todo, somando todas as categorias, o Brasil recebeu 90 troféus, sendo 3 Gran Ojos, 17 Ouros, 18 Pratas e 52 Bronzes.

 

A Africa foi a agência brasileira com mais troféus neste ano, um total de 28 dos 90 conquistados por todas as brasileiras – dois Gran Ojos e cinco de Ouro. A Dark Kitchen foi a dona de outro GP e de um Ouro. Também receberam Ojos de Ouro a VMLY&R (4), Mirum (3), Ogilvy (2), CP+B e AlmapBBDO (1).

 

A mexicana We Believers foi a Agência do Ano e, pelo segundo ano consecutivo, escolhida também como a Agência Independente. A empresa foi a responsável por dois dos cases mais premiados do evento, ambos feitos para a AB InBev México, um chamado ‘Campeonato de pesca de plástico’ e outro intitulado ‘Narradores Mexicanos’.

 

Tabela: PropMark.

 

Gran Ojos brasileiros
O Brasil encerrou o festival com três Gran Ojos, o prêmio máximo do festival. Dois deles foram conquistados pela Africa, com os cases “O Jatobá Refugiado”, feita para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e outro pelo trabalho “Heinz Marz Edition”, feito para a Heinz. O Gran Ojo conquistado pela Dark Kitchen foi pela campanha “Under Pressure”, feita para a Dove.

 

 

 

VENCEDORES MELHOR DESEMPENHO – BRASIL

 

Melhor Agência: Africa

Melhor Agência Independente: Artplan

Melhor Criativo: Sergio Gordilho (Africa)

Melhor Produtora: MyMama Entertainment

Melhor Diretor de Cena: Urso Morto

Melhor Anunciante: Heinz

 

 

MELHORES DA IBEROAMÉRICA EM 2022

 

Melhor Rede da Iberoamérica: DDB Latina

Melhor Agência: We Believers

Melhor Agência Independente: We Believers

Melhor Criativo: Gustavo Lauria

Melhor Produtora: Primo/PBA Cinema

Melhor Realizador: Yupi Segura

Melhor Anunciante: AB InBev

 

Em relação à última edição presencial do El Ojo, realizada em 2019, o Brasil ficou com menos Ojos. Naquele ano, o país somou 250 no total – 4 Gran Ojos, 39 Ouros, 99 Pratas e 108 Bronzes. Já em 2021, quando o festival aconteceu de forma remota, o Brasil ficou com 141 premiações (39 de Ouro, 49 de Prata e 50 de Bronze).

 

Sobre o Festival Internacional do El Ojo de Iberoamérica – El Ojo de Iberoamérica é o primeiro festival internacional com critérios latinos e perspectiva de criatividade, comunicação e entretenimento. Em cada uma de suas edições, e há 25 anos, El Ojo reúne talento, espírito e projetos latinos. As chaves do sucesso estão nos pilares que deram origem ao festival: formação, inspiração, encontro, reconhecimento dos melhores trabalhos, dos profissionais e das empresas que os criam. Em última análise, o El Ojo é um incentivo para que a indústria da comunicação latina cresça ano após ano, consolidando-se como referência mundial em criatividade.