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Dia do Consumidor: Confira 5 dicas para agregar valor a essa data e aumentar a retenção de clientes

Por Redação

14/03/2023 18h29

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Especialista aponta tendências para o varejo importantes para empresas de pequeno e médio portes se atentarem e atraírem mais vendas 

 

Conhecido como “a Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor já é uma data fortemente estabelecida, e os números confirmam: 45% dos consumidores pretendem aproveitar a oportunidade para adquirir novos produtos em 2023, segundo levantamento realizado pela Shopee. Já a Social Miner, em seu último relatório, alega que houve um aumento de 68% na adesão à data.

 

Para as empresas que desejam alcançar um sucesso de vendas na semana do consumidor, olhar com atenção e carinho para as formas de vender será um ponto essencial. Com o mercado cada vez mais competitivo, os preços baixos já não são os únicos fatores que atraem os clientes. É importante investir em ações para melhorar a experiência de novos e fiéis compradores. 

 

Confira agora uma lista, separada por Marcus Linhares, CEO da fintech Bipp, com os principais pontos para agregar valor a essa data e aumentar a retenção de clientes:

 

#1: Planeje uma campanha de Dia do Consumidor

 

Para começar, chame a atenção do cliente para a data e as ofertas disponíveis. Crie uma identidade visual para a sua campanha e, de preferência, use uma abordagem que valorize o consumidor.

 

#2: Aproveite para estreitar o relacionamento

 

Conquistar um novo cliente tem um custo até sete vezes maior do que manter um atual. Então, este é o momento de aproveitar a sua base de dados e pesquisar quais são os clientes que mais fizeram compras no seu negócio recentemente. Se possível, envie brindes ou ofereça descontos especiais.

 

“Caso não tenha condições financeiras para isso, vale a pena enviar um e-mail com uma mensagem de agradecimento pela parceria. Ações simples como essas podem trazer o público mais perto da sua marca e demonstrar como a sua empresa está grata por tê-los ao seu lado”, explica Marcus.

 

#3: Continue apostando em ofertas diferenciadas

 

Está claro que a experiência do usuário tem sido o assunto do momento, mas todo mundo ainda gosta de uma boa oferta. Aproveite para fazer promoções e oferecer benefícios que conquistem, como descontos progressivos, frete grátis, cupom de descontos, combos de produtos. 

 

#4: Invista em uma jornada especial

 

Mas, com o mercado tão competitivo, são os detalhes que fazem a diferença. Apenas um bom produto com preço convidativo não basta: ele deve estar associado a uma boa experiência. Uma opção é contar com estratégias de marketing digital de longo prazo para estudar seu público e conseguir impactar cada cliente conforme seus gostos. Você também pode utilizar as redes sociais para fazer perguntas diretas e descobrir quais são as preferências mais imediatas.

 

Se seu negócio for venda de produtos, aposte em realizar um envio personalizado, com mensagem especial, utilizando o nome do consumidor e colocando um brinde que seja a cara dele. Ao final de tudo, isso pode contribuir muito para sua empresa ganhar credibilidade.

 

#5: Facilite o pagamento

 

Garanta uma experiência de compra impecável para seu cliente. Ofereça um checkout transparente, que não o direciona para outra página na hora de finalizar a compra, e disponibilize o maior número de formas de pagamento possível, como cartão de crédito, boleto, link de pagamento ou Pix.

 

Além disso, aposte em parceria com fintechs que ofereçam soluções de pagamentos e ajudem a implantar tecnologias de pagamentos em seu negócio de forma segura.