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5 dicas de SEO para otimizar sua página

Publicado em

17/02/2022 10h00

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A construção de um site é um passo que toda pequena, média ou grande empresa precisa dar em algum momento da sua trajetória. É lá que reunimos informações institucionais, disponibilizamos canais de contato, apresentamos portfólio de produtos e serviços, demonstramos nossa autoridade sobre o segmento em que atuamos e muito mais. Um site é a principal forma para se estabelecer um bom relacionamento com o consumidor. É através dele que podemos ser encontrados pelo cliente que busca sanar uma demanda. Lá, são concentradas as informações que podem facilitar e reduzir o caminho entre a troca de valores, seja ele como forma de venda de um produto ou a prestação de um serviço.

E em um mundo de intensa disputa de atenção pelas marcas, você precisa incorporar estratégias mais eficazes para atrair tráfego na página e garantir um bom posicionamento nos motores de busca. O que leva um potencial cliente visitar seu site? Para responder essa pergunta, é necessário utilizar técnicas de SEO (em inglês, Search Engine Optimization). SEO é o conjunto de técnicas de Marketing Digital para posicionar a sua marca no Google de forma orgânica, um verdadeiro jogo de longo prazo. Como premissa, a produção de conteúdo é forma mais assertiva para levar o consumidor para seu ambiente de vendas em detrimento da publicidade.

Maiores buscadores do mundo

O pódio dos buscadores é dividido entre Google, Youtube e Instagram, respectivamente. Segundo dados do Think with Google, 95% de mercado de buscas no mundo está concentrado no Google, sendo que 80% das pessoas não chegam a visitar a segunda página de assuntos. Além disso, 60% dos cliques acontecem apenas nos três primeiros resultados. Isso acontece porque na cabeça do consumidor, quem está no topo do Google é líder de mercado. Ou seja, as pessoas dão mais credibilidade e confiam mais em resultados que aparecem primeiro. Assim, a busca é dividida em resultados pagos e orgânicos.

De forma bem simplificada, o algoritmo do Google lê cada link e avalia a qualidade do conteúdo que está nas páginas. Quando alguém faz uma busca, o Google entrega os resultados que mais respondem a pergunta do usuário.  Assim, ele organiza os resultados por ordem de relevância do autor e classifica as informações em um ranking. Para isso, o Google avalia alguns pontos. Você precisa estar atento para otimizar os fatores que influenciam o rankeamento. Veja os principais pontos de atenção quando falamos de SEO:

1) Estrutura da página

O Google identifica se os blocos de informação da página têm relação com a pesquisa do usuário. Nessa análise são levados conta se os títulos, subtítulos, textos, legendas e imagens. Por isso, é importante dar muita atenção nesses elementos na hora da produção de conteúdos. As palavras-chave são a base de qualquer trabalho de SEO, seja on page ou off page. Já a classificação leva em conta quanto a página é relevante e usa como parâmetro o número de vezes que ela é indicada por terceiros, ou seja, quantas vezes uma página foi mencionada por meio de links em outras páginas.  Em resumo, o seu site precisa ter um bom conteúdo articulado com palavras-chave e links externos mencionando sua página. Como ferramenta, você pode usar o Google Trends para ver as palavras-chaves mais buscadas em relação ao seu segmento e assim adotá-las no conteúdo da sua página.

2) Páginas com mais conteúdo são mais bem posicionadas

O seu texto deve ter mais de 300 palavras. Quando ele não ultrapassa essa quantidade de caracteres, a qualidade do SEO é menor. Alguns especialistas defendem, inclusive, que o tamanho ideal é entre 400 e 600 palavras.  O conteúdo tem que ser bem escrito (atenção aos primeiros 250 caracteres, eles são fundamentais!), gerar valor e ser multimídia (vídeo, foto, legenda, áudio, hiperlynks de qualidade). Além disso, criar a seção de blog dentro do site é ainda uma das melhores estratégias para gerar tráfego através de conteúdo de valor.

3) Experiência do usuário

O Google também considera a experiência que o visitante teve na sua página. Para isso, ele analisa a velocidade que sua página carrega e se o usuário faz uma nova pesquisa no Google após sair da sua página. Quanto mais rápido o carregamento da página, melhor será a experiência do usuário. Se um usuário faz uma nova pesquisa depois de entrar na sua página, o Google entende que a página não supriu a necessidade do usuário. Isso quer dizer que o Google entende que o visitante não teve uma boa experiência e que sua página provavelmente cairá no ranking. Na ferramenta PageSpeed Insights você pode testar a sua velocidade.

4) Link Building e Assessoria de Imprensa
A estratégia de Link Building consiste em conquistar espaço em sites com boas métricas por meio de conteúdo original e relevante. Dentro desse conteúdo, em trechos estratégicos, é incorporado um link para o seu site. Os links são relações clicáveis entre sites, conexões que podem transmitir tráfego e autoridade. Para garantir a citação em páginas relevantes como de veículos de comunicação, a contratação de serviço de assessoria de imprensa é uma excelente alternativa. Sua marca será pautada por fontes validadas e de credibilidade, com publicação em páginas de alto tráfego.

5) Otimize para Mobile First

Em 2015, o Google atualizou seu algoritmo para priorizar os sites que se apresentam melhor em dispositivos móveis. Por isso, se o seu site ainda não tem uma formatação compatível com dispositivos móveis, você pode estar perdendo lugar na classificação dos resultados. Nesse contexto, seu site não só pode, como deve ter um projeto responsivo. Com um design responsivo, ele detecta o dispositivo usado para visualizar seu site e sua orientação na tela, ajustando o layout de acordo com aquele dispositivo específico. Se o seu site já é responsivo, comece a considerar como seus elementos são exibidos nesses dispositivos. Tente usar seu site em diversos tipos de dispositivos para ver como seus usuários experimentam.