Tendência

Geração Z e os hábitos de consumo: veja as principais tendências

Por Victor Campos

24/01/2025 14h57

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre os anos de 1990 e o início dos anos 2010, apresenta uma nova forma de consumo

O comportamento de consumo de uma sociedade sempre é definido pelos hábitos da geração que surge com o passar do tempo. Os valores, expectativas e modos de consumir das gerações mudaram de forma intensa e contínua nos últimos anos.

Segundo o levantamento do Sebrae do ano passado, gerações como a Z e os Millennials trazem consigo um perfil mais crítico, consciente e digitalizado. Essa nova geração impulsionam o mercado a adaptar suas estratégias para atender a um público que valoriza cada vez mais questões como a autenticidade, a transparência e o impacto social e ambiental das marcas. Prioridades como conteúdo rápido, interação visual também são destaques e tendências da Geração Z.

Atualmente, a atenção das pessoas é um recurso muito escasso. Para a Geração Z, isso é ainda mais evidente. Esses jovens cresceram em um mundo onde a informação está a um clique de distância e, muitas vezes, em formato de vídeo ou imagem.

Esses potenciais consumidores cresceram em um mundo digitalizado e, diferentemente das gerações anteriores — que foram se adaptando às novas tecnologias — a Geração Z já nasceu conectada. Sua interação com marcas e produtos acontece, na maioria das vezes, em ambiente online e por meio de dispositivos móveis.

Além disso, esses jovens tendem a possuir um olhar mais crítico, valorizando empresas que realmente manifestam preocupação com causas sociais e ambientais, transparentes em suas práticas.

Redes sociais como TikTok e Instagram se tornaram os principais canais de comunicação, pois oferecem um fluxo constante de conteúdo dinâmico e envolvente.

Essa nova geração não tem paciência para longas explicações ou textos extensos. Eles preferem consumir informações de maneira rápida e eficaz, geralmente em clipes de 15 segundos ou publicações de uma imagem.

Essa preferência não é apenas uma questão de conveniência; é também uma forma de se conectar de maneira mais autêntica com os outros. O conteúdo visual permite que eles expressem suas emoções e opiniões de maneira mais impactante.

Os tópicos que mais influenciam no comportamento de compra da Geração Z:

Separamos os principais fatores que segundo o levantamento geram mudanças no comportamento de compra das novas gerações. Confira!

Tecnologia

Sem dúvida, a tecnologia é um dos fatores mais importantes nas mudanças do comportamento de compra das novas gerações. A Geração Z e, até mesmo a anterior, Millennials, são pessoas que vivem conectadas.

Eles utilizam a internet como seu principal meio de comunicação. Se você fizer uma pergunta complexa a uma pessoa de alguma dessas gerações, a primeira ação dela será pegar um smartphone e buscar a resposta na internet, o que também é percebido no consumo.

Esses consumidores têm o hábito de procurar produtos e serviços na internet, antes mesmo de ir até o mercado tradicional. Para alcançar essa audiência, as empresas precisam investir em presença digital.

Assim, é importante ter bons perfis nas redes sociais, sites, e-commerce e fazer um bom trabalho de marketing digital. Graças a tecnologia, adotar essas ações já não é mais um desafio.

Consumo consciente

As novas gerações têm se preocupado muito com o impacto de suas escolhas. Com isso, elas tendem a dar preferência para marcas que adotam práticas mais éticas, transparentes em suas ações e têm um apelo à sustentabilidade. Ou seja, o consumo consciente é uma prioridade e as novas gerações estão bem atentas às empresas que, efetivamente, adotam essas práticas.

Experiência omnichannel

Omnichannel significa integração de vários canais, que podem ser de comunicação, vendas ou pagamento. Esse tipo de experiência tem se tornado uma exigência para as novas gerações.

Afinal, esses consumidores estão acostumados a transitar entre o ambiente online e offline. Logo, eles esperam uma integração perfeita entre os diferentes canais de interação e compra.

Hoje já existem grandes redes de lojas que abriram os olhos para essa integração omnichannel. Em certos estabelecimentos, o cliente pode iniciar a compra pelo site, fazer o pagamento e ir até a loja apenas para retirar o produto.

Existe também a possibilidade dos clientes experimentarem o produto em uma loja física e finalizar a compra pelo celular, sem perder a continuidade e a conveniência.

Autenticidade das marcas

A busca por autenticidade também é uma marca importante nas mudanças no comportamento de compra da Geração ZEsses consumidores estão em busca de marcas com valores reais.

Ou seja, eles procuram empresas que efetivamente demonstrem que têm compromisso com seus princípios e não executem campanhas ou ações artificiais. Por isso, empresas que transmitem uma mensagem verdadeira e se conectam emocionalmente com o público tendem a se destacar — especialmente em um mercado saturado de informações.

Personalização

A personalização é outra tendência importante para engajar as novas gerações. Os consumidores mais jovens valorizam ofertas e conteúdos adaptados aos seus interesses pessoais.

A boa notícia é que com a ajuda da tecnologia, as empresas conseguem criar experiências únicas para cada cliente, adaptando e personalizando ações que vão desde o marketing até o produto final.

Busca por novas experiências

A Geração Z está em busca de experiências significativas. Mais até do que adquirir novos produtos. Esses consumidores dão valor às marcas que proporcionam vivências autênticas e memoráveis.

Essas experiências podem ser oferecidas por meio de eventos exclusivos, algum conteúdo interativo e, até mesmo, um design diferenciado. Essa busca reflete a preferência por um consumo que vá além do material e ofereça algo emocionalmente envolvente.

Experiência de compra em tempo real

A possibilidade de comprar em tempo real tornou-se uma tendência entre as novas gerações. Esse público aprecia a conveniência e a imersão que essas experiências proporcionam.

Assim, esse processo permite que os consumidores conheçam e adquiram produtos de forma imediata, enquanto interagem com influenciadores ou representantes da marca.

Influenciadores digitais

Como tocamos no termo influenciadores, precisamos discorrer sobre como eles estão impactando o comportamento de consumo das novas gerações. Inclusive, gerando impactos diretos na tomada de decisões de compra.

Com uma conexão autêntica com seus seguidores, eles servem como intermediários de confiança entre as marcas e o público jovem. A recomendação de um influenciador relevante pode ser decisiva para a escolha de um produto ou serviço.

Portanto, essa é uma estratégia poderosa para as empresas que buscam alcançar esse segmento de consumidores.