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62% dos empreendedores veem a Venda Direta como oportunidade de negócio

Por Redação

13/01/2025 10h41

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Estudo da ABEVD, em parceria com o Sebrae, destaca que o baixo custo para iniciar e trabalhar de casa são os maiores atrativos para empreender

A Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD), em parceria com o Sebrae, realizou uma recente pesquisa voltada para o público que deseja empreender no Brasil. Conduzida pela BARE Internacional, o estudo analisou o perfil de empreendedores e de quem tem vontade de empreender, analisando a visão deste público sobre as diferentes modalidades de negócios e renda.

De acordo com os resultados, 62% dos entrevistados enxergam a Venda Direta (modelo de comercialização intermediada pelo empreendedor direta ao consumidor, sem a necessidade de lojas físicas) como uma excelente oportunidade de empreendedorismo.

Ao analisar os fatores que mais influenciam a decisão de empreender, observa-se uma clara preferência por um ambiente de negócios seguro. Um quarto dos entrevistados (25%) destaca a importância de contar com uma empresa parceira confiável, enquanto 23% valorizam a possibilidade de trabalhar em casa. Além disso, 22% apontam o custo inicial baixo como um fator determinante. A aversão ao risco, mencionada por 17% dos entrevistados, e a busca por processos burocráticos simplificados, citada por 14%, também se configuram como elementos cruciais na escolha pelo empreendedorismo.

“Esses números mostram como a venda direta pode ser atraente para quem quer empreender, oferecendo desde oportunidades imediatas até uma base sólida para quem busca ter o seu próprio negócio de longo prazo. Isso, sem falar na diversidade de produtos que podem ser vendidos e na possibilidade de poder trabalhar de forma digital. Nosso compromisso é continuar promovendo um modelo que une flexibilidade, reconhecimento e suporte, permitindo que cada profissional encontre o caminho ideal para seu desenvolvimento pessoal, profissional e financeiro”, reforçou Adriana Colloca, presidente da ABEVD.

Foco no potencial empreendedor

Os dados revelam um cenário promissor para os negócios dos entrevistados. 14% já trilham o caminho do empreendedorismo, o que demonstra a vitalidade desse segmento e 38% têm planos de empreender. É notável também que 6% estão em processo de iniciar seus negócios, indicando um movimento contínuo e crescente nesse sentido.

Ao serem questionados sobre os fatores que os motivariam a trabalhar com Venda Direta, a pesquisa revelou um panorama positivo em relação à atratividade desse modelo de negócios. A flexibilidade de tempo é apontada por 20% dos entrevistados como um dos principais atrativos, enquanto 17% destacam a autonomia no trabalho, o que indica que a possibilidade de conciliar a vida pessoal e profissional e de ser o próprio chefe são fatores cruciais na decisão de muitos indivíduos. Os ganhos financeiros são citados por 23% dos participantes, evidenciando a busca por melhores condições econômicas.

Além disso, o relacionamento com novas pessoas é mencionado por 10% dos respondentes, o baixo investimento inicial por 9% e o reconhecimento profissional por 8%, sendo estes fatores também relevantes. A oportunidade de atualização com treinamentos é citada por 6% e os produtos com desconto por 4%, demonstrando que a possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional, aliada a benefícios como produtos a preços mais acessíveis, também contribuem para gerar interesse na Venda Direta.