Tendência

64% dos consumidores consideram empresas presentes nas redes sociais mais interessantes

Por Redação

22/08/2022 13h18

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Comunicação mais humanizada das empresas atrai consumidores

 

Não há como negar: o marketing nas redes sociais já se estabeleceu como parte importante das estratégias de todo tipo de empresa há bastante tempo. E a opinião dos clientes comprova isso. Segundo dados compilados pela Opinion Box no “Guia do Marketing nas Redes Sociais”, 64% dos consumidores brasileiros acreditam que empresas presentes nas redes sociais parecem mais interessantes.

 

A pesquisa exclusiva, que ouviu mais de 2 mil usuários de redes sociais no Brasil, mostra que as redes sociais seguem sendo ferramentas muito poderosas para quem quer atrair clientes, se relacionar com o público e, claro, vender mais.

 

“A cada dia que passa, fica mais clara a necessidade de investir tempo e cuidado com a sua marca nas redes sociais. Não basta mais ter apenas uma loja física e uma loja virtual, se ambas não conversam com seu público onde ele está. O novo cliente digital dá grande valor para uma experiência mais humana e criativa na internet”, explica a especialista em redes sociais e CEO da AcoutPlus, Adriana Coutinho.

 

Relação mais humanizada entre empresa e cliente

A pesquisa constatou também que 62% das pessoas entrevistadas acreditam que empresas presentes nas redes sociais passam maior segurança na hora de comprar, e que 69% dos consumidores gostam quando as marcas se comportam como pessoas reais nas redes sociais.

 

“Vivemos em uma era que está cada vez mais conectada, com tantos canais de comunicação disponíveis e a adesão por parte das empresas às estratégias omnichannel. Os clientes podem externar sua satisfação e disseminar sua boa impressão na rede, quando e como for mais conveniente”, detalha a CEO do e-commerce Freshmania, Einat Eisler Carasso. “A relação entre a marca e o seu público fará toda a diferença para que se consiga satisfazer os clientes e ocupar uma posição de destaque em um mercado cada vez mais competitivo”, reforça a empresária.

 

Ou seja: uma empresa que investe na experiência do cliente sabe que ali está a parte mais importante do negócio. Isso faz com que a marca esteja mais presente na memória do consumidor.

 

Entre outros dados levantados pelo estudo, seguem alguns destaques:

  • 72% dos consumidores têm o hábito de seguir as empresas nas redes sociais;
  • 75% acreditam que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores;
  • Se precisassem escolher uma única rede social para seguir empresas, 63% escolheriam o Instagram.

 

“O Instagram, assim como as outras redes sociais, está ligado diretamente ao indivíduo, ao relacionamento e a humanização, por isso tem tanto apelo entre clientes que seguem as suas marcas preferidas”, explica a especialista Adriana Coutinho.

 

Ainda segundo o estudo, o motivo que mais leva as pessoas entrevistadas a seguir uma marca é ela produzir conteúdo sobre novidades e produtos. Por outro lado, um dado interessante é que 47% buscam conteúdos diversos e que vão além de apenas divulgação de produtos à venda.

 

“Estar antenado com o que acontece é muito importante, porém cuidado para não extrapolar demais os assuntos pertinentes ao seu negócio e acabar se perdendo. Estude bem o universo de temas ligados ao seu produto ou serviço e se baseie nele. Nesse caso, menos é mais, literalmente”, finaliza Coutinho.