Tendência

69% dos internautas preferem continuar consumindo conteúdos gratuitos com anúncios a ter que pagar por eles

Por Redação

19/12/2025 11h29

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Estudo da IAB Brasil sobre como seria a internet sem anúncios, realizado em parceria com a Offerwise, revela que 71% dos brasileiros consideram os anúncios úteis em suas decisões de compra

A maioria dos brasileiros reconhece o valor de poder utilizar a internet sem cobrança e entende a publicidade como um modelo legítimo de financiamento para o acesso gratuito a conteúdos e serviços digitais. Isso é o que mostra a quarta edição da pesquisa “Como seria a internet sem anúncios?”, realizada pelo IAB Brasil em parceria com o instituto Offerwise.

O estudo revela que 69% dos internautas preferem continuar consumindo conteúdos gratuitos com anúncios a ter que pagar por eles, resultado que vem crescendo ao longo dos últimos anos – era 63% em 2024 e 2023 –, indicando que as pessoas aceitam a publicidade à medida que a entendem como modelo de financiamento ao acesso gratuito à internet. Quando perguntados se tivessem que pagar por conteúdos, serviços on-line e aplicativos, 66% responderam que reduziriam o uso.

Outro dado relevante é a relação dos usuários com a própria publicidade. Nove em cada dez internautas reconhecem a importância de poder decidir quais conteúdos deseja pagar ou não, enquanto 71% dizem que os anúncios são úteis na decisão de compra.

“A pesquisa demonstra que os brasileiros entendem que a publicidade digital é fundamental para tornar a internet mais democrática, acessível e inovadora. Os anúncios viabilizam o acesso a conteúdos gratuitos de qualidade ao mesmo tempo em que ajudam a personalizar a experiência do usuário e facilitar a jornada de compra”, afirma Denise Hruby, CEO do IAB Brasil.

Uso de IA na publicidade

A pesquisa também avaliou a opinião dos entrevistados sobre o uso da Inteligência Artificial na publicidade. Mais da metade dos entrevistados (55%) concorda que a tecnologia é boa, mas gostaria de ver mais transparência na sua utilização. Outros 44% reconhecem que a IA ajuda no direcionamento de anúncios mais relevantes para seu perfil.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas entre os dias 14 e 24 de novembro deste ano. O estudo busca entender como brasileiros, de diferentes faixas etárias, gênero e classe social percebem a publicidade digital e quais comportamentos adotariam em um cenário em que tivessem que pagar por serviços que hoje são gratuitos na internet.