Marketing

71% dos brasileiros pretendem consumir mais produtos e serviços na Copa 

Por Redação

17/11/2025 16h28

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Estudo encomendado pelo Resenha Digital Clube à Data-Makers mapeia expectativas dos brasileiros e aponta marcas mais associadas à Copa

A próxima Copa do Mundo pretende ser quente dentro de campo, mas também aquecer diversos segmentos da economia brasileira. O estudo “O Brasileiro e a Copa: Mídia, Influência e Consumo”, aponta que 71% dos brasileiros pretendem consumir mais produtos e serviços durante o mundial. Encomendado pela mediatech de esportes Resenha Digital Clube e conduzida pela Data-Makers, a pesquisa ouviu 1.000 fãs de esporte de diversas regiões e classes sociais do Brasil.

Na área de alimentação e lazer, o movimento de visitas a bares e restaurantes deve registrar uma alta de 76%. Entre os produtos, destaque para a maior demanda no consumo de snacks (72%), doces e chocolates (66%), carnes (60%), bebidas não-alcoólicas (60%) e alcoólicas (54%). A conectividade também se destaca, com o consumo de internet móvel e ligações disparando para 64%. Há ainda um crescimento previsto em vestuário e acessórios, com roupas temáticas e adereços (43%) e roupas em geral (21%). Destaque também para a categoria de apostas esportivas, que registrou um aumento de intenção de consumo de 62%.

A relação dos brasileiros com as marcas participantes do torneio é extremamente positiva, com 56% preferindo marcas associadas ao evento. Outro dado importante nesse sentido mostra que 37% demonstram um engajamento emocional, passando a gostar mais de uma marca que patrocina a Copa. 

As ações de marketing mais populares incluem promoções (21%), itens colecionáveis (18%) e criação de conteúdo (17%). No top of mind de marcas, Adidas (12%) e Nike (10%) lideram, demonstrando a força do material esportivo na percepção do público. 

“A Copa do Mundo representa uma janela de oportunidade única para as marcas. Nosso estudo mostra que os consumidores brasileiros não somente prestam mais atenção às marcas patrocinadoras, como de fato alteram seus hábitos de consumo durante o torneio. As marcas que souberem criar conexões autênticas com o momento esportivo, seja por meio de promoções relevantes ou geração de conteúdo de qualidade, terão ganhos expressivos não apenas em vendas imediatas, mas principalmente em brand equity de longo prazo”, destaca Fabrício Fudissaku, CEO da Data-Makers.​

A experiência ao vivo da Copa do Mundo de 2026 será predominantemente multiplataforma, com 54% dos fãs utilizando mais de uma tela para acompanhar os jogos e 12% optando somente pelo celular. No quesito de consumo de conteúdo (notícia, informação e entretenimento), a TV aberta ainda lidera com 85%, mas as plataformas digitais demonstram força avassaladora e são complementares, com Instagram (82%), Sites de Notícias (77%), YouTube (70%) e TikTok (42%) atuando como canais essenciais. 

Para interações durante os jogos, o WhatsApp domina com 49% da preferência, seguido por Instagram (12%) e YouTube (10%). Essa torcida online usa seus aparelhos principalmente para comentar e postar (86%) e trocar mensagens com amigos (71%). 

“A Copa começou para o brasileiro e as marcas têm a oportunidade de criar um clima de engajamento que se estende desde já até o início oficial do mundial, quando se espera um grande boom de atenção e conexão. Quem souber jogar esse jogo unindo experiência multiplataforma, interações em tempo real e a força de amplificação de influenciadores e páginas especializadas estará bem posicionado para transformar paixão em resultados concretos”, afirma Leandro Gléria, head de operações do Resenha Digital Clube.

Influenciadores digitais também terão um papel crucial na Copa de 2026, com 53% dos fãs considerando comprar um produto indicado por um influenciador de quem gostam, e 45% passando a gostar mais de marcas que patrocinam seus influenciadores preferidos. Os tipos de influenciadores mais valorizados são ex-atletas ou técnicos profissionais (31%) e jornalistas especializados (19%), embora nativos de redes sociais (15%) e humoristas (14%) também se destaquem. Os conteúdos preferidos dos fãs são comentários durante a transmissão (30%), lives pré/pós-jogos (23%) e análises técnicas (14%). Entre as figuras públicas mais influentes, Neymar (31%), Neto (21%) e Tiago Leifert (14%) lideram.