Pesquisas apontam o envelhecimento do Brasil para os próximos anos e a nova edição do impresso destaca o impacto dessa realidade no mercado
Segundo o estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos. A estimativa é de que a população idosa suba de 346.221, em 2020, para 565.382, em 2030, passando de 9,3% do número de habitantes para 16,6%. Com o olhar sobre essas projeções para o futuro, o Nosso Meio lança esse questionamento em sua oitava edição impressa, com o tema “O Brasil está envelhecendo, e agora?”.
O processo de envelhecimento populacional é uma realidade cada vez mais próxima. Um estudo mais a longo prazo, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que a população brasileira vai ‘envelhecer’ de forma constante e acelerada, visto que, em aproximadamente 90 anos, 40,3% dos brasileiros serão idosos.
Vendo isto, a plataforma de conexão entre marcas e pessoas, Nosso Meio, leva os leitores a refletirem e se questionarem onde estão os idosos da nossa sociedade, por meio de conteúdos feitos a partir da visão de grandes profissionais do mercado em diversos segmentos, desde a gestão até o design dos produtos.
Para explicar a escolha do tema e a abordagem feita na oitava edição do jornal, o fundador e Diretor Executivo do Nosso Meio, Fernando Hélio, explica um pouco do conteúdo aprofundado no impresso.
“Muito se fala na geração Z e nas estratégias de consumo voltadas pra esse público, mas poucos percebem como as gerações mais experientes possuem forte impacto no mercado. A população 50+ já ocupa diversos espaços na sociedade, seja no mercado de trabalho, nos espaços de lazer, nos transportes públicos, e eles não só podem como já são o foco nas comunicações, embalagens e campanhas publicitárias das organizações”, afirma.
O combate ao etarismo é abordado ao longo da edição por meio de soluções apresentadas pelos os profissionais que possuem autonomia sobre o tema, como o especialista em Governança Corporativa e Estratégia Empresarial, Luis Lobão, que fala como as inteligências artificiais podem auxiliar na produtividade e autonomia dos profissionais seniors. A diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, Giovana Alcantara, quebra os paradigmas sobre o conceito de idoso e evidencia o potencial de consumo desse público. Abordando ainda a integração entre gerações, o fundador do Instituto Empresariar, Cícero Rocha, levanta questões sobre sucessão e ensinamentos gerados no engajamento entre diferentes idades.
Essas e outras perspectivas de futuro sobre o tema são apresentadas ao longo da leitura da oitava edição que promete surpreender e instigar os seus leitores com dados e experiências de profissionais que são destaque no nosso meio.
“A expectativa é que o nosso leitor finalize a leitura mais rico em conhecimentos e quebrando os estereótipos que se têm sobre os profissionais 50+ dentro do mercado. A ideia é destacar que nunca é tarde demais para aprender e se reinventar”, finaliza
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