Inovação

9 Novidades no Instagram: Erikson Nascimento, CEO da iHub, comenta recursos lançados pela plataforma

Por Redação

09/11/2022 16h53

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O Instagram está entre as plataformas de mídia social mais influentes do planeta. Com mais de 1.2 bilhão de usuários – sendo 95 milhões de brasileiros –, a rede já passou por inúmeras atualizações e sempre traz novas funcionalidades. Para profissionais de marketing, social media ou interessados que utilizam a plataforma no seu dia a dia, é um grande desafio acompanhar todas as novidades do Instagram.

 

A plataforma lançou, nas últimas semanas, mais uma série de funcionalidades para os usuários. Desta vez, a rede social decidiu concentrar as novidades na criação de Reels (vídeos) e no agendamento de posts. Segundo a assessoria de imprensa do Instagram, todas as funcionalidades já estão disponíveis no Brasil.

 

Erikson Nascimento é consultor de marketing com 12 anos de experiência. É CEO da iHub Marketing, empresa especializada em marketing digital e Branding, e a pedido do Nosso Meio, comentou as principais novas funcionalidades da plataforma.  

 

 

– Programar Post no App:

O agendamento no aplicativo do Instagram está sendo implementado para contas comerciais e de criadores de conteúdo. Você pode agendar postagens de Reels, fotos e carrosséis com até 75 dias de antecedência no aplicativo. 

 

 

“Essa novidade está entre uma das funções mais aguardadas por usuários da plataforma, principalmente criadores de conteúdos e empresas. A possibilidade de agendar post e Stories já era possível através do Estúdio de Criação do Facebook, mas o Instagram levando essa funcionalidade para o App acaba agilizando muito o Workflow do criador de conteúdo no dia a dia.” 

 

– Portfólio (Media Kit):

Criadores de conteúdo agora terão a possibilidade de configurar em seu perfil uma amostra de seu portfólio como influenciador. Com um portfólio, os criadores podem compartilhar uma visão geral de quem são, destacar conteúdos e trabalhos com marcas anteriores.

 

 

“Em julho, o Instagram começou a testar esse recurso que eles chamaram de Creator Marketplace (mercado de criadores) como local oficial para marcas e criadores se conectarem e formarem parcerias. Esse recurso inicialmente vem sendo testado nos EUA, e é só uma questão de tempo até que esse recurso se expanda para novos países.”

 

– Assinatura para criadores:

Assinaturas para compartilhar conteúdo exclusivo. O instagram vem testando nos EUA e em alguns outros países a opção de assinaturas nos perfis. Isso significa que os criadores de conteúdo poderão monetizar conteúdos exclusivos para quem pagar sua assinatura.

 

 

“Cada vez mais o Instagram vem entendendo a importância de munir o criador de conteúdo de ferramentas que possibilitem que ele desenvolva bons conteúdos e possa monetizar o seu trabalho. A plataforma vem cada vez mais trabalhando para aumentar o tempo de tela do usuário, coisa que o Tiktok vem se destacando. Então a melhor forma que o Instagram vem fazendo é priorizar os conteúdos dos Reels para bater de frente com o Tiktok. Eles também começaram a entender que além de disponibilizar ótimas ferramentas para criadores de conteúdo, também é importante a possibilidade da monetização dos conteúdos produzidos pelos criadores.”

 

– NFTs na plataforma:

O Instagram vem avançando na implementação de NFTs. Em breve usuários poderão criar, comprar e vender colecionáveis digitais diretamente do App, começando com a empresa Polygon. E novas integrações com OpenSea, Solana e Phantom Wallet. 

 

 

“Nos últimos meses muito se falou sobre várias redes sociais estudando como implementar as NFTs na plataforma, o Twitter por exemplo vem crescendo a passos largos para se tornar a rede social de referência quando alguém pensar em NFTs. A possibilidade do usuário poder criar, comprar e vender diretamente do App, mostra que o Instagram não quer ficar para trás dessa novidade. Até porque onde tem dinheiro envolvido o Tio Zuckerberg corre rápido para aquele lado. A pressão por parte dos investidores vem se tornando frequente para aumento do faturamento da Meta.”

 

 

– Compras durante Live:

Agora será possível adquirir produtos durante uma live do instagram, atráves da loja integrada ao e-commerce da marca.

“A Meta sempre deixou claro que o futuro da empresa é unificar o máximo possível todas as suas plataformas (Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger), de forma que usuário possa dar continuidade ao que está fazendo, independente de onde ele esteja. O Facebook anunciou a possibilidade de compras durante as lives do Facebook e Instagram através da integração do e-commerce da marca. A Meta iniciou os testes em maio de 2020 com algumas marcas e agora esses estão se preparando para liberação gradual do recurso. Essa novidade é excelente para pequenos negócios e até mesmo grandes marcas. No futuro a Meta pretende levar essa experiência completa através de todas as suas plataformas, para que o usuário possa escolher o produto, tirar suas dúvidas através de um mensageiro e já fechar o pagamento através do próprio Facebook, Instagram ou WhatsApp Pay.”

 

Conquistas de Reels:

O Instagram vem testando com um pequeno grupo de usuários as conquistas do Reels, elas incentivam o criador a experimentar diferentes recursos do Reels para alcançar metas que desbloqueiam conquistas. 

 

“As conquistas vêm para ajudar a entender melhor se o conteúdo consegue performar bem na plataforma. Essa gamificação é interessante para dar um caminho, mesmo que básico, de quais recursos o criador pode usufruir para que o seu conteúdo tenha um alcance melhor. Nas conquistas é notório que quanto mais recursos nativos você utilizar da plataforma, mais relevância ou alcance o seu conteúdo vai ter. Isso prova aquele ponto que quando o Instagram cria um recurso ele quer que usuário utilize, então quem faz uso, o Instagram tende a entregar o conteúdo para mais pessoas. Isso mostra que o Instagram está deixando claro para os usuários que o foco da plataforma agora é Reels.”

 

Novo Layout no Desktop:

O Instagram vem apostando em redesign do site para usuários que acessam pelo computador. Além de um novo visual, o instagram também se preocupou em otimizar a velocidade de navegação desse novo layout.

 

 

“O Instagram é conhecido por testar vários layouts e recursos para diferentes usuários, inclusive com testes bem restritos muitas vezes a países ou pequenos grupos. Mas no desktop até há um tempo atrás isso não era muito comum. Além da mudança visual, o Instagram trabalhou na otimização da velocidade do carregamento de conteúdos da plataforma. Os primeiros sinais que o Instagram estava investindo em novas funcionalidades da Web foi quando eles liberaram a opção do usuário publicar conteúdos direto do navegador, inclusive esse recurso foi comemorado por muitos. Essa novidade além de bem-vinda, mostra a preocupação mais uma vez do Instagram frente ao Tiktok, que trabalha bem a otimização e navegação da rede no Destkop. Pode ser uma preparação também para as compras online através das Lives que citamos mais acima.”  

 

Grupos como Perfis:

O Instagram vem testando no Cadadá uma nova abordagem para os grupos dentro do instagram, ele vão passar a ter uma página, como se fosse um perfil. Com a possibilidade do usuário entrar no grupo e compartilhar o link do mesmo.

 

 

“Se tem uma coisa que o Meta pode se gabar é sobre o crescimento dos grupos no início do Facebook. Foram eles que reuniram diversos usuários ajudando o crescimento da plataforma. Não é à toa que os grupos do WhatsApp também são muito fortes. Essa nova abordagem vem sendo testada no Canadá e usuários parecem estar gostando da funcionalidade. Os grupos agora terão uma espécie de perfil, para que você possa compartilhar o link do grupo e o usuário solicite a entrada. Será possível criar grupos públicos ou privados, convidar ou adicionar usuários. Aprovar posts, antes de serem publicados. A possibilidade do grupo ser pesquisável na barra de busca do Instagram, aumenta ainda mais a possibilidade de adoção por parte dos usuários, tendo em vista que os grupos agora serão buscáveis.”

 

– BeReal no Instagram (Glimpse):

Pelo que parece o Instagram está trabalhando numa “cópia” do BeReal, entitulado de Glimpse. O BeReal tem a proposta de ser apenas um post diário e envia uma notificação em massa, em um horário aleatório, para que os usuários registrem e compartilhem com os seus amigos o que estão fazendo naquele instante.

 

 

“Não é novidade para ninguém que o Instagram é uma máquina de copiar a concorrência. Foi assim com os recursos mais conhecidos hoje, Stories (Snapchat) e os Reels (Tiktok). E pelo que parece o Instagram quer aumentar sua prateleira de cópias. O Leaker e Desenvolvedor Alessandro Paluzzi, através de uma engenharia reversa conseguiu ter acesso a interface que o Instagram vem testando o novo recurso. É possível analisar que o Instagram irá adotar a mesma dinâmica da Rede Social BeReal. Diferente dos Stories, O BeReal só é possível visualizar os conteúdos dos seus amigos caso você venha a publicar algo também, e tem que ser um conteúdo em tempo real. Não é possível subir da sua galeria de fotos do celular. O Instagram também está trabalhando da mesma forma. Pensando como estratégia de negócio, o O BeReal do Instagram pode ser uma grande ferramenta para marcas trabalhar a curiosidade dos seus seguidores. Tendo em vista que o usuário precisa criar um conteúdo para visualizar os demais conteúdos da sua Timeline. As marcas podem fazer sinergia dos recursos do Instagram, e despertar a curiosidade do usuário. Como por exemplo, anunciar nos Stories sobre o conteúdo exclusivo que está no Glimpse, onde lá encontra-se um cupom de desconto ou quem sabe até fazer um Pré-Lançamento de um produto antes de soltar no Feed.”