Estudo revela que o tempo gasto em processos operacionais impede que o setor atue de forma estratégica; automação surge como solução para resgatar o foco humano e a eficiência
O setor de Recursos Humanos no Brasil enfrenta um paradoxo crítico: ao mesmo tempo em que a retenção de talentos é o maior desafio para 75% das organizações, a rotina das equipes é drenada por processos manuais de baixo valor agregado.
Segundo a pesquisa HR Strategy 2025, realizada pela LG lugar de gente em parceria com a Mercer, a transformação digital é vista por 91% das lideranças como o caminho para elevar a eficiência operacional, mas a burocracia ainda é o principal obstáculo para um RH verdadeiramente estratégico.
A tendência para o próximo ano é a busca pela interoperabilidade total, eliminando silos entre a administração e o desenvolvimento de pessoas. Segundo Danilo Camapum, superintendente de gente e gestão da LG lugar de gente, as empresas têm buscado soluções tecnológicas para facilitar e fortalecer os trabalhos dos setores de RH, como a adesão softwares desenvolvido para a otimização de tempo operacional.
“É impossível falar em RH estratégico quando tarefas repetitivas consomem a maior parte da agenda do time. O resgate desse tempo não é apenas uma métrica de eficiência, é o que permite ao gestor olhar para o desenvolvimento e o bem-estar com a profundidade necessária”, ressalta Danilo.
