Responsabilidade

99 reduz em 41% casos de assédio durante corridas em todo o País

Por Redação

09/11/2023 09h39

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Em parceria com Delegacias de Defesa da Mulher, todo o time de segurança da empresa, dedicado ao atendimento e acolhimento de usuários, passou por treinamento

O aplicativo 99 registrou queda de 41%, de casos de assédio, por milhão de corridas, em todo o País, no comparativo entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo período de 2022. De acordo com a empresa, a redução é resultado da  ampliação de iniciativas voltadas à  segurança na plataforma e o fortalecimento de medidas com foco na segurança das usuárias da plataforma. 

Os principais estados do país também registraram diminuição dos incidentes envolvendo assédio, importunação e violência sexual, sendo São Paulo, com 40%; Rio de Janeiro, com 48% e Rio Grande do Sul, a diminuição chegou a 49% (dados por milhão de corridas).

Dentre as iniciativas, a companhia realiza investimentos no desenvolvimento e implementação de recursos de segurança de alta tecnologia, como inteligências artificiais que atuam antes, durante e depois da corrida, que adicionam camadas de proteção, caso identifiquem potenciais riscos à vulnerabilidade do usuário. 

Somente em 2022, foram realizadas mais de 40 mil corridas com o cupom ‘delegaciamulher’ no aplicativo da 99. O voucher oferece desconto para corridas até uma Delegacia da Defesa da Mulher (DDMs), para todas  aquelas que necessitarem de atendimento das autoridades. 

Em parceria com o Projeto Justiceiras, o aplicativo disponibiliza por meio de um botão no app 99, o direcionamento às vítimas de violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial ao Projeto Justiceiras, que consiste em uma rede de acolhimento, apoio e orientação de forma gratuita e online. 

Agora em 2023, a 99 participou ativamente em fóruns com autoridades públicas de defesa e proteção à mulher em apoio ao combate à violência contra a Mulher. Em parceria com as Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, todo o time de atendimento de segurança da empresa recebeu treinamento realizado pela Dra. Jamila Ferrari, Coordenadora geral das Delegacias de Defesa da Mulher de SP,  para aprimorar o acolhimento humanizado às vítimas de violência e abuso, bem como orientar sobre as políticas públicas disponíveis para o enfrentamento desse tipo de crime. 

“A 99 tem como compromisso oferecer uma opção de mobilidade acessível e segura para todos usuários – motoristas, motociclistas e passageiros -, em especial às mulheres, além de ter um engajamento genuíno no combate à violência de gênero, tanto na plataforma quanto na sociedade. A  realização de treinamentos em parceria com as DDM’s é essencial para acolher adequadamente e aprimorar a ajuda oferecida às mulheres em situações de risco”, destaca Tatiana Scatena, diretora de segurança da 99