A Diretora Global de Diversidade e Inclusão do Nubank, Helena Bertho, destacou em sua participação na Gramado Summit 2023, a percepção de que os consumidores não estão mais atrás dos lucros das empresas, mas do quanto elas contribuem e influenciam a sociedade. A diretora ressaltou também a importância de trabalhar com a inovação, atrelada à diversidade e inclusão de todas as diferenças existentes.
Sua fala é iniciada contando um pouco sobre a importância de discussões pertinentes dentro das organizações. Helena aproveitou para contar sobre a ideia que teve de adaptar a figura do Papai Noel ao perfil brasileiro, em uma das campanhas que fez ao longo de sua trajetória.
A diretora conta que houveram muitos questionamentos relacionados a cor e a caracterização do personagem, mas que sabia o impacto que aquela construção iria trazer, pois estava alinhado com a busca por conexões reais com os consumidores.
“Resultado disso aqui, o maior engajamento de marca dos últimos cinco anos da empresa, trend topics no twitter, abriu uma conversa que a gente nem esperava. É sobre inovação, sobre novas ideias, mas também é sobre resultado”, afirma.
Dando sequência em sua fala sobre inovação, Helena se apresenta para o público, conta um pouco de suas conquistas e do que a move dentro desse mercado: sua família.
“Falar sobre inovação é falar sobre nossas próprias histórias”, afirma.
Ela complementa dizendo que a inovação precisa de pluralidade e diversidade, perspectivas diferentes.
“Falar de inovação pra mim, é falar sobre pessoas, porque não existe nada mais inovador pra mim do que um humano”, ressalta.
Bertho continua sua palestra sobre a importância de perceber as pessoas que cercam o seu negócio, tanto aquelas que trabalham nele, quanto as que consomem, afinal mesmo que ambas saiam do universo da marca, elas continuam sendo pessoas e extensões de suas experiências.
Ela complementa trazendo alguns dados sobre desigualdade e a importância de inovar pensando na pluralidade de pessoas que rodeiam a marca, além de ressaltar como a tecnologia é um meio de aproximação.
“A gente precisa ter um time plural. Se a gente chega numa mesa e está todo mundo concordando, tem alguma coisa errada. Precisamos ter resultados, criatividade e impacto positivo para a sociedade. Pensar em qual impacto a sua organização está gerando, onde vem toda uma agenda de ESG e de diversidade. Não é sobre mimimi, não é sobre lacração, não é sobre contratar quem não tem competência só para ter no time pessoas diversas,não é sobre isso, a gente tá discutindo sobre uma estrutura que não proveu acesso”, destaca a diretora.
A Gramado Summit é o maior brainstorming da América Latina. Uma verdadeira imersão no ecossistema de inovação. São sete palcos de conteúdo simultâneos, com mais de 200 palestrantes. Além das áreas de conteúdo, o evento possui uma das melhores feiras de negócios do país, com mais de 500 expositores e centenas de investidores.
Helena Bertho
Diretora Global de Diversidade e Inclusão Nubank
Profissional de comunicação com mais de 15 anos de experiência, líder de marca, Inovação, Marketing, pesquisa & insights, Relações Públicas e Diversidade.