A concorrência mudou e o inimigo agora é outro

Por Redação

04/09/2025 14h55

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O cirurgião plástico concorre com o tempo que a paciente tem disponível: realizar uma cirurgia ou viajar de férias com a família? O barzinho bacana da vez concorre com os problemas de depressão e as crises de saúde mental que têm isolado a muitos de nós. A indústria de bebidas alcoólicas tem concorrido com um movimento de saudabilidade e wellness que só cresce.

A indústria de alimentos concorre com as canetinhas emagrecedoras à base de GLP-1, que estão mudando o apetite de milhares de brasileiros e da sociedade no mundo todo. Segundo pesquisa recente da Galunion sobre alimentação, 62% dos entrevistados que já fizeram uso das canetinhas afirmaram que o apetite diminuiu bastante e 55% que perderam a vontade por doces e frituras. E nem vou aqui mencionar as apostas e jogos online.

Compartilharemos aqui, na nossa Marketar de setembro, algumas variáveis que podem impactar na compreensão sobre a ambiência e as oportunidades de consumo em que a sua marca, produto ou serviço estão inseridos:

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1. A importância de segmentar corretamente

De todas as perguntas que o marketing faz ao desenhar uma  estratégia, eu apostaria que o questionamento que carrega a variável “quem?” nunca teve tanto peso como agora. A complexidade de compreender todos os “quems” envolvidos na cadeia de valor do negócio têm sido mais desafiadora do que trabalharmos com o mercado.

Quem, de fato, compra? Quem, de fato, influencia na decisão? Quem, de fato, utiliza o meu produto ou do meu serviço e por que o faz? Quando não compra de mim, compra de quem? Para fazer uso da palavra da moda, muitas camadas de “quem”, numa visão hiper granularizada.

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2. Pé na pendência, cabeça na tendência

As locadoras de filmes, os primeiros fabricantes de aparelhos celulares e de tantos outros produtos que ficaram no passado e se tornaram obsoletos muito provavelmente estavam sendo guiados por times que apenas rodavam o dia a dia, administrando as rotinas de seus negócios.

A rotina é importante, mas não pode nos cegar. Precisamos estar em presença no hoje, girando o PDCA nosso de cada dia. Entretanto, a cabeça também deve pensar mais lá na frente, um pouco ou um tanto adiante, a depender do segmento em que você atua com uns mais sensíveis à inovação, outros menos, mas sempre um passo à frente, para que o negócio esteja pronto quando o cenário virar.

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3. Trabalhar mix será sempre uma boa ação

O mercado é vivo, movido pelo comportamento do consumidor, que muda numa velocidade nunca antes vivida por nenhuma das gerações que formam a pirâmide de consumo atual. Não há certezas ou verdades absolutas quanto ao que é valor para o cliente. O que é valor hoje, pode já não ser amanhã. Desse modo, diversificar o seu mix, seja ele de produto ou serviço, pode ser de grande valia para o  negócio, tanto nos vales, quando o ambiente estiver desafiador,  quanto nos picos, quando uma boa oportunidade surgir. 

Aumentar a oferta, expandir o leque de atuação e desconcentrar o faturamento vai conceder a você alguma estabilidade, e assim você irá dispor de tempo para melhor observar, antever e surfar bem no  mercado.

Camila Coutinho
Consultora em Estratégia, Marketing e Branding e Fundadora da Nexum Mkt e Resultados
Camila Coutinho é Mestre em Administração com ênfase em Mercado, Estratégia e Finanças, especialista em Marketing, professora da Pós-Unifor e apaixonada pelo mercado, por gente e por resultados. Cursou Estrategic Business na Columbia University (NY) e atua há 24 anos no mercado, nas áreas Comercial e Marketing, entregando resultados positivos na última linha, em empresas de pequeno, médio e grande porte dos setores da Indústria, Serviços e Varejo.