O cirurgião plástico concorre com o tempo que a paciente tem disponível: realizar uma cirurgia ou viajar de férias com a família? O barzinho bacana da vez concorre com os problemas de depressão e as crises de saúde mental que têm isolado a muitos de nós. A indústria de bebidas alcoólicas tem concorrido com um movimento de saudabilidade e wellness que só cresce.
A indústria de alimentos concorre com as canetinhas emagrecedoras à base de GLP-1, que estão mudando o apetite de milhares de brasileiros e da sociedade no mundo todo. Segundo pesquisa recente da Galunion sobre alimentação, 62% dos entrevistados que já fizeram uso das canetinhas afirmaram que o apetite diminuiu bastante e 55% que perderam a vontade por doces e frituras. E nem vou aqui mencionar as apostas e jogos online.
Compartilharemos aqui, na nossa Marketar de setembro, algumas variáveis que podem impactar na compreensão sobre a ambiência e as oportunidades de consumo em que a sua marca, produto ou serviço estão inseridos:
1. A importância de segmentar corretamente
De todas as perguntas que o marketing faz ao desenhar uma estratégia, eu apostaria que o questionamento que carrega a variável “quem?” nunca teve tanto peso como agora. A complexidade de compreender todos os “quems” envolvidos na cadeia de valor do negócio têm sido mais desafiadora do que trabalharmos com o mercado.
Quem, de fato, compra? Quem, de fato, influencia na decisão? Quem, de fato, utiliza o meu produto ou do meu serviço e por que o faz? Quando não compra de mim, compra de quem? Para fazer uso da palavra da moda, muitas camadas de “quem”, numa visão hiper granularizada.
2. Pé na pendência, cabeça na tendência
As locadoras de filmes, os primeiros fabricantes de aparelhos celulares e de tantos outros produtos que ficaram no passado e se tornaram obsoletos muito provavelmente estavam sendo guiados por times que apenas rodavam o dia a dia, administrando as rotinas de seus negócios.
A rotina é importante, mas não pode nos cegar. Precisamos estar em presença no hoje, girando o PDCA nosso de cada dia. Entretanto, a cabeça também deve pensar mais lá na frente, um pouco ou um tanto adiante, a depender do segmento em que você atua com uns mais sensíveis à inovação, outros menos, mas sempre um passo à frente, para que o negócio esteja pronto quando o cenário virar.
3. Trabalhar mix será sempre uma boa ação
O mercado é vivo, movido pelo comportamento do consumidor, que muda numa velocidade nunca antes vivida por nenhuma das gerações que formam a pirâmide de consumo atual. Não há certezas ou verdades absolutas quanto ao que é valor para o cliente. O que é valor hoje, pode já não ser amanhã. Desse modo, diversificar o seu mix, seja ele de produto ou serviço, pode ser de grande valia para o negócio, tanto nos vales, quando o ambiente estiver desafiador, quanto nos picos, quando uma boa oportunidade surgir.
Aumentar a oferta, expandir o leque de atuação e desconcentrar o faturamento vai conceder a você alguma estabilidade, e assim você irá dispor de tempo para melhor observar, antever e surfar bem no mercado.