NM2B

A constante transformação do mercado e as estratégias para compra de mídia, segundo Luciana Schwartz

Por Redação

29/08/2023 10h39

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A consultora operacional do Grupo de Mídia de São Paulo apresentou uma analise sobre a produção de midia no Brasil

Luciana Schwartz trouxe ao NM2B 2023 um panorama sobre a compra de mídia no Brasil. O Grupo de Mídia de São Paulo, onde Luciana é consultora operacional, apresentou a nova versão do Anuário Mídia Dados Brasil, que aos 35 anos de existência foi aprimorado e passa a ter formato nativo integralmente digital. 

O anuário contém informações que representam um panorama da evolução da mídia e de seus canais de contato com os consumidores, consolidando-se como um relatório fundamental para a indústria brasileira da comunicação. 

Segundo Luciana, a publicação se propõe a guiar as decisões do mercado sobre consumo de mídia pela audiência, o desempenho de cada meio e as tendências que têm orientado o comportamento dos consumidores.

“O Mídia Dados vem com a maior atualização de toda a sua existência. Além do formato nativo digital, ele foi acrescido assuntos relevantes na mídia de hoje. O universo digital teve forte impacto na nossa atividade, a dinâmica de compra, operação e estratégia mudou drasticamente com o advento das mídias digitais, e a nova versão do Mídia Dados cobre pontos importantes”, afirma. 

Com suas experiências em diversos setores da cadeia de comunicação, como portais, agências e veículos, Luciana afirma que os diversos canais e formatos digitais seguem em evolução. Segundo a palestrante, o digital continua crescendo e mantendo a liderança na audiência. 

“Depois da pandemia de Covid, o digital teve aumento de dois pontos percentuais: 91% ante 89% no ano anterior, seguido do Out Of Home com 88% e a TV aberta com 72%”, comenta. 

A televisão aberta deteve o maior investimento publicitário na base do Cenp. E o digital segue como 2º meio e com crescimento. 

Quando o assunto é podcast, os números são gigantes. 46,3 milhões de brasileiros com mais de 18 anos são ouvintes de podcast, pelo menos 1 vez por mês. E a maior parte dos que consomem podcast (59%) se lembra de ter visto algum anúncio publicitário em podcast. 

“A pandemia também acelerou a produção de podcasts no Brasil. Em 2019 já tínhamos alguns veículos que faziam esse tipo de produção, mas pós pandemia, o número aumentou! O número de ouvintes no Brasil cresceu +73% desde 2016, e hoje é um fenômeno consolidado”, afirma Luciana. 

Assim como nas redes sociais, hoje os consumidores preferem uma recomendação de um influenciador conhecido, que em tese, tem credibilidade para influenciá-lo no processo de compra. Geração Z é a que mais considera influenciadores entre as suas principais fontes para decisões de compra.

“Os internautas que seguem influenciadores digitais nas redes sociais são os que mais gostam de acompanhar e interagir com os tipos dos conteúdos gerados pelos influenciadores, que são os conteúdos rápidos de vídeos curtos, seguido de stories”, cita. 

Sobre o impacto da mídia Out Of Home, Luciana Schwartz afirma que o formato ainda é a aposta. O meio está se tornando cada vez mais programático, e só em São Paulo, são quase 20 empresas que atuam na área. 

Logo no início da maior pandemia do século 21, o OOH foi essencial como canal de informação, através de mensagens diretas e simplificadas nos mobiliários urbanos, alertando a população sobre como se prevenir e evitar o contágio da Covid-19. 

“A Mídia OOH Também foi um importante veículo de homenagens aos heróis da crise e de combate às fake news. Sem contar os exemplos que trouxe mundo afora de mensagens criativas e inusitadas com o intuito de chamar a atenção daqueles que precisavam sair de casa”, lembrou. 

Diante desse cenário em constante transformação, Luciana afirma que é essencial que os profissionais de mídia acompanhem de perto as mudanças na audiência e busquem fontes confiáveis de dados para embasar suas estratégias e tomadas de decisão no mercado da mídia.

“O acesso a informações precisas e atualizadas é de extrema importância para profissionais de mídia e áreas relacionadas. E conhecer o ecossistema de tecnologia que está intrínseco a área de marketing e comunicação é imprescindível para evolução”, completa. 

Luciana Schwartz

É Diretora Executiva da Associação de Profissionais de Propaganda (@appbrasil) e consultora da Contato Brasil. Possui passagens por grandes agências do país como VML, Wunderman, Y&R, AlmapBBDO, NeogamaBBH e Peralta, liderando a área de mídia on e off line. Também atuou como COO e VP de Mercado do Portal IG e foi responsável pela implantação da empresa de mídia exterior ELOOH no mercado de São Paulo.

NM2B 2023:

Os dias 23 e 24 de agosto já estão marcados por uma programação cheia de conhecimento e insights provocados pelo encontro de alta gestão e criatividade, o Nosso Meio to Business, que acontecerá na Torre Norte do BS Design. A segunda edição do evento traz grandes nomes do mercado nacional para dentro de dois auditórios que serão movimentados simultaneamente, além de salas de mentorias para acompanhamento individual dos ingressantes.