A educação é uma ferramenta de transformação, que além de ser um instrumento de desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências, ela é capaz de abrir novos horizontes em nossas vidas, criar conexões, nos dar acessos a comunidades e grupos sociais e intelectuais, assim como pavimenta caminhos para oportunidades de negócios e de carreira.
Quando falamos em educação, não nos referimos a apenas a aprendizagem formal, àquela que se dá por meio tradicional via cursos, livros e palestras. Falamos também das lições de vida, das experiências às quais somos expostos, experiências essas que são fartas em ambientes de negócios, inovação e empreendedorismo. Experimentar, explorar, compartilhar e colocar ideias em prática são ações essenciais para o aprendizado e são a base da sociedade contemporânea, cada vez mais dinâmica e conectada.
Organizações e empresas familiares, por sua vez, são grandes celeiros educacionais, pois oferecem, frequentemente, oportunidades práticas de desenvolvimento para seus membros familiares. Além disso, elas possuem dois incrementos de complexidade, sendo eles: profundidade do autoconhecimento, dada a necessidade de lapidação dos valores individuais e familiares e temporalidade, o que amplia o espectro de tempo dos impactos das ações, colocando-as sob uma perspectiva de longo prazo, uma vez que tais organizações são longevas e atravessam gerações.
Dentro deste contexto, estamos diante de um cenário onde, cada vez mais, a educação proporciona mais do que conhecimento, proporciona conexões profundas e relacionamentos de longo prazo, que juntos, se tornam catalisadores de oportunidades e de desenvolvimento pessoal, social e empresarial.
Para apoiar essa reflexão, nós, da Cambridge Family Enterprise Group, reunimos algumas perguntas que podem inspirá-los a explorar e potencializar o aprendizado:
- Se você pudesse resumir cinco grandes tópicos, seus aprendizados pessoais ou profissionais nos últimos cinco anos, quais seriam?
- Com que pessoas, grupos e comunidades você interagiu nesses cinco anos? Com quais destas pessoas você teria interesse em se manter conectado e conhecer melhor sobre sua trajetória?
- Quais dos desafios enfrentados até aqui você gostaria de compartilhar com outras pessoas?
Lembre-se que o conteúdo também se gera a partir da escuta e valorização das histórias e dos aprendizados de outras pessoas e organizações. Agora é a sua vez de refletir: o que e com quem você gostaria de aprender e o que e com quem você gostaria de poder compartilhar neste ano?
Autores:
Halina Matos – Senior Advisor da Cambridge Family Enterprise Group (CFEG)
Fabio Salaorni – Consultor Sênior da Cambridge Family Enterprise Group.