Artigos

A estratégia que leva a ideia ao sucesso de uma campanha

Por Redação

02/12/2025 15h23

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Por Ana Luiza Ramalho, diretora de marketing do Grupo São Luiz

A entrega de uma grande campanha passa, antes de tudo, por estratégia. Nos negócios, o olhar certo para as datas que movimentam o comércio são um grande trunfo na busca por resultados de grande impacto. Mas, antes das divulgações que acompanhamos em todos os canais, existe o trabalho feito nos bastidores que dita o resultado positivo ao final do projeto. 

Como exemplo, cito a Black Friday, que ao longo das décadas foi amadurecendo no mercado brasileiro e hoje é uma das campanhas mais aguardadas, pelas marcas e pelos consumidores. Mas, será que é só sobre preço? Muito além dos percentuais agressivos, a data nos desafia a entregar uma ação que tenha valor para o cliente. 

Nesse contexto, a experiência do cliente é a grande virada de chave, e isso começa com planejamento. Uma estratégia bem-sucedida depende do entendimento profundo das necessidades e comportamentos do público. Como ele compra? O que ele valoriza? O que a oferta precisa entregar? 

Quando somos capazes de responder essas perguntas, conseguimos desenvolver campanhas que conversem diretamente com o público, personalizando nossas ações e mostrando que, de fato, conseguimos entregar algo significativo que fica marcado na memória. 

Como desenhar essa estratégia? Com o alinhamento entre toda a equipe interna. O resultado final não depende só do marketing, do comercial ou de quem está na ponta do atendimento ao cliente. O resultado depende da sintonia entre todos os envolvidos. Cada ponto de contato com o cliente, seja no ambiente físico ou digital, deve refletir a proposta de valor pensada para a ação.

Por isso, é importante saber que a meta não é batida no momento da compra, ela é alcançada em cada construção que o time faz junto, com comunicação eficiente, objetivos compartilhados e treinamentos específicos para que todos vivenciem a campanha. 

De maneira prática, precisamos também analisar dados em tempo real para entender a performance e os ajustes necessários. Além disso, cada campanha anterior é um ensinamento. Entregou uma campanha? Analise os pontos fortes e as melhorias que precisam ser feitas para o ano seguinte. A exemplo da Black Friday, posso dizer que os resultados que colhemos hoje são parte de uma construção que fizemos ao longo dos anos, campanha após campanha. 

Um conselho que posso deixar para o início de tudo é a importância de conhecer a sua marca. A Black Friday e outras datas estratégicas no calendário do varejo são mais do que uma chance de impulsionar vendas. Elas representam a oportunidade de posicionar a marca como uma referência em inovação e experiência. Com boas ideias, planejamento adequado, criatividade e foco no cliente, o sucesso deixa de ser um objetivo e se torna uma consequência natural.