“A gente investe tanto em comunicação, mas o cliente ainda prefere a marca da concorrência”. Por que será?

Por Redação

23/09/2024 10h01

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Outro dia, ouvi essa fala: “A gente investe tanto em comunicação, mas o cliente ainda prefere à marca da concorrência”. Como ela favorece um aprendizado importante, fiz questão de trazê-la para você aqui. Eu tenho certeza que a pessoa que falou sabe que só a comunicação não resolve e que é preciso proporcionar ao cliente uma experiência encantadora, um relacionamento, por meio de uma marca forte que gere valor.

Todavia, no dia a dia, é comum ficamos tão vislumbrados com a comunicação, por ser mais “tangível”, que nos “seguramos nela” como a salvadora de todos os nossos problemas mercadológicos.

A comunicação é imprescindível no desenvolvimento de marcas valorosas, mas ela é a “ponta do iceberg”. Eu diria até que, se você não conseguir gerar uma experiência positiva no seu cliente, é melhor até não investir em comunicação. A comunicação irá gerar demanda por sua marca e essa demanda será frustrada, ficará insatisfeita, porque a experiência não será boa. Será o famoso “tiro no pé”. O pior de tudo é que, além do cliente ficar insatisfeito, ele ainda irá comentar essa experiência ruim por ai.

Então, antes de partir para as estratégias de comunicação, “arrume a casa”, defina suas estratégias de negócios e de marca, tenha um propósito autêntico, organize os seus processos, capacite a sua equipe, estruture o seu produto ou serviço com capacidade de entregar valor real, para só então comunicar.

Não adianta tentar encurtar o caminho, pois, no final das contas, o que fica para o consumidor é o quanto a marca é relevante e se conecta emocionalmente com ele, construindo confiança por meio da coerência entre discurso e prática. Logo, o que a comunicação traz no discurso é preciso ser entregue para o consumidor. Isso é o básico.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.