As marcas enxergaram a oportunidade de construir um relacionamento com os pais millenials ao romper com a idealização da figura paterna
A visão tradicional da paternidade está mudando globalmente. Ampliação das mulheres no mercado de trabalho, mais famílias monoparentais e do mesmo sexo, alteração do papel dos homens na vida doméstica, mergulho no universo digital. Essas são algumas das transformações que impactam a estrutura da família e a identidade do pai moderno nos lares por todo mundo. E se as pessoas mudam, a comunicação acompanha o ritmo das novas tendências de consumo.
Para o Dia dos Pais em 2021, as marcas devem desenvolver estratégias de marketing que traduzam a autenticidade da vida familiar da geração Millenial (nascidos a partir de 1980 até 1995). Sim, os millennials estão se tornando pais e a publicidade deve considerar essa evolução intergeracional. Os dois públicos que antes eram tratados como distintos – pais e geração milênio – agora compõem, juntos, uma persona mais complexa.
Os pais millennials sentem que não estão vivendo de acordo com as imagens idealizadas de paternidade nas redes sociais, é o que diz Shula Sinclair, chefe global de estratégia da Spark Foundry em artigo exclusivo para o WARC, serviço global de inteligência de marketing. Portanto, para qualquer marca direcionada a esse grupo, há uma oportunidade de construir um relacionamento por meio da humanização do pai, que não é perfeito nem um super herói, mas se esforça para equilibrar o papel paterno e o exercício da própria identidade e de seus valores.
Eles são consumidores exigentes, estão inseridos no mundo digital, dominam tecnologias, são conectados e multiplataforma, gostam de viver novas experiências e valorizam a criatividade e a flexibilidade na rotina. Na prática, as marcas já estão nutrindo esse posicionamento para o Dia dos Pais 2021. Exemplo disso é a Republic Paradise, empresa genuinamente cearense de moda resort para homens que trouxe em sua campanha o mote “o lugar perfeito para pais imperfeitos”. O filme foi produzido pela agência paulista Messs e traz a metalinguagem para conversar com o público. “Está cansado da rotina do dia a dia e só queria uns dias para relaxar em um lugar paradisíaco onde seus defeitos não têm vez? Venha para o resort Pairadise, o lugar perfeito para pais imperfeitos” é a mensagem que inicia a produção.
A Diretora de Marketing Amanda Picanço conta que a ideia de roteiro surgiu ainda no marketing interno da RP e ganhou forma na parceira Messs.
“O que inspira a nossa marca na hora de desenvolver produtos são histórias, pessoas e lugares. Temos o desafio de ser cada vez mais plural; por isso não reduzimos a narrativa para falar dos pais, mas de uma compreensão maior de afeto, relacionamento e construção de laços. Ele não é perfeito, porém merece ser celebrado exatamente pela sua individualidade”, ressalta.
O ponto alto da campanha é o investimento estratégico em mídia digital e de marketing de influência nas praças de Fortaleza, Recife e Salvador, além da ação de vendas “Compre e Ganhe”.
Como a paternidade está se tornando um desafio ainda maior, as marcas devem assumir a responsabilidade de entender as pressões, dificuldades e preocupações dessa geração. É uma chance de exercitar a empatia e lembrar os pais de que não existe certo ou errado de ser. Assim, seja por meio de orientação, informação, proporcionando um lugar de consolo ou criando iniciativas, as marcas podem estimular a autenticidade do pai moderno, livrando-o de amarras do passado.