Influência

A importância das embalagens para o sucesso da sua venda no e-commerce

Por Redação

03/02/2022 10h00

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Saiba mais como as embalagens influenciam na decisão de compra, fidelização e na publicidade orgânica 

 

Afinal, a primeira impressão é realmente a que fica? Sendo essa uma afirmação real, logo, o primeiro sentimento gerado ao receber seu produto também será marcante, concorda?

 

O poder gerado pelo “encantamento visual” é algo muito forte. Assim como muitos outros estímulos sensoriais influenciam diretamente na decisão de compra, é de suma importância a preocupação e dedicação no marketing da produção de uma embalagem.

 

A compra realizada em ambiente virtual vem ganhando mais força nos últimos anos e tornou-se um hábito do brasileiro. Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nas 27 capitais do país, revelou que 89% dos internautas realizam pelo menos uma compra online ao ano.

 

Para tornar essa experiência de e-commerce agradável  e rotineira é importante se atentar a pequenos detalhes que podem fazer muita diferença na fidelização do cliente. Pesquisas revelam que o consumidor utiliza a embalagem como um importante item de referência na avaliação e escolha dos produtos, segundo a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).

 

Alguns estudos revelam que um simples laço de fita pode transformar uma embalagem comum em um atrativo “presente” e isso possivelmente pode mudar o desempenho do produto.

 

Um exemplo são as sacolas de loja que foram objeto de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, na qual ficou evidenciado que elas são muito mais que um componente do custo da loja, mas também um poderoso instrumento de marketing. Esse fato pode ser comprovado pelo case da Kopenhagen, apresentado no livro “Design de Embalagem Curso Avançado”, onde um novo design da sacola gerou um aumento de 26% nas vendas.

 

Identificação

É necessário ir além, inovar, buscar todas as formas possíveis de gerar uma maior identificação com o cliente. Um exemplo simples e muito usado por pequenos empreendedores é personalizar o cartão de mensagem, utilizando além de uma mensagem simples e direta contendo o nome do cliente, também colocar uma fotografia dele.

 

Mimos

Os mimos são indispensáveis! Um brinde da loja, um cupom de desconto para a próxima compra ou até mesmo uma amostra de determinado produto que combina com o que ele acabou de adquirir. Acredite, isso fará bastante diferença e certamente irá gerar engajamento nas redes sociais, além de uma possível propaganda orgânica por meio de uma postagem em forma de agradecimento.

 

Responsabilidade social 

A prática de uma simples ação social, além de ser um dever básico, demonstra que sua marca entende e se compromete com a humanização dos processos. Realize uma campanha de doações com parte do valor que o cliente paga pela embalagem, fazer o bem é uma via de mão dupla.

 

Responsabilidade socioambiental 

A responsabilidade socioambiental é um compromisso que as empresas possuem com o meio em que estão inseridas. Dessa forma, as instituições se tornam encarregadas por adotarem postura de mercado ética e responsável, levando em conta os impactos sociais e ambientais que suas decisões podem acarretar.

 

Invista em embalagens recicláveis e biodegradáveis, pois além de viabilizar a transformação de materiais usados em produtos novos a serem reutilizados, também irá facilitar no processo de embalagens que poderão se decompor naturalmente. Tanto a reciclagem quanto a opção pelos produtos biodegradáveis são formas saudáveis e conscientes de se pensar no meio ambiente e nas futuras gerações.

 

Pensar além 

Ainda pensando no depois e no marketing orgânico, não economize na criatividade. Uma embalagem bonita e criativa pode se transformar em um objeto de uso pessoal ou até mesmo em lindas sacolas daquelas que a gente usa para carregar objetos por todos os lugares onde vamos. Reforçando, uma bela sacola poderá chamar a atenção dos olhares para a sua marca por onde ela passar.

 

Encante

A Amaro, e-commerce brasileiro de moda feminina, ganhou, em 2017, um prêmio por criar uma caixa exclusiva para envio de presentes. Nem todas as lojas virtuais oferecem esse diferencial e, por isso, a Amaro costuma estar na lista de cases de empresas que fidelizam clientes.