Influência

“A melhor publicidade é aquela que a gente tira da vida”, afirma Washington Olivetto no palco da Gramado Summit 2023

Por Redação

14/04/2023 16h02

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O segundo dia da Gramado Summit contou com a presença de um dos grandes nomes da publicidade brasileira, Washington Olivetto. Com o tema “Pandemia Criativa”, o publicitário conta como se reinventou durante o período e como pretende continuar inovando nos próximos anos. Após consolidar uma carreira de mais de 50 anos de trajetória, um dos grandes gênios das propagandas, não se cansou de aprender.

 

Olivetto dominou o Palco Atitus destacando principalmente a importância de se reinventar constantemente. Pontuou como a pandemia de covid-19 foi essencial para que se reinventasse. 2020 foi o ano em que decidiu descansar e se divertir,  mas foi surpreendido quando o mundo precisou se recolher por causa do vírus.

 

“Decidi que para não ficar maluco, eu iria me surpreender. Pensei: vou renovar minha vida inteirinha e fazer coisas que nunca fiz. Foi assim que surgiram os artigos que faço para o jornal O Globo a cada 15 dias e foi assim que surgiram os meus W/Casts”, relata.

 

O projeto foi um sucesso e inicia sua terceira temporada nesta sexta-feira (24) no Globoplay, disponível para todos os públicos. Grandes nomes do entretenimento e do cotidiano brasiliero foram entrevistados por Olivetto ao longo dos episódios, como Jorge Ben Jor, Pedro Bial, Malu Mader, Edson Celular e Lulu Santos. Nesta nova remessa de conversas entre amigos, alguns dos convidados são Martinho da Vila, Carmen Lúcia e Tereza Cristina. 

 

Desde os 18 anos, o publicitário trabalha com publicidade, e fala sobre a forma como os profissionais da criatividade devem estar cercados de universos diversos para que o novo seja criado. Apresentando comerciais produzidos por ele ou que ele admira, o publicitário mencionou como a relação com a cultura pop, que sempre acompanhou, foi fundamental para ele. 

 

“A melhor publicidade é aquela que a gente tira da vida, transforma em publicidade, e devolve para vida. Aquela que parece não ter um autor, parece que foi o próprio produto que fez. Para isso, o publicitário precisa se realimentar da cultura geral,não só da publicidade. Um dos grandes problemas dos maiores publicitários do mundo é que eles conversam com publicitários, são amigos de publicitários, casam com publicitários e aí eles fazem a publicidade que já foi feita, porque não contem vida”, afirma.

 

Sua nova criação foi um MBA, aprovado pelo MEC, que busca dar ao mercado uma nova perspectiva da publicidade sob seu olhar e o contexto atual. Além das aulas com o publicitário, o curso também será ministrado por professores acadêmicos e nomes importantes do cenário criativo no Brasil.

 

Durante a palestra, Olivetto faz um resumo de suas três primeiras aulas. mostra os seus cases de sucesso com grandes marcas como a Rider. Na época, a única marca de chinelos eram as havaianas. Para atrair os clientes, eles fizeram um comercial com releituras de músicas populares brasileiras, com o intuito de transformar o produto em algo que agrade a todos os públicos. Com o acúmulo de tantos sucessos, chegaram a fazer um disco com todas as músicas.

 

O publicitário fala que a segunda aula do seu MBA é composta por comerciais que ele gostaria de ter feito. Dentre eles, destaca que o mais marcante foi um produzido na Nova Zelândia, intitulado “Até a má notícia fica boa em uma fita”, que tinha como intuito fazer com que as pessoas gravassem as mensagem no lugar de escreverem. 

 

Finalmente, apresentou uma lista de anúncios que ele acha inteligente e que acha burro, e falou que sua terceira aula do MBA será para exemplificar que é possível fazer propaganda boa e ruim em todos os segmentos. 

 

A Gramado Summit é o maior brainstorming da América Latina. Uma verdadeira imersão no ecossistema de inovação. São sete palcos de conteúdo simultâneos, com mais de 200 palestrantes. Além das áreas de conteúdo, o evento possui uma das melhores feiras de negócios do país, com mais de 500 expositores e centenas de investidores.

 

Washington Olivetto
Sócio W/Cast, Fundador da W/GGK, da W/Brasil e da WMcCann. Único publicitário não anglo-saxão no Hall of Fame do One Club de New York e no Lifetime Achievement do Clio Awards.