Além da Inclusão dos Riscos Psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), haverá um fortalecimento na participação dos colaboradores para a criação de um ambiente mais colaborativo
A partir de maio de 2025, entram em vigor as novas diretrizes da NR-1 (Norma Regulamentadora nº 1) , que estabelece as diretrizes gerais sobre as condições e meio ambiente de trabalho no Brasil. Agora, a saúde mental passará a ser um pilar fundamental nas práticas de segurança e saúde no trabalho. Com isso, as empresas terão que se adaptar a essas novas exigências, implementando ações concretas para promover o bem-estar psicológico de seus colaboradores.
Carla Pinheiro, psicóloga e diretora-executiva da FASI Consultoria, afirma que “as novas exigências vão além da segurança física. As empresas precisam entender que a saúde mental é essencial para a produtividade e para a performance do colaborador. O bem estar e a felicidade impactam diretamente nisso. Criar ambientes de trabalho que respeitem e promovam o equilíbrio emocional é fundamental para o sucesso das organizações no futuro”.

A NR-1 foi criada em 1978, como parte da Regulamentação das Normas de Segurança e Saúde no Trabalho e desde então guiou as diretrizes gerais sobre a segurança e saúde no ambiente de trabalho no Brasil. Esse ano, além da Inclusão dos Riscos Psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), haverá um fortalecimento na participação dos colaboradores, com o intuito de criar um ambiente mais colaborativo e seguro.
Mariana Furtado, também diretora da FASI, afirma que NR-1 está transformando a forma como as empresas enxergam o papel do colaborador dentro do ambiente corporativo. “Com foco na saúde mental e na participação é possível ter um time mais forte e alinhado à cultura da empresa. Um colaborador bem cuidado, física e psicologicamente é um colaborador mais engajado. Todos tem a ganhar”, enfatiza.