O poder da relevância nordestina no mercado nacional foi apresentado para o público do MMA Impact Brasil 2023, durante a programação do seu primeiro dia (11), no painel Nosso Meio. Michelly Nunes, Superintendente de Marketing e Comunicação do Banco do Nordeste, e Clarisse Linhares, Diretora de Marketing, Conteúdo e Mídia Beach Park, trouxeram cases de sucesso e dados que comprovam o impacto do marketing das marcas do nordeste no Brasil, dentro do âmbito da energia renovável e do turismo. A mediação dessa palestra ficou por conta do Diretor e Fundador do Nosso Meio, Fernando Hélio.
Fernando introduziu o assunto apresentando um pouco da proposta do Nosso Meio, uma plataforma de conexão entre marcas e pessoas com foco no Nordeste, que tem seguido com o propósito de impactar positivamente o mercado com conteúdos de qualidade, se legitimando como um articulador entre os principais players do mercado. Diariamente, o público recebe um rico conteúdo que indica as principais tendências e assuntos do mercado local, regional e nacional.
Logo depois, Fernando apresentou brevemente as palestrantes que estão em suas respectivas marcas há mais de 20 anos. Michele Nunes é mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza – Unifor, e atua no Banco do Nordeste desde 2002. Já foi gerente de Imprensa e Audiovisual, no Ambiente de Comunicação e de Atendimento, na Ouvidoria do Banco. Acumula ainda experiência na área acadêmica, tendo sido professora da graduação e pós-graduação dos cursos de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário Estácio de Sá”.
Já Clarisse Linhares é formada em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e possui MBA em Marketing pela FGV e formação em Gestão Executiva para Parques Temáticos pela Universidade de San Diego/IAAPA Institute. Trabalha há 20 anos no Grupo Beach Park e dirige atualmente as áreas de marketing, conteúdo e mídia. Também atua como vice-presidente do Convention and Visitors Bureau do Ceará.
Região onde a economia brilha
A região Nordeste do país vem se destacando pela alta produção de energia eólica e solar, dois sistemas de energia limpa bastante promissores. A região já é bastante conhecida por atrair turistas durante todo o ano em função da sua contínua incidência de sol. Acontece que, além de aproveitá-lo nas praias, os investidores também o estão transformando em fonte de energia limpa no Nordeste. Seja por meio de células fotovoltaicas, seja pela instalação das turbinas eólicas, a região vem batendo recordes de geração de energia, capaz de abastecer boas fatias da demanda local.
As energias solar e eólica são renováveis, sustentáveis, não poluentes e, portanto, mais vantajosas ao meio ambiente. Estudos recentes mostram, ainda, os impactos socioeconômicos para quem as utiliza. Um comparativo feito entre municípios brasileiros que receberam parques eólicos e outros que não receberam revelou crescimento de 21,15% do Produto Interno Bruto (PIB) daqueles que integram o primeiro grupo. Já o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) avançou 20% nos mesmos municípios. Michelly iniciou sua participação falando sobre a energia limpa e os fatores que contribuem para que a região nordestina seja destaque na área.
“A gente está em um local privilegiado, por que privilegiado? Por nossa posição geográfica e pelo nosso clima, isso propicia muito bem a questão das energias renováveis. A gente está muito bem colocado como um dos maiores produtores tanto de energia eólica quanto de energia solar, energias limpas, portanto, ou seja, energias do presente e do futuro”, aponta.
Ela continua sua fala destacando o pioneirismo na produção de hidrogênio verde, o qual teve sua primeira molécula lançada no Ceará em janeiro de 2023. Considerado um combustível universal, o hidrogênio, em sua versão verde, pode ser obtido ao se utilizar energia renovável, como é o caso da energia eólica, da energia solar/fotovoltaica e do processo de separação da molécula de hidrogênio da molécula de oxigênio existente na água. Todas fontes abundantes no Ceará.
Michelly trouxe dados sobre a busca do mercado europeu na produção desse tipo de hidrogênio e sobre as metas de descarbonização no planeta. Ao ser questionada sobre a participação do Banco do Nordeste nesse investimento de energia verde, Michelly Nunes respondeu:
“50% da energia renovável no Brasil, ou seja, gerada por eólica e por solar, é financiada somente pelo Banco do Nordeste”, ressalta.
As operações realizadas pelo BNB em energia renovável no Ceará somaram R$ 3,6 bilhões, nos últimos quatro anos. Somente em 2022, foram contratados R$ 1,7 bilhão, quase o dobro dos valores contratados três anos antes. Outro setor de destaque na região é o turismo, Clarisse Linhares apresenta um pouco das estatísticas e estratégias que destacam o segmento no cenário nacional.
“Cada turista movimenta pelo menos cinco áreas econômicas entre transporte, logística, hotelaria, gastronomia, entretenimento e varejo. Então é fácil perceber como o turismo é a força motriz da economia do Nordeste”, afirma.
No Ceará, onde o turismo é forte gerador de empregos, foram contratados R$ 46 milhões nos cinco primeiros meses do ano.
“O sol da economia brilha no Nordeste e esses dois setores, de energia limpa e de turismo vão impulsionar a economia brasileira em termos de investimento e emprego”, complementa.
Uma história de sucesso
Após ressaltar essas prospecções para a economia brasileira, Clarisse apresentou um pouco do Beach Park e do marketing que englobou a marca durante sua história. O surgimento do Beach Park nasceu de uma iniciativa de marketing para o mercado imobiliário em 1995 e tornou-se um dos principais motores da economia do estado, além de ser um dos parques aquáticos mais bem avaliados no mundo pelo Tripadvisor. A estrutura de mais de 200.000 m² une Parque, três Resorts e um hotel, além de um agradável espaço na praia, onde os visitantes podem ter uma inesquecível experiência gastronômica. Atualmente a empresa foca em estar presente no digital com estratégias que envolvem marketing de influência.
“Hoje a gente trabalha muito bem esse modelo de Social, CRM e E-commerce com essa integração total, e ela permite com a digitalização, uma análise de ROI e desenvolvimento em tempo real. Então a gente consegue medir os influenciadores que dão mais resultados, quem gera mais alcance e quem gera mais venda. Em 2022 a gente gerou 60 milhões em mídia espontânea através desse modelo”, destaca.
Ao final de sua fala, Clarisse fala sobre o case de sucesso do “ToboMusik”, um dos últimos lançamentos do parque que contou com a parceria do DJ e influenciador digital, Alok. Foi a primeira atração aquática do mundo com um influenciador e une música, água e efeitos visuais em um único lugar.
“A gente teve mais de 2.000 matérias publicadas sobre ele, 500 influenciadores falando do lançamento em todo o Brasil. Ele trouxe pra gente 25% de aumento de público e 40 milhões de impressões em todas as mídias digitais”, aponta.
Após a apresentação do case do Beach Park, foi hora de Michelly Nunes falar sobre um case do Banco do Nordeste. Ela mostrou para o público um pouco sobre o marketing de atração para investimentos no Nordeste. Em sua fala, Michelly apresenta os big numbers do banco e destaca a pluralidade de segmentos em que o banco atua.
“A gente atua tanto no urbano quanto no rural, no governo, na infraestrutura, pra pessoa física, então é um banco de desenvolvimento”, afirma.
Ela complementa apresentando os programas de microcrédito da empresa, o Agroamigo e o Crediamigo, e destaca as conquistas dessas iniciativas nesse ano.
“O agroamigo está fazendo 18 anos de existência, ajudando o homem do campo, pequeno, da agricultura familiar a crescer, inclusive com tecnologia. São 25 anos do Crediamigo, que vai desde o pipoqueiro que pega duzentos reais de crédito até vinte e um mil, e aí depende da evolução do cliente. Nos orgulha muito um dado que no Crediamigo, 68% dos nossos clientes são mulheres”, ressalta.
A apresentação é concluída com um vídeo que mostra o depoimento e impacto do Crediamigo e Agroamigo na vida de mulheres nordestinas. Confira:
Pela primeira vez o Nosso Meio está como media partner do evento, e com essa possibilidade viu-se a urgência em organizar um painel que ampliasse a discussão sobre o marketing regional. Em curadoria conjunta com o MMA Impact Brasil, o Nosso Meio assinou o painel e acredita que a conversa somou com o propósito do evento.
Michelly Nunes:
Superintendente de Marketing e Comunicação no Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza – Unifor, concluiu MBA em Gestão Empresarial, pela USP e especialização em Economia para Jornalistas pelo CAEN/UFC. Graduada em Comunicação Social pela UFC. Ingressou no Banco do Nordeste em 2002 como trainee, foi gerente de Imprensa e Audiovisual, no Ambiente de Comunicação e de Atendimento, na Ouvidoria do Banco. Acumula ainda experiência na área acadêmica, tendo sido professora da graduação e pós-graduação dos cursos de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário Estácio de Sá”.
Clarisse Linhares:
Diretora de Marketing, Conteúdo e Mídia no Beach Park. Formada em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Clarisse Linhares tem MBA em Marketing pela FGV e formação em Gestão Executiva para Parques Temáticos pela Universidade de San Diego/IAAPA Institute. Trabalha há 20 anos no Grupo Beach Park e dirige atualmente as áreas de marketing, conteúdo e mídia. Também atua como vice-presidente do Convention and Visitors Bureau do Ceará.
Fernando Hélio:
Fundador do Nosso Meio; Diretor Comercial e Marketing na Sobral Gráfica; Presidente do Sindgráfica – Sindicato das Indústrias Gráfica do Estado do Ceará 2020-2022; Especialista em Gestão de Negócios pela FDC – Fundação Dom Cabral; Certificado no PDC – Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela FDC – Fundação Dom Cabral.
MMA Impact Brasil 2023
Nesta edição, o MMA Impact Brasil celebra, por meio de um festival inédito e composto por várias trilhas, o real impacto da inovação dos negócios. O objetivo é compreender e fortalecer, a partir dos exemplos e insights de nossos palestrantes, como a inovação se relaciona com diversidade, tecnologia, liderança e novos métodos de trabalho. O evento acontece nos dias 11 e 12 de abril na Fundação Bienal de São Paulo.