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Dia do Designer Gráfico: a profissão que agrega estética e funcionalidade

Por Redação

05/11/2021 16h00

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Existiu um mundo antes do Design Gráfico? Entenda a importância da profissão que gere a informação visual de marcas e produtos

 

O design gráfico moderno tem sua origem nas oficinas tipográficas que concentraram a produção de livros na Europa entre os séculos XV e XIX. Suas matérias-primas básicas são: um suporte – desde o papel até a página virtual -, tipografia, que diz respeito a forma visual das letras, dos números e de outros caracteres, e , por fim, demais elementos visuais, como traços, sombreados, cores e imagens. Com o passar das décadas, a propaganda e o marketing tornaram-se cada vez mais exigente com a comunicação visual de marcas e produtos, o que deu surgimento a uma das profissões mais importantes na indústria: o Designer Gráfico.

 

É ele que tem o dever de envolver a disposição eficaz e criteriosa dessas matérias-primas de modo a gerar uma comunicação inteligente e propositada dos significados que se deseja transmitir, tudo isso por meio das atividades de planejamento, diagramação e ilustração. Em suma, o designer gráfico se propõe a gerir a informação visual através do uso criativo de suporte, tipo e elementos visuais, técnicas e ferramentas ao seu alcance.

 

Atento ao contexto em que o consumidor se relaciona de forma direta com as marcas e se preocupa com o posicionamento e os valores que carregam,  Wilton Lima, designer sênior da empresa Ibyte e responsável pela equipe de Criação e Conteúdos da empresa, conta que, hoje, o cliente não quer se relacionar com marcas sem responsabilidade e compromisso social. Nesse sentido, o ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance) ou responsabilidade ambiental, social e governança corporativa, em português, vem ganhando cada vez mais força.

 

“Os designers precisam criar soluções e propor reflexões em seus produtos e serviços a fim de garantir um local na mente do consumidor.”, ressalta o atual desafio.

 

 

Agora, a criatividade e a habilidade técnica para dominar softwares não são mais o diferencial para um profissional do Design Gráfico.  O consumidor espera mais que uma embalagem bonita e funcional; ele deseja uma produto que carregue atributos de responsabilidade social.

“O design social basicamente busca uma solução para um problema que foi encontrado em um meio compartilhado. É empático, motivado pelas necessidades do seu público. O método mais utilizado nesta área é o Design Thinking, metodologia desenvolvida para gerar ideias em 5 passos: empatizar, definir, idealizar, prototipar e testar”, complementa Dácio Ribeiro,  designer do setor de Marketing e Inovações da Solar Coca-Cola.

 

O Design Thinking converte dificuldades e limitações em benefícios para o cliente e valor de negócio para a empresa. Aplica-lo, entretanto, não significa descartar a necessidade de tornar o produto lucrativo, mas sim abordar de forma humana o core da questão: as pessoas e suas funções no projeto. É desta forma que os profissionais em Designer Gráfico transformam ideias em produtos cada vez mais alinhadas com a necessidade e os valores das pessoas.