Da digitalização aos escritórios híbridos, o mundo do trabalho está mudando em uma velocidade cada vez maior. Para acompanhar este ritmo, as empresas têm buscado no mercado profissionais qualificados em áreas relativamente novas, como é o caso do profissional de Customer Success.
Segundo a lista de empregos em alta em 2022 do LinkedIn, o cargo, também chamado de Analista de Sucesso do Cliente ou Gerente de CS, é um dos 25 com demanda em ascensão no Brasil. Nos últimos anos, impulsionado pela pandemia de Covid-19, houve um aumento significativo no número de organizações que adotam funções de Customer Success.
Ainda de acordo com os dados da plataforma, o cargo vem sendo dominado por mulheres, já que só no ano passado 64% dos profissionais contatados eram do sexo feminino, contra 37% do sexo masculino.
O analista de sucesso do cliente é o profissional responsável por garantir que os clientes tenham uma experiência positiva ao contratar um serviço ou realizar uma compra. Seu papel é assegurar que o cliente alcance o resultado desejado através das interações com a empresa.
É fundamental ressaltar que o Customer Success trabalha como uma ponte entre a organização e o consumidor, buscando defender os direitos de ambas as partes envolvidas na negociação e, assim, estabelecer ganhos para ambos os lados, com uma comunicação eficiente.
“Hoje em dia não basta ter o melhor produto ou serviço. Garantir que seu cliente vai sair satisfeito de uma negociação faz com que o relacionamento seja duradouro e ele volte a fazer negócios no futuro. Mas como fazer essa ponte com o cliente de maneira bem feita? Esse é o papel do Customer Success e sua missão é fazer com que os clientes tenham uma boa experiência de compra. Para isso, esse profissional deve ter um conhecimento em vendas, marketing e análise de dados, além de outras áreas ligadas ao comportamento humano”, explica o Especialista em Reestruturação Comercial Diego Azevedo.
Ainda segundo ele, essa missão exige esforço e, principalmente, conhecimento das estratégias mais eficazes para o tipo de negócio. Por essa razão, as capacitações são essenciais para profissionalizar e garantir a otimização de saídas.
Curso de Qualificação
Para qualificar profissionais para o mercado de trabalho, a Digital College inicia o Curso Intensivo Customer Success, ministrado pelo CEO do Grupo Ruanda Inteligência de Vendas e Especialista em Reestruturação Comercial, Diego Azevedo, e o líder de Customer Success na Fix Pay, Victor Paulinno.
As inscrições podem ser realizadas neste link: https://www.sympla.com.br/evento/curso-intensivo-customer-success-presencial/1627991
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