Influência

A repercussão do legado de Silvio Santos na imprensa brasileira

Por Victor Campos

19/08/2024 10h20

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Veja como repercutiram as homenagens após o falecimento de um dos maiores comunicadores da TV brasileira no último sábado (17)

A morte de Silvio Santos no último sábado (17) foi veiculada e repercutida em inúmeros canais de TV nacionais. Além das homenagens de sua emissora o SBT, onde o comunicador esteve presente por seis décadas, outros canais o homenagearam por ter sido um dos maiores nomes da televisão brasileira.

Em sua emissora, o SBT, a programação do programa “Sábado Animado” ocorreu normalmente durante o anúncio do falecimento do comunicador, somente após a programação infantil acabar, respeitando uma vontade do próprio Silvio foi que se iniciaram as homenagens ao vivo da emissora com a presença de funcionários e colegas, e amigos ao seu criador. 

“Se quiserem tirar os desenhos da grade depois que eu morrer, fiquem à vontade, mas enquanto eu estiver vivo eles vão continuar. O telespectador do ‘SBT Brasil’ de hoje era o telespectador do “Chaves” 20 anos atrás. A criança é a mais fiel dos telespectadores”, ressaltou o comunicador.

A TV Globo, interrompeu a programação do canal para noticiar a morte de Silvio Santos, e publicou uma homenagem, dizendo que ele foi “um dos maiores comunicadores do Brasil”. O programa É de Casa” foi interrompido para dar lugar às informações de Zileide Silva, do “Jornal Hoje. Além de prestar homenagens em programas especiais no “Globo Repórter” em homenagem ao comunicar e o “Domingão com Hulck”

A Record passou a exibir entrevistas com pessoas relacionadas ao apresentador. Em seu programa “Hora do Faro” o apresentador Rodrigo Faro iniciou seu programa com homenagem ao comunicador e se emocionou a quem chamou de inesquecível: “Alegrou o nosso domingo nas últimas décadas”.

A TV Band priorizou a cobertura e passou a transmitir a programação da Band News, com informações em primeira mão da morte do comunicador.

Confira como repercutiu nas redes das emissoras a morte do comunicador:

SBT

A emissora na qual Silvio Santos se apresentou nos domingos dos brasileiros durante seis décadas homenageou o apresentador com um texto nas redes sociais.

“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria”, diz a legenda.

“Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão”, continuou o texto. 

A homenagem foi concluída com a mensagem: “Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações. Silvio Santos (1930 – 2024)”.

Globo

A emissora carioca repercutiu a morte de Silvio Santos com uma homenagem ao comunicador. Ao publicar uma foto do dono do SBT em seu programa, a TV Globo escreveu: “Uma homenagem da TV Globo a Silvio Santos, um dos maiores comunicadores do Brasil, que faleceu hoje aos 93 anos”.

Globoplay

A Globoplay também publicou sobre a morte do apresentador. “Não dá pra falar da história da televisão brasileira sem lembrar do Silvio Santos. Obrigado por tanto, Silvio! Os domingos serão sempre seus”, escreveu.

Band

A TV Band homenageou Silvio Santos após a morte do apresentador ser confirmada.

“Uma referência, Obrigado Silvio Santos. O maior comunicador do Brasil, faleceu hoje aos 93 anos. Na madrugada deste sábado (17) o apresentador e dono do SBT, Silvio Santos, aos 93 anos. O apresentador estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o início do mês”, diz postagem. 

RedeTV!

A emissora RedeTV! Também repercutiu a morte do apresentador e publicou uma homenagem para Silvio Santos.

“Silvio Santos não foi apenas um apresentador. Ele foi um gênio do entretenimento, um visionário e um mestre da comunicação que cativou milhões de lares por décadas. Sua energia, carisma e dedicação foram a força que transformou sonhos em realidade e que ajudou a moldar a história da televisão no Brasil”, diz o texto.

“Nesta hora de dor, a RedeTV! Presta a sua mais sincera homenagem e envia condolências à família, amigos e fãs do apresentador. Descanse em paz, Silvio Santos. Seu brilho, sorriso e voz jamais serão esquecidos”, concluiu a mensagem.

Record

A Record também noticiou a morte de Silvio Santos, definindo-o como “apresentador, empresário e ícone da TV”.