A moda preencheu o palco principal da Gramado Summit 2023 na tarde desta quarta-feira (12). Com a presença da publicitária e criadora de conteúdo, Manu Canielas, e da fundadora da LV Store, Letícia Vaz, a conversa teve como foco o poder das mídias sociais nas estratégias de marketing do segmento fashion.
Avaliada em 3 trilhões de dólares, a indústria global da moda representa 2% do PIB mundial, de acordo com dados da plataforma internacional B2B FashionUnited. A indústria emprega mais de 57 milhões de pessoas só nos países em desenvolvimento.
Por ser uma forma de criar linguagens, transformar comportamentos e alterar a forma de expressão da humanidade, a moda ganhou espaço no meio acadêmico e passou a ser considerada uma ciência humana. Hoje em dia, diversas pesquisas no mundo todo se aprofundam em assuntos como mercado, consumismo e as diversas formas de interpretação sobre a vestimenta como ferramenta de comunicação.
Letícia Vaz destacou que quando começou a produzir conteúdo para a sua marca, a produção de conteúdo girava em torno de indicações, dicas só então a venda do produto que estava relacionado àquele universo. Com esse passo, ela diz a importância de ter criado um relacionamento com o seu público antes de apresentar o produto.
“Eu entrei no Instagram exatamente pra me relacionar com meu público, mostrar o meu produto e consequentemente alcançar novas pessoas. Com o tempo, eu fui entendendo o funcionamento da rede e o funcionamento do algoritmo e comecei a me transformar em uma amiga ao invés de uma marca”, diz.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk, aproximadamente 50% dos entrevistados afirmaram que se vivenciassem uma experiência negativa com uma marca, mudariam para um concorrente. Em contrapartida, 52% disseram que fazem o possível para comprar de suas marcas favoritas.
Em outras palavras, um cliente pode tanto arranhar a reputação, como virar um embaixador de uma marca. Tudo dependerá da experiência que o negócio proporcionar a ele.
TikTok como plataforma de tendência
Não há como negar a importância das redes sociais e a influência que elas exercem sobre os consumidores, sobretudo pela possibilidade de produção de conteúdo. Hoje, uma das redes com maior influência é o TikTok, que se popularizou durante o período da pandemia e continua conquistando novos seguidores.
E é nesse mundo que a influenciadora Manu Canielas está inserida. Ela percebeu a plataforma como uma boa forma de compartilhar conhecimento, e começou a inserir conteúdos de moda dentro dela, sendo uma das primeiras no aplicativo.
“Com o passar do tempo foi surgindo mais pessoas nesse assunto, falando sobre moda também em outros formatos, como o ‘arrume-se comigo’, ‘o hall’, formatos que para as marcas também foram muito interessantes. A gente viu todos esses formatos surgindo e formando uma nova comunidade que hoje a gente chama de Fashion Tiktok”, conta.
O termo caracteriza a comunidade de influenciadores da plataforma que apresenta tendências e propagam novos estilos, ensinando a como compor looks inspirados nas grandes marcas, além de muitos outros truques do mundo fashion.
Letícia complementou a fala de Manu ao falar um pouco sobre o consumo de conteúdo no aplicativo.
“O que acontece no Tiktok é que a grande parte dos usuários são usuários mídia, são aqueles usuários que tanto consomem conteúdo quanto produzem conteúdo”, afirma.
Nessa perspectiva, Vaz, destaca que as marcas podem aproveitar a versatilidade de alcance do aplicativo para vender.
“Podemos usar as redes sociais como uma forma de monetização e de venda. Em 2021, o TikTok superou o Google como rede mais popular”, fala.
De acordo com relatórios da plataforma de estilo Stylight, a busca pelo termo “TikTok Fashion” no Google aumentou 195% no mundo desde o ano passado, portanto trata-se de um número que não pode ser ignorado por quem pretende encantar e inspirar seus consumidores com conteúdos que democratizam a moda, promovendo informação e diversão de forma autêntica e, com certeza, convertendo a influência em vendas.
As palestrantes também deram destaque sobre a importância da construção de comunidades para as marcas.
“Quando a gente pensa em criação e desenvolvimento de comunidades, a gente pensa no pertencimento e pra gente pensar em pertencimento, a gente tem que se relacionar com pessoas. Não adianta eu ter uma marca, postar uma foto de uma camisa no chão ou no cabide e achar que assim eu vou criar uma comunidade”, alerta Letícia.
Manu Canielas
Publicitária com ascendente em moda. Manu Canielas é TikToker e comentarista de moda que começou sua carreira como publicitária e hoje atua com criação de conteúdo.
Letícia Vaz
Fundadora da Letícia Vaz Store, Letícia abriu sua marca de moda feminina aos 17 anos. Soma 500 mil seguidores no Instagram e faturou mais de 10 milhões de reais.