Mercado

A sinergia da gestão por trás dos muros verdes da Unimed Fortaleza que gerou uma receita de 3,7 bilhões de reais em 2025

Por Gabriela Veras

12/12/2025 09h17

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Criada em 9 de janeiro de 1978 por um grupo de 23 médicos que se uniram com base no cooperativismo, a Unimed Fortaleza faz parte do Sistema Nacional Unimed. A cooperativa conta atualmente com mais de 4.300 cooperados, mais de 4 mil colaboradores e mais de 520 mil beneficiários.

Com o legado construído a partir de uma gestão sempre composta por médicos, a Unimed Fortaleza conta atualmente com a Presidência do Dr. Marcos Aragão; a Diretoria Administrativo-financeira, conduzida pelo Dr. Flávio Ibiapina; a Diretoria Comercial, com o Dr. Fabrício Martins; a Diretoria de Provimentos de Saúde, comandada pelo Dr. Francisco Assis; e a Diretoria de Recursos Próprios, com a Dra. Fernanda Colares.

Prestes a completar quatro anos à frente da cooperativa, essa gestão é marcada por um legado de ações em infraestrutura, tecnologia, novos negócios, sustentabilidade, comunicação estratégica e fortalecimento da cultura organizacional. Em faturamento, a Unimed Fortaleza é a 8ª maior do Sistema e prevê encerrar 2025 com uma receita operacional de 3,7 bilhões de reais.

Dr. Marcos Aragão, Presidente da Unimed Fortaleza

“Esses números refletem o  trabalho feito com responsabilidade, transparência e sustentabilidade ao longo desses quatro anos. Finalizar 2025 e entregar a gestão com um resultado positivo e reconhecida como a melhor empresa de saúde do Ceará, sempre foi o nosso objetivo e missão. E agora, ao encerrar mais um ano com saldo positivo, mostramos aos cooperados, clientes e colaboradores que somos uma cooperativa forte e comprometida com a estratégia e com o fortalecimento da nossa cultura”, diz o Dr. Marcos Aragão, Presidente da Unimed Fortaleza.

Investimento na Rede Própria
A rede própria da Unimed Fortaleza é a primeira rede de saúde privada do mundo a obter o nível Diamante na acreditação internacional Qmentum 360º, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), representante da Health Standards Organization (HSO), do Canadá. O selo reconhece instituições que atingem o mais alto padrão global em qualidade e segurança assistencial. E segundo o ranking da revista Newsweek, o Hospital Unimed está entre os melhores do planeta.

Dra. Fernanda Colares, diretora de Recursos Próprios da Unimed Fortaleza

“O nosso compromisso sempre foi com o cuidado. A essência da Unimed Fortaleza é cuidar das pessoas para que elas vivam mais e melhor. Ao longo desses anos, trabalhamos para fortalecer a nossa rede própria e qualificar as nossas pessoas para atingirmos níveis de excelência e segurança assistencial. Com o comprometimento de todos, conseguimos cumprir com os nossos objetivos e ser reconhecidos internacionalmente”, comenta a Dra. Fernanda Colares, diretora de Recursos Próprios da Unimed Fortaleza.

Tecnologia e inovação digital
Embora o cuidado com as pessoas continue sendo o centro do seu propósito, a cooperativa reconhece os avanços tecnológicos, como o advento da inteligência artificial, por exemplo, e tem investido em recursos que contribuem para agilizar processos, qualificar o atendimento, reduzir custos e implementar novas ferramentas.

Dr. Flávio Ibiapina, diretor Administrativo-Financeiro da Unimed Fortaleza

“A Unimed Fortaleza busca ser a melhor empresa de saúde do Ceará, logo, olhar para a inovação com estratégia, para utilizar a tecnologia a nosso favor, sempre foi uma certeza. Por isso, investimos em ferramentas e recursos para otimizar processos, reduzir custos e nos tornar uma empresa que caminha e avança junto com a sociedade”, aponta o Dr. Flávio Ibiapina, diretor Administrativo-financeiro.

Novos negócios
Criada durante a atual gestão, a Unimed Soluções, holding da Unimed Fortaleza, tornou-se um ecossistema de negócios em que estão acopladas sete empresas distintas, voltadas para os segmentos de saúde, tecnologia, serviços financeiros e inovação. A iniciativa veio para fortalecer e ampliar os negócios complementares à assistência médica, estendendo a atuação da cooperativa e consolidando sua posição no mercado regional.

Dr. Fabrício Martins, diretor Comercial da Unimed Fortaleza

“Olhar para o futuro é pensar em estratégias para transformar o nosso negócio e torná-lo, cada vez mais, sustentável. E a Unimed Soluções, a nossa Holding, tem como objetivo inovar e explorar os diversos mercados de saúde, inovação, tecnologia e bem-estar para trazer resultados e proporcionar experiências diversas e, ao mesmo tempo, seguras, em vários segmentos, para a sociedade. Como resultado, já iniciamos com um faturamento anualizado de 80 milhões de reais, ou seja, com estratégia e compromisso, estamos investindo e indo mais longe”, explica o Dr. Fabrício Martins, diretor Comercial da Unimed Fortaleza.

Sustentabilidade
A Unimed Fortaleza entende que o pilar ambiental é essencial para manter o funcionamento sustentável da cooperativa e da sociedade. Por meio da Política Corporativa de Meio Ambiente, a cooperativa atua na promoção do consumo consciente dos recursos naturais e na gestão de resíduos, obedecendo às normativas para garantir a conformidade ambiental. Além disso, atua na gestão de emissões dos gases de efeito estufa por meio de mensuração e compensação.

A cooperativa realiza ações internas e externas que abordam as questões ambientais e convida todos a refletir e gerar mudança de hábito. É realizado o ‘dia da água’, o ‘junho ambiental’ (em alusão a semana do meio ambiente) e o ‘mutirão de limpeza de praia’. Essas ações acontecem anualmente, apresentando o compromisso com as pessoas e o meio ambiente.

Dr. Francisco Assis, diretor de Provimentos de Saúde da Unimed Fortaleza

“Sabemos que estamos no início da nossa jornada de sustentabilidade, mas temos o compromisso de fazer o dever de casa direito porque temos o compromisso de fortalecer a cultura ESG dentro da Unimed Fortaleza. Além das ações de calendário, esse ano, a 18ª Corrida Unimed Fortaleza foi pautada pela sustentabilidade. As camisas não vieram em sacos plásticos, no kit premium utilizamos a técnica criativa de upcycling, reutilizando as lonas das nossas ações e, no dia da corrida, não usamos fumaça e nem papel picado, entre outras ações. São pequenos passos, mas que geram impactos significativos”, destaca Dr. Francisco Assis, diretor de Provimentos de Saúde.

Cultura organizacional
Há 13 anos no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place To Work (GPTW), a Unimed Fortaleza consagra suas iniciativas em saúde, bem-estar e desenvolvimento profissional, mantendo uma posição de liderança no cenário empresarial do estado e do país. No ranking nacional, a cooperativa está entre as 42 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil. Já no estadual, esteve nos últimos quatro anos entre as três Melhores Empresas para se Trabalhar no Ceará.

Luanna Façanha, gerente de Gente, Gestão e Diversidade da Unimed Fortaleza

“Na Unimed Fortaleza, o cuidado começa dentro de casa, com nossas equipes. Trabalhamos para que cada pessoa sinta que faz parte de algo maior, que seu trabalho tem um impacto real na vida das pessoas”, compartilha Luanna Façanha, gerente de Gente, Gestão e Diversidade da Unimed Fortaleza.

Comunicação estratégica
Com olhar amplo para o público interno (cooperados e colaboradores), público externo (vendedores e beneficiários) e para a imprensa, o setor de Marketing e Comunicação da Unimed Fortaleza tornou-se o mais premiado da Unimed Brasil. Diversas campanhas desenvolvidas pela cooperativa em parceria com a agência Acesso Estratégia Criativa foram premiadas nos últimos anos.

Com iniciativas consistentes, focadas em fortalecer a imagem da Unimed Fortaleza e, consequentemente, aproximá-la do público, Maria Tereza Ramos, gerente de Marketing e Comunicação, destaca passos como a collab com a Wellhub, os podcasts Plano Business e Vendas Cast, os prêmios Empresas que Cuidam e Unimed Fortaleza de Jornalismo, além das últimas edições do Café com RH e da Corrida da Unimed Fortaleza.

Maria Tereza Ramos, gerente de Marketing e Comunicação da Unimed Fortaleza

“Esses são alguns dos projetos idealizados e executados pelo nosso time de Marketing e Comunicação. Com a sinergia da atual gestão, conseguimos executar ações que tangibilizam o que é a marca e ampliam o seu contato com o público, mostrando como o cuidado é capaz de gerar vínculos”, comenta Maria Tereza Ramos, gerente de Marketing e Comunicação da Unimed Fortaleza.

Mariana Matos, Superintendente de Mercado da Unimed Fortaleza

Essa visão 360º tem fortalecido nossa presença, nossa reputação e, principalmente, a relação de confiança com beneficiários, clientes e cooperados”, complementa Mariana Matos, Superintendente de Mercado da Unimed Fortaleza.

A sinergia da gestão
Esses pilares apresentados são frutos de uma gestão com habilidades técnicas apuradas que conseguiu ampliar a visão, a atuação e o alcance do negócio da Unimed Fortaleza. Interseccionados pelo cuidado com suas respectivas formações médicas, a atual Diretoria fortaleceu os muros verdes da cooperativa com uma governança sólida e com transparência financeira.

“Finalizamos a gestão com a sensação de dever cumprido, cientes de que fizemos o que foi prometido e conseguimos crescer, investir e ter resultados em todos os segmentos. Todas as conquistas só foram alcançadas porque a atual diretoria da Unimed Fortaleza sempre agiu de maneira integrada, unida e com a visão 360º do negócio, respeitando os processos e as pessoas, mas com a ousadia e coragem para ir além. A Unimed Fortaleza, sem dúvidas, está mais fortalecida e pronta para continuar crescendo”, finaliza o presidente, Dr. Marcos Aragão.