Mercado

A Sobral celebra o Dia da Indústria Gráfica e aponta a importância do setor para o mercado

Por Redação

24/06/2024 17h02

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Fernando Hélio, Diretor Comercial e Marketing da Sobral Indústria Gráfica, fala sobre a centralidade do setor

A Sobral, empresa de soluções em marketing impresso, celebra o Dia da Indústria Gráfica, nesta segunda-feira, 24, e aponta a importância do setor para o mercado brasileiro. A organização, que celebra 30 anos de mercado neste ano, busca trazer credibilidade ao cliente por meio de materiais produzidos na gráfica e experiências individuais. 

A data, escolhida em homenagem ao alemão Johannes Gutenberg, conhecido como “pai da imprensa e do jornalismo”, é considerada uma das mais importantes para os profissionais do mercado de impresso. 

O setor, presente nas demais atividades econômicas, como produção de embalagens e materiais para indústrias, catálogos, personalizados e afins, prevê que, em 2024, os produtos se moldem de uma forma que vai além das fronteiras da impressão tradicional.

Para Fernando Hélio, Diretor Comercial e de Marketing da Sobral Indústria Gráfica, uma empresa apenas se posiciona como parceira do mercado a partir do momento em que cumpre o que foi acordado em todos os detalhes. 

“O mercado só alavanca quando prospera e faz prosperar em todos os aspectos combinados. Nós somos quem ‘faz dar certo, fazendo a coisa certa, do jeito certo’. Não acreditamos em nenhum outro caminho que tenha algo diferente disso”, relata.

Segundo o profissional, é dessa forma que se consegue manter a estabilidade e crescimento constante da indústria gráfica brasileira. 

“A credibilidade incontestável da mídia impressa faz com que nossos materiais nos posicione dentro do mercado e que o cliente nos escolha ao invés de outro concorrente. Seja com encarte, portfólio ou um book de determinado empreendimento,  é somente por meio do impresso, em determinados momentos, que conseguimos direcionar essa pessoa para tornar suas experiências únicas”, complementa. 

Fernando, que iniciou a trajetória na então chamada “Sográfica”, em 2007, costuma dizer que nasceu em cima de um “fardo de papel”. Desde a criação da empresa, em 1994, o profissional vivenciou a evolução do marketing impresso.

Equipe Sobral Indústria Gráfica

Dentre as principais mudanças do mercado, o diretor destaca os momentos mais marcantes para o setor e fala sobre o impacto em diferentes cenários.

“Quando era criança via meus pais vibrarem com um bom pedido de blocos de notas fiscais e com grandes demandas de encartes/panfletos. Hoje em dia isso se tornou algo quase inexistente, já que é totalmente digitalizado. Atualmente temos o foco no segmento de embalagens (sacolas e caixas), que é um mercado que tem crescido bastante e ainda tem grandes perspectivas de crescimento. O que costumo afirmar é que todas foram mudanças para melhor. Nenhuma delas nos fez diminuir ou regredir. Todas nos levaram para frente e nos fizeram melhorar em todos os sentidos. Hoje o mercado é muito melhor do que era antes”, diz.

Fernando também acredita na resiliência do empresário brasileiro e de todas as pessoas que protagonizaram o crescimento do setor gráfico no Brasil. 

“O que nós entregamos para o mercado está presente em todas as demais atividades econômicas, seja na produção de embalagens para outras indústrias; na produção de materiais de comunicação que ajudam a fortalecer marcas, proporcionando que elas façam negócios com seus clientes; e em tantas outras coisas. Essas pessoas sempre protagonizaram o crescimento do nosso país e no futuro não será diferente. O crescimento do mercado como um todo é inevitável e a indústria gráfica cresce junto pois nós fazemos parte disso”, finaliza.