Design

Sobral Indústria Gráfica apresenta seu rebranding, em primeira mão, para colaboradores

Por Redação

19/12/2023 17h52

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A nova identidade visual da marca celebra 30 anos de trabalho e registra o legado de inovação da empresa, pautado na coragem de sempre buscar o melhor para seus clientes

Sobral Indústria Gráfica – ou somente “A Sobral”, como é conhecida pelo mercado – celebra seus 30 anos e encerrou 2023 com uma mudança em sua identidade visual, A revelação foi feita, em primeira mão, para todos os funcionários e seus familiares que estiveram presentes na festa de confraternização da empresa. O evento reuniu colaboradores de Sobral, Fortaleza e Teresina e marcou o início de uma nova fase para a empresa.

O Diretor Comercial e de Marketing da Sobral, Fernando Hélio, compartilhou as razões por trás da decisão estratégica do rebranding, destacando a necessidade de refletir o atual momento da empresa. 

“Entramos no nosso ano número 30 e o fato do mercado nos chamar de ‘A Sobral’, especialmente desde nossa chegada a Fortaleza em 2009, motivou a repaginação. Esse nome é um orgulho para nós, é o nome da nossa cidade!”, afirmou.

A decisão de mudar a marca foi fruto de um processo cuidadoso, com duração de aproximadamente um ano. A empresa optou por trabalhar com o renomado designer Adriano Mendes, da Dom Design, conhecido por trabalhos de sucesso junto a versões anteriores da marca da empresa. O novo símbolo, uma folha de papel estilizada, com dobras no canto superior esquerdo e inferior direito, simboliza inovação e o novo ciclo da Sobral. 

“Nossa principal matéria-prima é o papel, aliado a criatividade e ousadia. Então, para criar esse símbolo, eu parti da própria, usando o papel como criatividade. Então, a marca nasceu, na verdade, de um pedacinho de papel quadrado que eu tinha aqui na minha mesa, eu estava rabiscando, eu estava procurando algum movimento para ela. Eu fiz duas curvas nas pontas do papel e eu vi que ele se tornava um S, justamente nessa obra gráfica, e as pontas arredondadas, voltadas para cima, como se fosse pelo papel ser leve, delicado, a gráfica tem isso, mesmo ela sendo uma produção gráfica industrial, ela traz leveza, criatividade, transforma o branco, o leve, em comunicação de alta qualidade”, conta Adriano Mendes. 

“A marca busca prevalecer o nome Sobral, reforçando nossa identidade como indústria gráfica. Queríamos algo novo e inovador, que refletisse o novo tempo da empresa”, explicou Fernando Hélio. 

Durante a festa de confraternização, a empresa premiou todos os funcionários e concedeu um prêmio especial a um grupo de 40 colaboradores, todos com mais de 5 anos de casa. Essa iniciativa ressalta a continuidade da essência da empresa, mesmo com a mudança na marca. 

“Estamos mudando a marca, mas não o CNPJ, nem as principais pessoas que sempre estiveram conosco. E isso diz muito sobre a nossa empresa! Pois é uma nova marca com a mesma essência e o mesmo grupo de pessoas que nos trouxe até aqui”, destacou Fernando Hélio.

Antes

Depois

A empresa agora se prepara para apresentar a nova marca ao mercado, principalmente aos clientes, marcando o início de mais uma fase em sua jornada. O rebranding representa um reflexo do compromisso contínuo da Sobral Indústria Gráfica com a inovação, qualidade e a valorização de sua trajetória ao longo das últimas três décadas.