Inovação

A startup TecTeca chega no BS Innovation Hub

Por Redação

03/02/2023 16h41

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A TecTeca é uma plataforma que une a literatura ao mundo tecnológico da criança e apresenta uma inovadora  solução para as instituições educacionais

 

Sendo um negócio voltado para tecnologia e educação, a TecTeca chegou no BS Innovation Hub em janeiro deste ano. A plataforma TecTeca é um aplicativo de assinatura de livros interativos infantis que apresenta uma solução inovadora para as instituições educacionais. Atualmente, o negócio é composto por membros de uma mesma família e nasceu, incialmente, na mente da matriarca Cássia Furtado.

 

“A TecTeca nasceu a partir do doutorado da minha mãe, a professora Cassia Furtado, onde a mesma integrou a equipe de desenvolvimento de uma biblioteca digital, em Portugal. Logo depois, eu conclui o mestrado, também em Portugal, com a criação de uma história infantil interativa. Em 2019, pensamos em fazer a transição do ambiente acadêmico para o empresarial, com a criação do aplicativo, a fim de que as soluções trabalhadas na academia pudessem contribuir com a sociedade. Em 2020, participamos do Edital do Inova Maranhão, iniciativa do Governo do Estado, através da SECTI –  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – onde fomos contemplados com financiamento para desenvolvimento da plataforma. Para completar o tripé da startup, o Eugênio Furtado, meu irmão, trouxe a pesquisa de análise do aplicativo, com recomendações para aprimoramento da ferramenta de gamificação. Assim, a família toda está envolvida profissionalmente com a plataforma”, conta Jéssica Furtado, a CEO da TecTeca.

 

 

Com o viés acadêmico e tecnológico alinhado, os três conseguiram transformar a ideia em um negócio. Ano passado, a TecTeca impactou  2500 alunos e se prepara para ampliar o serviço para 4000 alunos. Jéssica explica como a tecnologia pode ser uma ferramenta para tornar o estudo mais atrativo.

 

“A TecTeca altera o paradigma da cultura da lição de casa, que conduz o ato da leitura por obrigação e dever, para uma prática mais atrativa e interessante para crianças. Isso se dá devido às ferramentas de imagens, movimento, som, narração e interação, que possibilitam maior imersão e engajamento com o enredo. Fazemos parte da lista de materiais, paradidáticos e literários, porém a TecTeca expande-se para além da escola. O aplicativo também pode ser acessado no ambiente domiciliar, com a companhia e mediação da família. Dessa forma, as crianças têm uma biblioteca em suas mãos, a qualquer momento e em qualquer lugar“, conta a CEO.

 

A facilidade de acessar e consumir os conteúdos acadêmicos com a TecTeca vira uma estratégia infalível para as escolas e famílias. Planejando impactar ainda mais alunos, a TecTeca planeja utilizar o BS Innovation Hub como uma ponte para fechar parcerias com redes de escolas e sistemas de ensino.

 

A expectativa é de grande aprendizado, experiência e networking, já que a TecTeca está sendo acelerada por uma referência em hubs de inovação, como o BS Innovation Hub. O Ceará é destaque na educação nacional, tanto na esfera pública quanto privada, por isso vamos contactar com grandes redes de escolas e sistemas de ensino em busca de parcerias. Como também as escolas públicas, prefeituras municipais e as iniciativas que envolvem a tecnologia, como o Cinturão Digital do Ceará (CDC), haja visto que investir em educação e inovação tecnológica é garantir o impacto socioeconômico da região”, planeja Jéssica. 

 

 

Para o futuro do negócio, Jéssica conta que a plataforma pretende tornar a leitura um hábito indispensável na rotina das crianças e ser cada vez mais auxílio para as famílias e escolas.

 

“Tendo em vista que promover o protagonismo do leitor é um dos nossos diferenciais, focaremos em mais ferramentas de interação e incrementar a gamificação. Visando atender as escolas e famílias, aprofundaremos quantitativamente e qualitativamente os nossos relatórios, para que possamos oferecer um retrato da leitura e o desenvolvimento do aprendizado das crianças. E, como sempre, ampliar o acervo para que nosso leitor tenha um vasto repertório, a fim de atender às mais diversas preferências literárias e, dessa forma, fidelizar nosso usuário”, finaliza Jéssica.

 

Confira também:

Associação Cearense de Inovação (ACI) chega ao mercado para fortalecer ecossistema local e atrair investimentos

Hostweb promove encontro sobre disaster recovery

BS Innovation Hub recebe a startup de impacto social, Emprega+