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A Sustentabilidade da Publicidade

Por Redação

18/10/2024 11h22

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Por Rico Rodriguez, Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará e professor do curso de Design do Centro Universitário UniFanor Wyden

Imortalizar marcas e produtos, criar desejo que move o consumo, essa é a missão do Publicitário. Será? O que será objeto de desejo e fidelização na era de descartáveis imperecíveis e de roupas que viram lixo ainda etiquetadas? Que o diga o deserto do Atacama ou a periferia de Accra, capital de Gana, nos quais o fast fashion deixa suas marcas!

A criatividade, característica sine qua non ao profissional da área de Publicidade, é hoje desafiada à promoção de um novo paradigma de consumo. Uma nova tendência? Não! A única via possível à manutenção do consumo: a sustentabilidade. É papel da Publicidade, como agente de transformação social, comunicar de forma transparente as ações das marcas que se valem de materiais recicláveis, que promovem a economia circular e são engajadas em projetos de impacto social, construindo, assim, um elo de confiança entre a marca e o consumidor.

Empresas inovadoras como a holandesa PlanQ, que transforma resíduos das indústrias têxtil e mobiliária em produtos úteis e de alta qualidade, a norte-americana Patagônia, que utiliza poliéster produzido com garrafas plásticas recicladas em seus produtos para recreação ao ar livre, as brasileiras Ama Ambev e a Minalba, que apostam na reciclabilidade do alumínio ao lançar a água mineral em lata são exemplos de consciência ética sobre a sustentabilidade.

Em âmbito local, no Estado do Ceará, destacamos empresas como a Susclo Brechó, que promove a identificação com valores sustentáveis na aquisição de roupas e acessórios, criando conexão emocional e identificação com valores, na disseminação da cultura do garimpo por peças e acessórios, criando relações sociais e experiências. Afinal, aquilo que se garimpa tem valor e não se transforma em fast lixo; ainda que haja peças de fast fashion, elas são reapresentadas em contexto que promove o repensar no que se leva na sacola de papelão.

A sustentabilidade da Publicidade só é possível com a Sustentabilidade do Planeta.