A mudança celebra a trajetória da empresa marcada pela inovação na criação de produtos nutritivos, limpos e sustentáveis
A Tal da Castanha apresenta sua nova identidade visual como parte da celebração dos 10 anos da marca.
O rebranding marca uma década de atuação no segmento plant-based, consolidada por uma trajetória de liderança e reconhecimento. O projeto representa uma evolução natural da identidade construída ao longo dos anos, visando expressar de forma mais clara os valores e compromissos da marca.
O novo logotipo recebeu ajustes sutis para garantir maior presença e autonomia visual, agora com predominância do verde que reforça o posicionamento 100% natural. A paleta de cores foi ampliada e otimizada para uso em ambientes digitais e impressos, incorporando tons de verde-escuro e mantendo o tom vibrante característico. A tipografia foi substituída por uma fonte mais versátil, com variações que suportam desde pequenos textos até títulos em grande escala.
A renovação preserva elementos reconhecíveis, como o tom vibrante e os personagens nas embalagens, e promove a unificação das diferentes linhas do portfólio. Esse movimento facilita o reconhecimento nas gôndolas e fortalece a conexão entre os produtos.
“Nosso objetivo com o novo design das embalagens foi garantir que o consumidor tenha total autonomia para entender o que está consumindo, com informações claras e acessíveis sobre os ingredientes e benefícios. Conduzimos pesquisas qualitativas e quantitativas para entender o que nosso consumidor valoriza e espera da marca. A nova identidade visual nasceu desse processo e traduz essas percepções em um sistema coeso e contemporâneo, com formas, cores e elementos inspirados nas castanhas.”, destaca Felipe Carvalho, CEO da A Tal da Castanha.
“Nosso objetivo foi preservar a essência da marca e, ao mesmo tempo, nos aproximar ainda mais das famílias que valorizam saúde, praticidade e escolhas alinhadas a causas ambientais.”, complementa.
As embalagens foram redesenhadas com cores exclusivas desenvolvidas em parceria com a Tetra Pak, além de ilustrações mais refinadas e personagens com traços atualizados. A comunicação dos principais atributos dos produtos, como informações nutricionais e ingredientes, também foi aprimorada para garantir mais clareza e impacto visual.


O projeto de rebranding foi liderado por Lorrine Sampaio, designer interna da marca, em colaboração com a agência Polar, unindo criatividade e estratégia em cada etapa do processo. Segundo Lorrine, o maior desafio técnico e criativo foi o desenvolvimento das embalagens como um todo, especialmente a diagramação e a harmonização das cores.

Havia um desejo claro de trabalhar com cores vivas, o que exigiu a criação de pantones inéditos, nunca
antes usados pela Tetra Pak. Esse processo demandou um intenso trabalho para garantir que o resultado
final mantivesse a fidelidade entre a intenção criativa e a impressão. A profissional destaca seu orgulho pelas cores únicas, que se tornaram um diferencial visual e representam a superação dos desafios do processo.
“Queríamos que a embalagem fosse um fator que estimulasse a compra, com informações organizadas, claras, sem nada escondido. Isso inclui a exibição de selos, sugestões de consumo e orientações sobre descarte correto, em parceria com a Eu Reciclo e a Tetra Pak, com um passo a passo ilustrado nas embalagens”, afirma Lorrine Sampaio, Design a frente do projeto.
Um dos objetivos centrais do projeto, como compartilha a profissional, foi garantir que todos os produtos da linha estivessem unidos visualmente como uma única família, fortalecendo a identidade da A Tal da Castanha em diferentes categorias e pontos de venda.
“A proximidade entre as equipes e a comunicação constante foram fundamentais para garantir que os atributos sustentáveis do projeto ganhassem evidência e clareza junto ao consumidor final. Entendemos que, especialmente em uma categoria associada à saudabilidade, como a de bebidas vegetais, era essencial refletir de forma coerente e visível a conexão entre a embalagem sustentável, o processo de produção e os valores da marca. Esse alinhamento foi central para o sucesso do projeto.”, explica Ana Alvares, responsável pela área de Marketing da Tetra Pak.
“Participar desse projeto com A Tal da Castanha foi extremamente relevante para a Tetra Pak. Reforçamos nossos propósitos comuns e consolidamos uma parceria estratégica voltada ao sucesso de ambas as marcas no segmento de bebidas vegetais.”, complementa Rafaelle Alves, da área de Vendas da Tetra Pak.
Confira também: