Mercado

A terceira maior empresa júnior de comunicação do Brasil é cearense: conheça a Rastro

Por Redação

10/11/2023 17h19

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Com mais de 10 anos de mercado, a Rastro busca ser campo prático dos conhecimentos adquiridos em sala de aula

A Rastro, uma empresa júnior de comunicação sediada na Universidade Federal do Ceará, tem se destacado como uma potência no cenário acadêmico e profissional. Nos últimos dois anos, a Rastro alcançou feitos notáveis, consolidando-se como a maior empresa júnior de comunicação do Ceará, a segunda maior do Nordeste e a terceira maior do Brasil. Essas conquistas foram celebradas em eventos da FEJECE (Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará).

Matteus Mota, Presidente da Rastro conta qual como a passagem pela Rastro visa capacitar os estudantes, tornando-os mais prontos para ingressar no mercado de trabalho. O reconhecimento associado à agência valoriza a participação dos alunos como um diferencial, algo que pode influenciar positivamente a seleção de candidatos em estágios e oportunidades profissionais.

Matteus Mota

“A importância dessa experiência é realmente, é praticamente a única experiência profissional que a gente tem durante o curso”, enfatiza.

O presidente da agência júnior destaca que sua própria experiência na Rastro acrescentou peso ao seu currículo, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. A empresa busca ser um trampolim para os futuros publicitários, proporcionando não apenas conhecimento prático.

“Essa prática profissional de fato é fundamentada e potencializada pelos conhecimentos teóricos, mas ela é realmente feita dentro da Rastro. É na Rastro que acontece a formação do trabalhador, digamos assim. A formação do intelectual é feita dentro das salas, mas é na agência que a gente forma a parte mais prática”, conta

A integração entre academia e mercado é um dos focos da agência júnior. A Rastro oferece uma abordagem prática e alinhada às demandas reais do mercado publicitário. Olhando para o futuro, a agência experimental da UFC planeja consolidar sua posição como referência no cenário de empresas júniores.

“Falando sobre conquistas mais marcantes, a Rastro, nos últimos 2 anos, se tornou uma empresa referência do movimento Empresas Júnior Cearense. A gente é conhecido por ser a maior empresa Júnior de comunicação do Ceará, sendo a maior do Ceará, a segunda maior do Nordeste e a terceira maior do Brasil. Nós temos essas conquistas bem consolidadas, já há um bom tempo”, conta.

A gestão atual tem focado em estruturar a empresa para sustentar seu crescimento meteórico. A ênfase em documentar processos e investir em capacitação em diversas áreas é evidência desse comprometimento.

A história da agência começa em 2011, ano que marca a fundação da Rastro como um projeto de extensão. Em 2015, ocorre a transição da Rastro para uma empresa júnior de comunicação, filiando-se à FEJECE.

O início da Rastro, estruturada inicialmente como uma agência de publicidade tradicional, evoluiu ao longo dos anos. A empresa agora é organizada em cinco setores, refletindo uma abordagem mais alinhada com as demandas do movimento Empresa Júnior. Cada setor desempenha um papel crucial na execução de projetos, na gestão comercial, na construção de marca, na administração de recursos humanos e nas decisões estratégicas.

A Rastro, impulsionada por sua missão de preparar estudantes para o mercado de trabalho, tem trilhado uma jornada para se tornar uma referência nacional no movimento Empresa Júnior. Com uma visão ambiciosa para os próximos anos, a empresa continua a estruturar-se e inovar, mantendo o compromisso de oferecer experiências práticas valiosas aos seus membros.