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ABA e MapaOOH lançam guia de métricas para mensuração da audiência mídia Out of Home

Por Redação

08/05/2025 15h03

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A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes lançou ontem (8), em parceria com MapaOOH, o Guia ABA de métricas OOH, material com panorama atualizado sobre as melhores práticas globais e metodologias para a medição de audiência no OOH.

O mercado publicitário está em constante evolução, impulsionado por avanços tecnológicos e com isso há necessidade de métricas precisas e confiáveis para mensuração de audiência. É possível observar que a mídia Out of Home (OOH) tem tido um crescimento considerável nos últimos anos, reafirmando sua relevância como um dos canais mais estratégicos para a publicidade brasileira. De acordo com o estudo Inside OOH 2023, realizado pela Kantar IBOPE Media, parceira estratégica da ABA, o OOH é o segundo meio mais consumido no Brasil, alcançando 89% da população.

Sua capacidade de alcançar consumidores em diferentes momentos, como em seus trajetos diários, e em uma diversidade de formatos, garante às marcas maior visibilidade, impacto, cobertura e alcance de forma natural e eficaz, mas exigindo abordagens inovadoras de mensuração e análise de dados.

Diante disso, com o compromisso de apoiar os profissionais da indústria de marketing e publicidade, a ABA, em parceria com a MapaOOH, desenvolveu esse guia que oferece um panorama atualizado sobre as melhores práticas globais e metodologias aplicáveis à medição de audiência no OOH.

Sandra Martinelli, CEO da ABA, afirmou: “Convidamos todos os profissionais do setor a explorar as diretrizes e insights apresentados neste Guia para que possam elevar o padrão das métricas OOH em suas estratégias de marketing e criar soluções de negócios eficazes. Ao lançar este guia em parceria com a MapaOOH, a ABA reforça seu compromisso com a evolução da indústria publicitária, promovendo conhecimento, transparência e inovação, e contribuindo para um mercado mais eficiente, integrado e orientado por dados”.

“Os profissionais terão acesso a uma análise aprofundada dos fundamentos de audiência no OOH; de deslocamentos urbanos; de soluções pioneiras, como o uso de sensores para coleta e processamento de dados em tempo real; da diferenciação entre métricas tradicionais e novas abordagens para mensuração de impacto e efetividade; e de três metodologias globalmente adotadas pelos mercados mais desenvolvidos em métricas ao redor do mundo”, comentou Marco Frade, Diretor-Executivo do MapaOOH.

O documento conta com o apoio da ABOOH – Associação Brasileira Mídia Out Of Home e da Central de Outdoor. Com patrocínio de All Unite, Altermark, Clear Channel, Galeria, GroupLink, HEINEKEN, JCDecaux, NEOOH, RZK Digital e Urbana. Para mais informações acesse o site da ABA e do MapaOOH.