ABAP em Cannes: criatividade brasileira no centro do mundo

Por Redação

27/06/2025 16h58

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Por Mariana Panhoni

2025 foi o ano do Brasil no Festival de Cannes. O país recebeu o inédito título de Creative Country of the Year e teve seu legado celebrado com homenagens a ícones como Washington Olivetto – responsável pelo primeiro Leão de Ouro brasileiro.

Nos últimos dez anos, o Brasil se manteve entre os quatro países mais premiados do festival e, em 2024, alcançou o 2º lugar no ranking global. O número expressivo de cases inscritos, jurados convidados e profissionais presentes consolida a relevância da criatividade brasileira no principal palco da publicidade mundial. Este ano, o Brasil conquistou 107 Leões, incluindo 6 Grand Prix, 1 Titanium Lion, 18 Ouros, 35 Pratas e 47 Bronzes – uma marca histórica.

Mais do que prestígio, esse reconhecimento é reflexo de um setor em constante transformação, que traduz cultura, inovação e estratégia em ideias capazes de atravessar fronteiras e gerar impacto real.

Neste ano, a ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário marcou presença institucional no festival pela primeira vez, em parceria com a Globo e com o patrocínio de agências associadas.

Em um ano tão simbólico, em que celebra 75 anos de atuação, a ABAP apresentou, também em Cannes, a sua campanha comemorativa – uma homenagem à criatividade brasileira por meio de slogans históricos que marcaram gerações e continuam vivos no imaginário coletivo. Com o conceito “Sim, dá pra contar a história da propaganda só com propaganda”, a campanha revisita bordões icônicos como “Tem coisas que o dinheiro não compra”, “Desce redondo”, “Desperte o tigre em você” e tantos outros que atravessaram décadas e ajudaram a moldar a cultura do país. A veiculação da campanha em TV, rádio, digital, OOH e redes sociais, com apoio de veículos e agências parceiras em todo o Brasil, é uma forma de homenagear a diversidade do nosso ecossistema. 

A participação da ABAP em Cannes, em um ano que o Brasil é homenageado, e a campanha de 75 anos se conectam em um mesmo propósito: reforçar o papel da publicidade como potência cultural, econômica e estratégica — e destacar a atuação da ABAP como catalisadora de diálogo, articulação e valorização do setor.

O Brasil cria. E a ABAP caminha junto, para que essa criatividade siga sendo motor de transformação. 

Colaborativa
A ABAP agora é o Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário, que tem a missão de apoiar a construção do presente e do futuro das empresas de comunicação e publicidade. Nessa coluna colaborativa, aqui no Nosso Meio, vamos compartilhar conteúdos inspiradores que impulsionam a publicidade brasileira e fortalecem a indústria criativa.