Preferências, gostos e tendências estão em constantes mudanças no mercado. Produtos e consumidores também. Para isso serve o reposicionamento de marca, estratégia de marketing também conhecida como “rebranding”, que ajuda empresas a acompanharem as mudanças do mercado sem perder sua essência, missão e valores.
O reposicionamento possibilita que as marcas se atualizem a cada mudança. Mais do que isso, ele muda a imagem que os consumidores têm das empresas, produtos e serviços. Por isso engloba muito mais que a simples repaginação da identidade visual de uma empresa, abrangendo também a forma como a marca quer se posicionar no mercado.
Mudar uma marca ou redesenhar nunca é fácil, e exige uma série de estudos e análises. Posicionamento da empresa, mercado onde atua, clientes que atende, propósito da empresa, história e o que pretende do futuro. Segundo Bosco Couto, sócio diretor da agência Being Marketing que é a responsável pelo rebrading da empresa ABC Distribuidora, a marca é um atalho mental e contém toda a alma da empresa em uma só representação.
“Faço consultoria para a ABC há mais de um ano e vimos a necessidade junto com a diretoria da empresa de evoluir, de mudar. Com esta decisão tomada, a Being Marketing, minha empresa, foi escolhida para redesenhar a marca da ABC Distribuidora.”
Segundo Bosco, a história da reconstrução da identidade da marca surgiu a partir do desejo da empresa “ABC” em estar inserida no contexto atual do marketing, que continuamente vive mudando e que traz cada vez mais velocidade, interatividade, visibilidade e conexões. E que através dessas constantes mudanças, a atualização na comunicação da empresa foi necessária, para que a marca pudesse representar a sua essência e o seu crescimento, a partir de uma identidade nova, que trouxesse modernidade, alegria e que comunicasse a sua evolução.
“Queremos transmitir a evolução da ABC, preservando suas essência, suas raízes e sua história, mas ressaltando o seu compromisso com o futuro e com o mundo em sua transformação contínua. Queremos evidenciar que estamos crescendo, modernizando e inovando, construindo uma marca atual, forte e experiente. Para simbolizar esta evolução redesenhamos sua identidade, uma nova marca que represente e comunique o propósito e posicionamento de ser ágil, moderno, alegre e próximo.”
Elias Hissa, sócio diretor e consultor de marketing/comunicação da Being, conta que participou ativamente do processo de mudança da marca e que viu de perto a construção desse processo. Além disso, ele menciona que desde o princípio foram estudados todos os aspectos da identidade da marca, e consequentemente analisada a necessidade de produzir essa evolução e atualização para as novidades que viriam pela frente.
“Nosso desafio então foi pegar toda a modernidade que a marca já tinha como negócio e traduzir isso na identidade dela. Fizemos um trabalho de preservação e modernização da marca. Deixamos ela mais fluída, mais orgânica para que trouxesse esse tom de modernidade. E aí acrescentamos cores novas, para traduzir a alegria e a jovialidade da marca. Além disso, colocamos um símbolo que representasse o progresso, o avanço, a agilidade que a marca já tinha como negócio.”
Elias comenta sobre a representação antiga da marca, e como ela ficou depois do rebranding. Ele conta que antigamente poderíamos perceber uma identidade bem mais robusta, com fontes mais grossas. “Agora podemos perceber uma marca mais fluida, mais moderna, mais redonda, e principalmente colorida. A gente tá vendo a jovialidade, mantemos o azul como uma cor prioritária da marca, porque isso a gente não pode perder, mas a gente adicionou a nossa paleta de cores pra ampliar essa jovialidade que a marca precisaria trazer como novidade para o mercado.”
Sobre a ABC Distribuidora
Fundada em 1962, a ABC Distribuidora conquistou reconhecimento por meio da excelência. Considerada a maior distribuidora do segmento do Nordeste, a ABC tem sua matriz no Ceará e filiais do Nordeste ao Sudeste.
A empresa, nascida no estado do Ceará, tem orgulho de representar no Nordeste a mais ampla variedade de papéis e produtos gráficos, produtos para comunicação visual e para a indústria têxtil, tendo em seu portfólio as principais marcas do Brasil e do mundo.
Confira vídeo institucional:
Confira também a Coluna Nosso Café com Marketing, com curadoria de conteúdo por Bosco Couto, consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing.