Mercado

Abracadabra completa 15 anos de atuação no mercado e promete continuar transformando marcas e negócios

Por Redação

20/01/2023 14h52

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Abracadabra Design foi fundada em 2008 por Allyson dos Reis e Monike Oliveira e segue com seu propósito de transformar a história de empresas e pessoas através de um pensamento humano, estratégico e criativo

 

 

Assim como o nome já diz, a Abracadabra Design nasceu com o objetivo de transformar. Em 2008, Allyson dos Reis e Monike Oliveira uniram propósitos de utilizar o design para transformar marcas e negócios. Em uma passe de mágica surgiu a Abracadabra Design, uma empresa que ajuda a construir marcas, produtos e serviços surpreendentes, apaixonantes e lucrativos. Em 15 anos de história, o estúdio trabalhou com empresas como Sebrae, Pardal Sorvetes e Empório Brownie e recebeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais.

 

“Quando eu e minha sócia, também designer, resolvemos colocar em prática tudo o que havíamos aprendido em nossos primeiros anos de mercado, nossa ideia do que queríamos era bem clara. Queríamos ajudar a transformar marcas e negócios através de um design, ao mesmo tempo, estratégico e criativo. Depois de 15 anos, ainda acreditamos nesse poder de transformação do Design. Nosso próprio nome vem dessa ideia de transformação. Abracadabra é uma palavra antiga, usada para abrir portas e curar males. E no imaginário coletivo atual é a palavra que usamos para transformar coisas. No final das contas é o que temos feito ao longo de todos esses anos. Transformar”, conta Allyson, co-fundador e diretor de criação da Abracadabra.

 

Quanta história para contar. A atuação da Abracadabra está relacionada a marcas que desejam uma repaginação, mas sem perder o seu lugar na mente dos consumidores. Mas, como o design pode fazer isso? A Abracadabra conta história por meio da arte entendendo a princípio a origem e a identidade daquela marca. Em entrevista para o Nosso Meio, Allyson conta que o diferente está justamente no ‘olhar para si’ e conhecer a história de cada negócio. Ao fazer uma retrospectiva dos trabalhos desenvolvidos ao longo desses 15 anos, Allyson lembra de três marcas que fazem parte da Abracadabra Design.

 

“Nossos primeiros anos foram marcados por uma profunda parceria com o SEBRAE, ajudando a introduzir a temática do Branding e do design entre as pequenas empresas. Esses anos foram importantes para testar e amadurecer metodologias que consolidaram o diferencial da Abracadabra. Temos um profundo carinho pelo universo dos pequenos negócios. São negócios cheios de energia e de sonhos. O projeto de branding e design para a marca Pardal Sorvetes, foi sem dúvida, o nosso projeto de maior repercussão local. Ajudamos a consolidar a marca como uma “love brand” regional, jogando luz sobre sua bonita história e reforçando através do design gráfico e do design de embalagens a qualidade de seus produtos”, conta.

 

 

 

Vou escolher um outro projeto, entre muitos ao longo desses 15 anos, para representar a força dos negócios com alma. O projeto do café “Atelier 1913” é a síntese disso. História, família, gastronomia, dedicação, visão de futuro, tudo isso ganhou vida através do bom design. Toda a bonita história está ali no nome, na identidade visual, na embalagem. É um projeto que nos emociona”, recorda Allyson.

 

Atelier 1913 on Behance

 

Passamos o tempo inteiro olhando para nós mesmos e nos reinventando, sem nunca perder a alma. Esse é o segredo da nossa longevidade. E nossa alma é feita do novo e do mundo, mas é feita de olhar para onde estamos, para a nossa riqueza local. E é feita da certeza de que no fim do dia, somos pessoas fazendo design para e com outras pessoas. Nossa “magia” está na humanidade contida no nosso trabalho”, compartilha Alysson.

 

E é por valorizar histórias, que a Abracadabra continuou entregando projetos de qualidade. Com o time  engajado e envolvido com as marcas, a Abracadabra valoriza as experimentações em processos criativos. Allyson explica como é conhecer a origem das marcas na prática.

 

“Requer dedicação de um time inteiro, comprometido com uma visão criativa clara. Nosso processo criativo cuidadoso, participativo, cheio de trocas e experimentações, favorece a qualidade das entregas. Converso hoje com designers que já passaram pelo nosso time, e ouço deles sobre a saudade que tem do nosso processo criativo diário. O casamento entre lógica e mágica, razão e emoção, trabalho e diversão, vão sempre estar presentes no espírito do time da Abracadabra“, descreve.

 

Para os próximos, a Abracadabra pretende aplicar a sabedoria que acumulou nesses 15 anos de existência e se consolidar como “agência boutique”.

 

“Queremos consolidar o nosso posicionamento como “agência boutique”. Poucos projetos, feitos com dedicação quase artesanal, com cuidado e proximidade com nossos clientes.A Abracadabra acumulou a sabedoria de 15 anos de mercado, ajudou a transformar e gerar retorno financeiro a centenas de marcas, mas nunca quer perder seu espírito criativo, que só as crianças tem. A Abracadabra fala de negócios e números com a mesma propriedade que se emociona e cria com as mãos. Seguiremos firmes, ‘mas sem perder a ternura jamais'”, finaliza Allyson dos Reis.

 

Confira também:

Allyson dos Reis esteve presente como palestrante no Dragão Fashion 2022 e participou de uma bate-papo enriquecedor sobre o papel do design, Conversamos sobre o seu papel como Presidente da Associação Ceará Design  e sobre os aspectos da criação dentro da sua agencia. Confira.