A nova identidade visual é assinado pela agência paulista Le Pera e traz a marca em uma roupagem mais disruptiva, conectada, curiosa e humana
Com seus 58 anos de história, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) apresentou sua nova logomarca durante a 50ª edição do CONARH, realizada este ano. Essa nova identidade marca a evolução da maior comunidade de recursos humanos do Brasil e foi desenvolvida pela agência Le Pera.
O rebranding tem como objetivo fortalecer a conexão da ABRH com seus associados e o mercado. “Ser humano é ser feito de recomeços, trocas e aprendizados. Por isso, mudamos para nos conectar ainda mais com você”, afirma a ABRH-Brasil em um vídeo institucional.
Fundada em 1965 como Abape (Associação Brasileira de Administração de Pessoal), a entidade já passou por diversas fases. Em 1967, adotou a denominação ABRH Nacional, apresentando um logotipo inspirado na obra “Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci, que simbolizava o ser humano como o centro das atenções e protagonista de realizações. Em 2015, a associação se transformou em ABRH-Brasil, adotando uma nova identidade visual com uma bússola estilizada e uma figura humana, que expressavam “o ser humano orientado para uma gestão de pessoas avançada, por meio da criação colaborativa”. Com a nova identidade de 2024, a ABRH se posiciona como uma entidade “disruptiva, conectada, curiosa e humana”.
O novo visual da logomarca da ABRH traz a expressão “Conectar, Inspirar”, refletindo o compromisso contínuo da associação com o desenvolvimento da área de Gestão de Pessoas no Brasil. A ABRH-CE e outras seccionais também adotaram a nova logomarca, reforçando a unidade da organização. O design foi criado por Fabio Moro, diretor de criação e design responsável pela mudança, em parceria com Marcos Le Pera, brand maker da agência.
“Implantamos a metodologia da Le Pera no rebranding da ABRH, envolvendo toda a diretoria e alguns níveis gerenciais na definição de valores, atributos e posicionamento da nova marca. O resultado foi um design mais moderno, integrativo e orgânico, que faz jus à ABRH Nacional”, explica Marcos.
Janete Bezerra, presidente da ABRH-CE, enfatiza que os novos pilares da identidade refletem o compromisso da associação com as mudanças no mercado de trabalho e a necessidade de atualização constante frente aos desafios atuais.
“Usaremos pela primeira vez a nova identidade visual no CearáRH, o maior Congresso de Recursos Humanos do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Estamos animados para apresentar essa mudança, que comprova nosso compromisso em nos manter sempre atualizados. Queremos inspirar de forma inovadora o mercado e promover o desenvolvimento e a profissionalização da área”, destaca.
É importante lembrar que o CearáRH ocorre entre os dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. Organizado pela ABRH/CE, a 11ª edição do evento reunirá grandes referências dos setores empresariais, representantes de classe e líderes do estado para debater temas que moldam o futuro do mercado de trabalho.