Mais de 2 mil colaboradores se reuniram no Centro de Eventos do Ceará para entender sobre o conceito de lifelong learning aplicado ao trabalho
A Rede Uniforça, a maior associação supermercadista cearense, promoveu um dia de programação para quase 2 mil colaboradores na quarta-feira (20), no Centro de Eventos do Ceará. O motivo da celebração foi lançamento da Academia Uniforça, projeto de educação continuada que visa estimular a promoção de conhecimento e troca de experiência do time. O dia foi repleto de atividades e palestras, sendo finalizado com a participação do professor e historiador Leandro Karnal, que trouxe o tema “A educação como um motivador de transformação da vida” para encerrar a programação.
Cursos de educação continuada, profissionalizante e ensino superior serão contemplados na proposta da Academia Uniforça. “A missão é facilitar a capacitação profissional aos mais de 6.600 colaboradores que integram hoje a nossa rede supermercadista. Tornou-se uma demanda fundamental para nosso público interno. Assim, desejamos oferecer educação em vários níveis para que toda a rede opere com mais eficiência, produtividade e gere melhores resultados”, explica o presidente da Rede Uniforça, Nidovando Pinheiro.
“Tudo começou há 5 anos, com um sonho da diretoria da Rede Uniforça, de criar um programa de capacitação para os colaboradores com o objetivo de incentivá-los a investir na própria educação. Entendemos que só o conhecimento transforma e impulsiona vidas. Eu me integrei ao time exatamente nesse momento de executar o projeto e estou feliz com o desafio”, conta o novo gerente de Marketing da Rede Uniforça, Elton Gonçalves.
Com raízes genuinamente cearense, a rede Uniforça conta com 32 associados, em 81 lojas espalhadas por todo Estado do Ceará, somando mais de 6.600 colaboradores. E para marcar o lançamento desse momento histórico, o professor e historiador Leandro Karnal veio a Fortaleza com uma palestra motivadora sobre mudança de mentalidade, novas habilidades, contexto externo econômico e social e claro, muitas reflexões sobre propósito e trabalho. Para isso, apresentou o conceito de lifelong learning, termo inglês que, em tradução livre, significa “aprendizado ao longo da vida”. Trata-se de um conceito que preconiza a educação contínua. Ou seja, sustenta a ideia de que os estudos devem ser permanentes, e não apenas durante um curto período da vida.
“Historicamente, a humanidade está tendo muito tempo a mais de vida. Por isso, cada vez mais é necessário tomar decisões estratégicas para viver melhor e com mais qualidade. Como? Reconhecendo nossos valores, administrando a vida como um processo. Tudo é passível de mudança, tudo muda, inclusive os contextos e nós mesmos. Por isso se você não entendeu que deve melhorar suas capacidades, desenvolver habilidades e estar aberto para coisas novas, você vai ficar para trás nesse mundo cada vez mais competitivo”, enfatiza Leandro Karnal.
Supplay chain, Marketing, Liderança Humanizada e alta performance foram alguns dos temas das demais palestras que integraram a programação. Eduardo Gomes de Matos, chairman da Gomes de Matos Consultoria, ainda compartilhou sua análise sobre novos modelos de negócios e tecnologias para as empresas sobreviverem nesta nova economia.
APOIADORES
Grupo 3Corações, Astro, Doce Mel, Gráfica Êxito, Hapvida, IBH, M. Dias Branco (Piraquê), Naturágua, Nossa Fruta, Odontoart, Pannemix, Perboni, Precioso, RBS, Sabor Sertanejo, Seara, SL Tributos e Tijuca Alimentos.