Mercado

ACERT lança projeto Rádio G21, com cursos de capacitações para os colaboradores de emissoras cearenses

Por Redação

02/08/2023 11h35

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Com a parceria do Sebrae e do Senac o Projeto objetiva a modernização das empresas de radiodifusão, deixando o Rádio mais atraente para seus ouvintes e anunciantes.

A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão – Acert, lançou na última quinta-feira (27), em evento realizado no auditório Walter Nogueira, do BS Design, em Fortaleza, o Projeto Rádio G21. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, serão ofertados cursos de capacitações para os profissionais das pequenas e médias rádios cearenses.

Durante o evento, que contou com as presenças de representantes de emissoras de rádio do interior do estado e da capital, Afro Lourenço, presidente da Acert, discursou sobre a relevância que o rádio continua tendo na vida das pessoas, ressaltando a importância do veículo se modernizar com as novas tecnologias digitais e as novas tendências da comunicação, se tornando mais atraente para anunciantes.

Afro e Miguel Dias – Créditos Fernando Rocha

“Pensamos o Rádio G21 para que as emissoras de pequeno e médio porte avancem e obtenham mais conhecimento sobre as novas tecnologias digitais e gestão empresarial, que serão usados tanto no setor de comunicação, quanto no setor comercial, para captar anunciantes. Para isso, o apoio do Senac e Sebrae é fundamental. Quanto mais competitiva uma empresa for, mais ela tende a ganhar espaço e novos anunciantes”, afirmou Afro.

Para Silvio Moreira, gerente de ações do Sebrae, os empresários do segmento precisam estar cada vez mais atentos para fazer uma boa gestão de seus negócios.

“A radiodifusão está passando por grandes transformações no mundo todo. O rádio ainda tem papel fundamental na sociedade e é preciso se preocupar com a gestão desses empreendimentos, para que essas empresas se tornem sustentáveis e competitivas”, explicou Silvio.

Pastor Oliveira, Possidônio Soares, Afro Lourenço, Carmen Lúcia e Marcus Tardin

No evento, Leonan Torres, Gerente Comercial Nordeste do KANTAR IBOPE Media, falou sobre a recente pesquisa realizada pela empresa, que apontou que Fortaleza e sua região metropolitana é uma das capitais brasileiras cujos habitantes mais escutam rádio, com 82% da população escutando rádio por mais de quatro horas diariamente. No Brasil, 78% dos moradores das 13 regiões metropolitanas escutam rádio.

SemInário

A Acert realizará, na segunda quinzena do mês de agosto, um seminário no auditório da Assembleia Legislativa do Ceará, que marcará o início das ações do Projeto Rádio G21. No seminário, prestigiados palestrantes abordarão os temas mais relevantes para a construção da nova cultura da radiodifusão cearense e serão detalhadas as ações do Sebrae e do Senac. As aulas dos cursos de aprimoramento profissional acontecerão nas sedes dos escritórios regionais do Sebrae e do Senac e nas suas sedes em Fortaleza; todos exclusivos para as emissoras afiliadas da ACERT.

Visitas ao interior

Durante todo o mês de junho e julho, o presidente da Acert, Afro Lourenço, realizou encontros com radiodifusores de diversas regiões do interior do Ceará para promover o Projeto Rádio G21, além de ter um momento para ouvir as demandas dos associados e, ao mesmo tempo, compartilhar as informações sobre as ações da Acert em apoio às empresas de radiodifusão interioranas. Ao todo, foram seis encontros, nas cidades de Juazeiro do Norte, Tianguá, Sobral, Quixadá, Iguatú e Crateús.