Influência

Acesso Comunicação é premiada em três categorias nacionais do Brasil Design Award (BDA 2022) por campanha para os 45 anos da São Geraldo

Por Redação

06/12/2022 15h07

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

A história de 45 anos da tradicional marca cearense São Geraldo, nascida em Juazeiro do Norte, no Cariri, ganhou visibilidade nacional por meio da campanha publicitária criada e assinada pela agência cearense Acesso Comunicação e que foi vencedora em três categorias do Brasil Design Awards (BDA 2022), considerado a maior premiação de design do país e entregue pela ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design.

 

O anúncio da premiação foi feito na noite desta segunda-feira (5), em São Paulo (SP), durante a solenidade de entrega do BDA 2022. Os diretores da Acesso, Rodne Torres e Luciana Junqueira, estiveram presentes à cerimônia, quando receberam as medalhas.

 

 

Com um histórico de campanhas de sucesso e premiações no setor, a Acesso Comunicação venceu o BDA 2022 nas categorias Design Gráfico, Cartazes e Material Promocional para Ponto de Venda. Com o título “O Sabor da Nossa História”, a campanha destaca ao longo das peças o forte vínculo afetivo do refrigerante de caju São Geraldo com seu público e as fortes conexões emocionais com a cultura nordestina.

 

Ana Celina Bueno

“Sermos ganhadores de um prêmio dessa relevância é muito importante para a Acesso, porque atesta o talento criativo de todos os nossos profissionais, dirigidos pelo Rodne, e também porque reforça o quanto o planejamento profundo nos ajuda a ser assertivos na criação. Mas credito como mais importante o fato de se colocar os holofotes no mercado local cearense, uma vez que fomos premiados com trabalhos desenvolvidos para uma marca absolutamente regional, que nasceu em Juazeiro do Norte, ganhou o Ceará, entrou em Pernambuco e continua na sua trajetória de crescimento. Isso demonstra o profissionalismo da publicidade feita no Ceará e a evolução das marcas locais”, celebra Ana Celina Bueno, diretora da Acesso Comunicação.

 

 

Tiago Caldas

“Estamos muito felizes com o resultado desse trabalho em conjunto com a Acesso Comunicação. Estivemos concorrendo com grandes marcas e projetos nacionais, e conseguimos o bronze em três categorias do maior prêmio de design do Brasil. Foi um trabalho em que passamos bastante tempo correndo atrás das histórias, tentando dar mais visibilidade aos 45 anos da marca e, depois de um ano do projeto, ainda estamos colhendo bons frutos”, afirma Tiago Caldas , Coordenador de marketing da São Geraldo. 

 

 

Conexão sentimental

Nos filmes criados pela Acesso Comunicação para a campanha “O Sabor da Nossa História”, fatos curiosos da São Geraldo são contados por personagens que fizeram parte deles, revelando uma relação próxima da marca com o povo da cidade de origem da empresa. São causos, personagens, festas, tradições e manifestações populares absolutamente conectadas com a essência da marca São Geraldo.

 

Esses sentimentos são reforçados pela identidade visual desenvolvida, com direito a um rótulo especial para as garrafas do refrigerante e um selo comemorativo dos 45 anos da marca, que apresenta as cores, os traços e o jeito de ser tipicamente nordestino. Frases como “Tem gente que transforma caju em tudo: suco, doce, castanha. A gente transforma em história.” ampliam a relação sentimental de orgulho que fez da São Geraldo uma “lovemark”, possibilitando a ampliação do market share e atingindo não somente públicos de outras regiões, mas também uma nova geração de consumidores.

 

“Somos uma agência que tem o planejamento como valor essencial e como mola mestra para o sucesso do que fazemos para os nossos clientes. Temos paixão por pensar e tesão por fazer, mas desde que isso se baseie em metodologia, em processos, que vão se unir à criatividade. Assim sabemos que estamos oferecendo algo diferenciado. E as premiações acabam sendo um resultado e um reconhecimento a isso, onde ganhamos nós, da agência, mas saem vencedores também nossos clientes”, reforça Ana Celina.

 

 

Premiação Brasil Design Award

O Brasil Design Award é realizado desde 2009 pela ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design. Considerada a maior premiação de design do país, tem o objetivo de reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. A iniciativa já contou com mais de 20 mil participantes, premiando mais de 2.500 projetos e movimentando mais de 40.000 pessoas em suas cerimônias. Em 2019 tornou-se o prêmio com mais abrangência do Brasil e em 2020 se consagrou como o maior prêmio de designer do país.

 

Confira também a entrevista exclusiva com Ana Celina Bueno: