Adeus ano velho, feliz ano novo: o que o mercado publicitário reserva para 2025

Por Redação

19/12/2024 18h25

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Jansen Araújo, Eduardo Callegary e Raquel Batista apontam quais são as principais tendências e novidades para o ano que se aproxima

O mercado brasileiro de publicidade experimenta um crescimento acelerado nos últimos anos. Dados recentes do Conselho Executivo de Normas-padrão (CENP) apontam que o segmento out of home (OOH) aumentou 35% em relação ao mesmo período de 2023, enquanto os investimentos chegaram ao percentual de 64%.

Em relação às agências publicitárias, a edição mais recente da pesquisa VanPro, realizada pelo ecossistema Sinapro/Fenapro, apontou que 45% das agências registraram crescimento em suas receitas nos primeiros seis meses de 2024 em comparação com 2023. Desses 45%, 23% afirmaram ter crescido entre 10% e 30%; já 12% ampliaram as receitas acima dos 30%.

Nesse contexto, novas tendências surgem, fazendo as empresas de mídia OOH, agências de publicidade e produtoras audiovisuais adotarem novas estratégias para se destacar no mercado. O CEO da Compasso Mídia Exterior, Jansen Araújo, aponta que o uso de dados e a sustentabilidade serão decisivos para o ano que se aproxima.

“No mercado OOH, a principal tendência é o uso de dados e análises para mapear públicos e fluxos para medir a efetividade dos anúncios. Sustentabilidade também virá em alta com o uso de materiais reciclados e cuidados com o ecossistema das placas e anúncios hiperlocalizados (adaptados ao contexto do local e do momento)”, explica.

Em concordância com Jansen, o CEO da Callegary Studios, Eduardo Callegary, e a CEO da Octo Brand, Raquel Batista, apontaram que o uso de inteligência artificial também impactará significativamente o mercado publicitário em 2025.

“2024 consolidou o uso da inteligência artificial generativa no marketing. Em 2025, teremos que trabalhar o fortalecimento de estratégias hiperpersonalizadas. Além disso, as marcas precisarão reforçar sua presença em nichos, com conteúdo autêntico e focado em comunidades. A humanização das interações digitais será um grande diferencial, especialmente no atendimento ao cliente e na criação de conteúdos empáticos e relevantes”, afirma Raquel.

“Não podemos ignorar o impacto crescente da Inteligência Artificial nesse contexto, que tem sido uma ferramenta poderosa para quem sabe utilizá-la estrategicamente. A evolução da IA ​​promete continuar facilitando processos e abrindo novos caminhos no mercado”, acrescenta Eduardo.

Ter um planejamento é fundamental para todo e qualquer projeto. Entretanto, novas oportunidades podem surgir ao longo do caminho e mudar completamente o que se havia proposto. Os especialistas apontam que, quando esse tipo de situação surge, a flexibilidade é a melhor ferramenta para garantir um caminho seguro, sem abrir mão da espontaneidade.

“Acredito que o planejamento deve ser um guia, uma espinha dorsal. Mas sempre com espaços para encaixes. A habilidade de reorganizar a rota rapidamente também se faz necessário na construção e execução do planejamento. O uso de dashboards aparece como uma excelente ferramenta para acompanhar e detectar rapidamente as mudanças e as tendências. A antecipação e a desenvoltura são chaves essenciais. E por fim, a colaboração com o cliente, a formação de uma ‘mente mestra’ entre veículos, clientes e agências é fundamental para um 2025 de sucesso”, aponta Jansen.

“Crie um plano estratégico dividido em duas frentes: tendências previsíveis e oportunidades emergentes. Use dados e estudos para embasar o panorama inicial, destacando ações que aproveitem as tendências já mapeadas. Para as oportunidades espontâneas, é essencial reforçar a importância de flexibilidade e agilidade. Um monitoramento ativo das redes, análise de dados em tempo real e reuniões de checkpoints frequentes garantem que a estratégia possa ser ajustada para potencializar oportunidades com rapidez e precisão. A mensagem central ao cliente deve ser: planejamento estruturado com espaço para inovação espontânea”, acrescenta Raquel.

“Crie estratégias que realmente gerem resultados. Sabemos que as tendências são indispensáveis, mas é fundamental usá-las com cautela e atenção, garantindo que estejam alinhadas com os objetivos do cliente e o perfil do público. O objetivo é adaptar cada ação de forma estratégica, maximizando o impacto e trazendo resultados consistentes”, finaliza Eduardo.

Planos para 2025

Os CEOs também compartilharam um pouco sobre as suas expectativas para o ano que se aproxima e revelaram um pouco do que planejaram para suas respectivas empresas.

“Para o próximo ano, a Compasso Mídia Exterior se prepara através dos seguintes pilares fundamentais: estratégia, inovação e relacionamento. A ideia é elencar parceiros e clientes com grande potencial de resultado e com mensagens e campanhas com diferencial relevante para o mercado. Com esses clientes, agregamos valor em suas campanhas e planejamento, antecipando demandas e tendências. Em inovação, a ideia é investir em sustentabilidade, projetos especiais e interativos. Visamos também o crescimento do Compasso Conecta e investir em um time de CS”, afirma Jansen.

“2024 foi um ano de avanços significativos, mas 2025 promete ser ainda mais dinâmico. Nosso planejamento já está combinando consistência e flexibilidade. É essencial revisar as metas estratégicas, alinhar a equipe e fortalecer processos internos, sempre com foco em produtividade, organização e eficiência”, declara Raquel.

“Para 2025, nosso foco será ampliar ainda mais a modalidade de estúdio móvel, que oferece comodidade aos clientes. Planejamos expandir as transmissões de podcasts e avançar ainda mais nas coberturas de eventos ao vivo, incluindo serviços de transmissão e tradução simultânea de idiomas”, pontua Eduardo.

Colaborativa
A coluna ACADi em Foco surge como um espaço para que as agências pertencentes a Associação Cearense de Agentes Digitais tenham a oportunidade de discutir sobre temas que cercam a digitalização do marketing. Continuando seu propósito de construir uma legítima cultura digital no Ceará, a ACADi se une ao Nosso Meio e inaugura esse ambiente de troca.